Sacerdote e Levita: Moisés e Josué



MOISÉS

- Veja bem. Dentre todos os homens do Velho Testamento Moisés foi, sem dúvida alguma, quem mais desfrutou de uma intimidade com Deus. 

- Conforme o registro de(Exodo 33:11), “Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo…” 

- Na verdade, embora não levasse o título de sacerdote da nação de Israel, é evidente que ele (Moisés) exerceu este ministério diante do Senhor. 

- Na realidade, Moisés desenvolveu o ministério sacerdotal, de uma maneira muito mais real e eficaz do que o próprio Arão. Pois foi ele quem carregou o peso da nação inteira diante de Deus. 

- Por exemplo, certa ocasião ele esperou 40 dias na presença do Senhor a fim de trazer ao povo a Lei e o modelo de teocracia que seria estabelecido. 

- Em várias ocasiões Moisés intercedeu pelo povo quando a ira de Deus estava para se manifestar. Enfim, de maneira profunda e significativa a vida dele revela o que significa ser um sacerdote aos olhos de Deus.

JOSUÉ

- Josué é a figura de um homem de guerra e de ação. Foi ele quem, de maneira espetacular, dirigiu o povo para dentro da Terra Prometida. 
- Isto é, ele conduziu a nação de Israel à realização de tudo aquilo que Deus prometeu por intermédio de Moisés. 

- Seu ministério era bem diferente do ministério do sacerdote. 
Na verdade , Josué se parecia com os levitas, ou seja, ele estava voltado para o povo, para a edificação e estabelecimento da congregação.

- É interessante notar também, que existia entre Josué e Moisés a mesma relação de dependência que existia entre os levitas e os sacerdotes. 

- Em várias ocasiões, Deus enfatizou que os levitas foram dados aos filhos de Arão e que eles, por sua vez, ministrariam aos sacerdotes estando sujeitos às suas ordens. 

- (Números 8:19) diz: “E os levitas, dados a Arão e a seus filhos, dentre os filhos de Israel, entreguei-os para fazerem o serviço dos filhos de Israel na tenda da congregação, e para fazerem expiação por eles, para que não haja praga entre o povo de Israel, chegando-se os filhos de Israel ao santuário”. 

- Esta era, portanto, a condição dos levitas, para que eles assumissem a responsabilidade do cuidado do Tabernáculo, isto é, estarem juntos dos sacerdotes. 

- Em outras palavras, podemos dizer que o desempenho do ministério dos levitas dependia totalmente da sua posição em relação aos sacerdotes. 

- (Números 3:9) é claro e enfático neste ponto: “Darás, pois, os levitas a Arão e a seus filhos; dentre os filhos de Israel lhes são dados”.

- A mesma relação existia entre Moisés e Josué. De fato, em várias referências Josué é chamado de ministro de Moisés (Êxodo 24:13; 33:11; Josué 1:1). E, em todas as suas ações, Josué dependia do ministério de Moisés. 

- Por exemplo, quando Moisés subiu ao monte Sinai para receber a Lei do Senhor Josué esperava ao pé da montanha. 

- E, enquanto Moisés não trouxesse a palavra do Senhor, Josué não tinha nada mais para fazer. 

- Como podemos perceber, está bem claro que existem dois níveis bem distintos de ministérios: 

- Ou seja, um operava mais diretamente na presença viva de Deus, enquanto que o outro, dependendo do primeiro, operava mais em contato com o povo. 

- Em (Êxodo capítulo 17) temos um exemplo bem mais claro da operação destes ministérios e da relação que existia entre eles. 

- Neste caso, enquanto Josué dirigia a peleja contra Amaleque, que era inimigo de Israel, Moisés permanecia sobre um outeiro com as mãos levantadas. 

- Ou seja, eles agiam em conjunto e dependiam um do outro. Sem Moisés na posição de intercessor diante de Deus, Josué não poderia levar o povo à vitória.

- Por outro lado, sem Josué à frente do povo guiando-o na batalha, a intercessão de Moisés não produziria resultados concretos. 

- Conclusão: O ministério representado pelos sacerdotes tinha a responsabilidade de servir ao Senhor, esperar diante Dele e ouvir a Sua voz. 

- Já, os levitas tinham de ser submissos aos sacerdotes, depender deles, como também guardar, guiar e administrar a congregação do Senhor.



Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
12 de novembro de 2013


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL