Qual o Significado Da Cidade De Enoque x Da Arca De Noé



A CIDADE DE ENOQUE “versus”A ARCA DE NOÉ

- (Gênesis 4:16-17) “Retirou-se Caim da presença do Senhor, e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden. E coabitou Caim com a sua mulher; ela concebeu e deu `a luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho”

- Logo após a queda do homem, Caim deixou a presença do Senhor e foi para um lugar chamado Node. “Node” significa “flutuar” ou “peregrinar”. 

- Portanto, sendo peregrino, longe da presença do Senhor, inspirado pelo diabo, Caim edificou uma cidade separada da presença de Deus, colocando o nome de seu filho Enoque.

- Os (capítulos 4 a 6 de Gênesis) revelam que a cidade de Enoque foi o centro da primeira civilização estabelecida pela raça humana caída. 

- Foi uma cidade contrária `a Deus, uma cidade cheia de pecado, uma cidade para tornar célebre o nome do homem. Esta cidade foi o primeiro edifício imitador construído por satanás!

- Foi por esta razão que Deus julgou aquela cidade com o Dilúvio. Contudo, Deus chamou um homem justo desta cidade, que andava com Ele, e o designou para empreender uma edificação em oposição `a cidade falsa de satanás. 

- Este homem era Noé. A ele, ordenou o seguinte: (Gênesis 6:14-16) “Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por for a. Deste modo a farás: de trezentos côvados será o comprimento; de cinquenta, a largura; e a altura, de trinta. Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de alto; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um em baixo, um segundo e um terceiro” 

- Os pormenores da arca construída por Noé são extremamente significativos. A arca era de tábuas de cipreste, calafetada por dentro e por fora com “betume”.

- A palavra “betume”, no hebraico, é a mesma palavra usada para “expiação”! Isto significa, portanto, que toda a arca foi betumada com expiação!

- E, a palavra “Expiação” significa “alguém que paga pela culpa de outrem! …que sofre as consequências pela culpa de alguém…alguém que cumpre pena por outro…

- Todas as dimensões e especificações da arca são plenas de significado. Por exemplo, ela tinha 3 pavimentos. Na verdade, a arca foi o primeiro edifício de Deus!

- A arca, portanto, é um tipo de Cristo, pois nela acham-se as três pessoas da Deidade: o Deus Triuno que está em Cristo. Isto é tipificado pelos 3 pavimentos da arca. 

- Cristo, em sua natureza humana é representado pela madeira. Portanto, a arca tipifica Cristo na natureza humana, amalgamado com o homem!

- Conclusão, logo no princípio das Escrituras observamos um contraste entre o primeiro edifício da raça humana caída, ou seja, a “a Cidade de Enoque” e o primeiro edifício de Deus, ou seja, “a Arca de Noé”

- Contudo, logo após o dilúvio, lemos em (Gênesis 8:20) o seguinte: “Levantou Noé um altar ao Senhor e tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar”.

- Mais adiante, em (Gênesis 9:21,27) lemos que Noé seus filhos habitaram em tendas. Então, após viver em uma arca, sua vida resumiu-se num “altar” e numa “tenda”

- Mais adiante, veremos que o Tabernáculo de Deus consistia também numa “tenda” com um “altar”. 

- Na verdade, a tenda de Noé não foi apenas o lugar de sua habitação, mas foi também o lugar de habitação de Deus! Onde estivesse Noé aí também estava o Senhor! Noé não edificou outra cidade, mas erigiu um altar com uma tenda!



Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
30 de outubro de 2013


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL