Qual o Significado Do “Egito”, Do “Deserto” E Da “Terra Prometida” Para Nós Hoje?



- Na Aliança com Abraão, sabemos que a terra é um elemento indispensável do plano de Deus. Sendo assim, para o cumprimento da promessa feita a Abraão, Deus precisa, não só de um povo, mas também de uma terra.

- No contexto da Aliança com Moisés, precisamos entender o significado de 3 lugares geográficos: “Egito”, “deserto” e a “terra prometida”.

- O Faraó (do Egito) é claramente uma figura de satanás, o príncipe deste mundo, e do sistema deste mundo. E, este reino é contrário a Deus, pois mantém os homens sob a escravidão.

- Portanto, o “Egito” representa o “sistema deste mundo que jaz no malígno”; um sistema corrupto, pervertido e totalmente diabólico.

- Por esta razão, então, foi que Deus levantou Moisés para libertar Seu povo deste sistema, e resgatá-los da escravidão. Então, o Exodo do Egito do povo de Israel com o cordeiro pascal, é uma figura da nossa salvação por Jesus Cristo.


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL







- Muito bem. Para, que Deus possa, então, estabelecer Seu reino e governar Seu povo, é evidente que Ele precisa, em primeiro lugar, tirá-los, de um sistema ou domínio onde estão escravizados.

- Contudo, sabemos que, hoje, isto não é uma questão geográfica, mas é a libertação do domínio do pecado, da morte eterna e de satanás.

- Contudo, é interessante observar que, Deus não permitiu que o povo de Israel fosse diretamente para a Terra Prometida – que representa o Reino de Deus funcionando, inicialmente, aqui neste mundo.

- Antes, Ele os guiou para o “deserto” pois, ali, Ele tinha um propósito muito importante.

- Uma pergunta: Por quê razão o povo de Israel precisou ficar no deserto por tanto tempo, e o que significa este deserto para nós hoje?

- Em primeiro lugar, o propósito do deserto, era para que Deus pudesse “fazer uma aliança com Seu povo”, ou seja, revelar-lhes a Lei no Monte Sinai.

- Em segundo lugar, Deus queria ”provar” ou “testar” o povo para ver se realmente eles seriam fiéis à aliança, ouvindo e obedecendoà Sua voz. Enfim, ali no deserto era um “campo de provas” para saber o que estava no coração de Israel.

- (Deuteronomio 8:1-2) “Cuidareis de cumprir todos os mandamentos que hoje vos ordeno, para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o Senhor prometeu sob juramento a vossos pais. Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. “

- Muito bem. Na verdade, há uma ligação muito estreita entre a Lei, o Deserto e a Terra Prometida. Na realidade, Deus libertou o povo da escravidão do Egito, não para que eles se tornassem livres, sózinhos, independentes mas para que eles pudessem servir a Ele!
- Conforme diz (Levítico 25: 55) “Porque os filhos de Israel me são servos; meus servos são eles, os quais tirei da terra do Egito. Eu sou o Senhor, vosso Deus”.

- Então, para que o povo pudesse entrar na Terra Prometida e permanecer nela, eles precisavam conhecer as condições desta aliança com Deus, ouvir Sua voz e experimentar o Seu governo.

- (Deuteronomio 4:1)”Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes, para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o Senhor, Deus de vossos pais, vos dá”
- (Deuteronomio 6: 1-3) “Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o Senhor, teu Deus, se te ensinassem, para que os cumprisses na terra a que passas para a possuir; para que temas ao Senhor, teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida; e que teus dias sejam prolongados. Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os cumprirdes, para que bem te suceda, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te disse o Senhor, Deus de teus pais”.

- (Deuteronomio 11: 8 - 9) “Guardai, pois, todos os mandamentos que hoje vos ordeno, para que sejais fortes, e entreis, e possuais a terra onde vos dirigis; para que prolongueis os dias na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a vossos pais e à sua descendência, terra que mana leite e mel”.

- Importante: O deserto era o lugar de fazer aliança e de testar esta aliança, para que somente entrassem na Terra Prometida aqueles que estavam dispostos a ouvir e a obedecer a voz de Deus.

- Importante: O povo de Israel tomou conhecimento da Lei e das ordenanças no deserto. Contudo, lá, era impossível “praticar” tudo o que Deus estava falando.

- Na realidade, a prática dos estatutos e dos mandamentos, seria, de fato e de verdade, na Terra Prometida. Portanto, a prova porque passaram no deserto era para saber se eles estavam dispostos a “dar ouvidos” à voz de Deus.

- Aliás, a própria sobrevivência do povo no deserto, dependia de seguir as ordens de Deus e estar sob a Sua proteção. Pois, se eles não ouvissem a voz de Deus lá no deserto, certamente não a ouviriam na Terra Prometida.

- Conclusão: Aprendemos com isto, 2 lições importantes:
- 1) ouvir a voz de Deus e depender Dele é mais importante do que guardar regras, leis ou mandamentos.

- 2) a lição a ser aprendida no deserto é a atitude de dependência de Deus, quebrantamento e humildade.

- Importante: Moisés não entrou na Terra Prometida, embora ele tenha conduzido o povo até à fronteira. Na verdade, ele viu a Terra Prometida, de longe, mas não pôde entrar nela porque ele “representava a Lei”.

- Então, como sabemos, a Lei não pode nos levar à entrar no “descanso da Terra da Promessa”. O que a Lei faz é, tão somente, preparar o povo para entrar na “Terra da graça de Cristo”.

- Na verdade, Josué, sucessor de Moisés, como figura de Cristo, foi quem realmente levou o povo de Israel a entrar na Terra Prometida.

- Ora, o fato de “Guardar o sábado” ,era um sinal, uma prova de que o povo estava sendo fiel à aliança com Deus.

- (Exodo 31: 12-18) “Disse mais o Senhor a Moisés: Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: Certamente guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. Portanto, guardareis o sábado, porque é santo para vós outros; aquele que o profanar morrerá; pois qualquer que nele fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao Senhor; qualquer que no dia de sábado fizer alguma obra morrerá.

“Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações. Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e tomou alento. E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus”.


- A palavra “sábado” significa “descanso”. E, na verdade, a origem do sábado veio da criação quando Deus descansou depois de ter criado todas as coisas, e principalmente depois de ter criado o homem pois, este, poderia representar Deus na Terra exercitando seu poder e autoridade sobre todas as coisas (Genesis 2:1-3)

- Portanto, o significado deste descanso é que Deus fizera tudo, e viu que tudo era muito bom. Pois não havia necessidade de fazer mais nada. Por isso é que Ele descansou, (Ele não ficou cansado literalmente) porque fizera algo perfeito, principalmente por ter criado o homem.

- Em (Hebreus 4: 1-11) podemos ver o significado espiritual do sábado, que, por sua vez, também está ligado com a Terra Prometida, pois ambos falam de um descanso espiritual.

- Vejamos, então, o texto: “Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que alguns de vós tenha falhado. Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como também se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.

Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo...

“...Portanto, resta um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas. Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência”.

- O (vers.3) diz que “entramos no descanso” quando cremos em Deus! E, este descanso, não é apenas guardar um dia por semana, pois este era apenas um “sinal” , uma figura daquilo que viria na Nova Aliança.

- O (vers.9) diz: “...resta um repouso para o povo do Senhor...”

- Uma pergunta: O que significa este “repouso” ?
- Significa, simplesmente, “descansar de nossas próprias obras ou esforços para agradar a Deus”, conforme nos diz o (vers.10) “...Porque aque que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas”.

- De fato, a TERRA PROMETIDA era o LUGAR DE DESCANSO PARA o povo de Israel, pois eles tinham saído do Egito após viverem por 430 anos, e mais 40 anos de lutas e provas no meio do deserto. Portanto, Canaã era a Terra do Descanso.

- Aqui vemos um paradoxo: Dentro da aliança que enfatizava a lei, está um mandamento de não fazer nada!

- Este é o sinal da aliança (guardar o sábado), já prefigurando que o homem não conseguiria obedecer a lei.

- Portanto, se continuarmos nos esforçando para guardar a lei, Deus não poderá fazer nada. Entretanto, se nós descansarmos, Deus operará em nós sua grande salvação.

- Paulo nos diz em (Filipenses 2:13) “...porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade”.

- Na verdade, como lemos a pouco, era um crime de morte, violar o sábado. Sendo assim, se não aceitamos este descanso, estamos invalidando a obra perfeita de Jesus.

- Conclusão: O “sábado” representa, então, a revelação total de Cristo e da Sua obra por nós!





Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
03 de outubro de 2013

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –




Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL