A Origem Da Palavra “Graça”



A palavra “graça” já havia sido utilizada nos tempos do Antigo Testamento, porém, só recebeu definição completa, em Jesus Cristo. Esta palavra é muito rica no vocabulário grego. Normalmente era usada nas ruas da Grécia e de Roma, muito antes do Espírito Santo incluí-la no Novo Testamento. 

A palavra grega para “graça” é “charis”.
Essa palavra significa: “algo que delicía ou traz alegria, um favor, algo dado não por merecimento”. A palavra poderia ser usada para descrever um presente de aniversário, ou algo que a pessoa faria pelo seu vizinho ou amigo.

Esta palavra “charis”, exprime-se muito bem num costume dos imperadores romanos: Todos os anos separava-se um dia em que se celebrava a ascenção do imperador ao trono. Nesse dia, ele concedia de seu próprio bolso uma bonificação a seus soldados. Tal bônus nada tinha a ver com o salário normal que eles recebiam; era dádiva do imperador e chamava-se “charis”. Na verdade, os soldados não haviam trabalhado a fim de fazer jus a este abono; este partia do coração generoso do imperador.

Por outro lado também, quando os gregos saudavam-se uns aos outros, usavam a palavra “charis”. Era também muito comum, iniciarem suas cartas com a mesma palavra “charis”. Ela exprimia o desejo de que a vida da outra pessoa se enchesse de boas coisas, de beleza e alegria, enfim, dos favores dos deuses. Da mesma forma, quando os cálices se tocavam nos bares ou numa festa de casamento o brinde comum era: “charis para você!”.

Por expressar o coração de Deus, que nos deu a salvação em Cristo Jesus, “charis” era a palavra perfeita para ser incorporada ao vocabulário do evangelho. Entretanto, esse vocábulo necessitava expandir seu significado para poder descrever como Deus nos dá suas dádivas.

A definição foi alargada, a fim de abranger a idéia não apenas de um favor concedido em retribuição, mas favor não merecido, favor que, na verdade, é o reverso do merecimento. Nós não merecemos as dádivas de Deus, e nada que fizéssemos nos habilitaria a recebê-las em retribuição, porém, Deus no-las concede. E isso é “charis”, ou seja, “graça”.

A palavra “charis” quando usada como saudação ou brinde, era apenas um simples cumprimento, uma saudação alegre destituída do poder de tornar realidade os bons desejos. Contudo, quando trazida para o vocabulário cristão, veio acompanhada do poder de Deus. Pois o Senhor não se limita a desejar-nos boas coisas; mais do que isso, Ele efetivamente opera a salvação em nós.

Por outro lado, os cristãos primitivos prosseguiram com o costume grego de iniciar suas cartas com a saudação “charis”; contudo, acrescentavam a autoridade e o poder “da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.” (2 Coríntios1:2).

Conclusão: A Mensagem da Graça de Deus, nada mais é do que um convite para descansar em Cristo, e receber a dádiva não merecida que Deus nos concedeu que é o Seu Filho. Portanto, não existe nada que o homem possa fazer para ganhar a sua salvação. Trata-se tão somente de “CHARIS DE DEUS”, que só pode ser recebida pela fé!

Na verdade, “GRAÇA”, nada mais é do que o próprio Senhor Jesus Cristo, pois, quando usamos a expressão: “Palavra da Graça”, na verdade, estamos nos referindo diretamente ao SENHOR JESUS CRISTO!

Enfim, JESUS É A GRAÇA!





Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
14 de setembro de 2013

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –




Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL