A LEPRA DE NAAMÃ E A LEPRA DE GEAZI




- Em (2 Reis 5) temos o registro de uma história a respeito da cura da lepra de Naamã, que era comandante do exército do rei da Síria, pelo profeta Eliseu. Naamã, seguindo a ordem de Eliseu, lavou-se sete vezes no rio Jordão onde ficou completamente limpo da sua enfermidade (vers.14).

- Muito bem. Depois de ter sido curado, Naamã insistiu com Eliseu para que ele aceitasse um presente em troca da sua cura. Contudo, Eliseu recusou o presente (vers.15-16).
- Então, após Naamã ter-se afastado da presença de Eliseu, Geazi, que era o “moço de Eliseu”, ou seja, ele era “um ajudante do profeta”, movido pela ganância e pela cobiça, correu atrás de Naamã a fim de receber algum dinheiro, uma vez que Eliseu não quis (vers. 20 – 24).
- Segundo o texto bíblico, Naamã deu, então, a Geazi dois talentos de prata e duas vestes festivais e, este, foi e levou para sua casa. 
- Muito bem. Pouco tempo depois deste fato, o profeta Eliseu perguntou a Geazi: “DONDE VENS, GEAZI ?” Ele respondeu: “Teu servo não foi a parte alguma” (vers.25) .
- Todavia, Eliseu disse a Geazi: “Porventura, não fui contigo em espírito quando aquele homem voltou do seu carro, a encontrar-te?” (vers.26). “Portanto, a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então, saiu de diante dele leproso, branco como a neve” (vers. 27).
- Muito bem. A lição que aprendemos desta história é que, na verdade, A LEPRA ESTÁ NO CORAÇÃO DO HOMEM, aguardando a ocasião para se manifestar. 
Outra lição importante é que NÃO DEVEMOS SERVIR AO SENHOR POR AVAREZA OU VISANDO QUALQUER BENEFÍCIO PRÓPRIO. 
- NÃO PODEMOS SERVIR A DEUS ALMEJANDO O RESPEITO DAS PESSOAS, ou PARA OBTER QUALQUER VANTAGEM, e até mesmo visando GANHO PESSOAL. 
- Na verdade, nosso coração deve estar limpo quando servimos ao Senhor. Devemos cuidar para que o mal que está potencialmente no nosso interior não venha a se manifestar, como aconteceu com Geazi. 
- A verdade é que Geazi não sabia que ele também era leproso, como Naamã. Geazi também precisava ser purificado no Rio Jordão por sete vezes. 
- Conclusão: Quando Geazi encontrou-se com o profeta Eliseu, este lhe perguntou: “DONDE VENS, GEAZI?” 
- Essa pergunta deve ter soado muito forte dentro do coração de Geazi. Por que será, então, que Eliseu fez esta pergunta a Geazi, se ele já sabia do que tinha acontecido ?
- Devemos dar graças a Deus por esta pergunta: “DONDE VENS, GEAZI ?”, pois ela foi uma oportunidade para que Geazi caísse em si e se arrependesse. 
- Imagine se ao deparar-se com Eliseu, Geazi recebesse automaticamente a punição da lepra! Ele não teria qualquer chance de arrependimento. 
- Mas Deus é misericordioso apesar de constantemente errarmos. Graças a Deus que Ele nos dá uma oportunidade de arrependimento!


GRAÇAS A DEUS POR SUA MISERICÓRDIA PARA CONOSCO!


Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –
14 de junho 2013


NOSSO MINISTÉRIO

É APOIAR 

O SEU MINISTÉRIO !