Quem Tiver Defeito Não Pode Servir A Deus Adequadamente




- Leiamos (Levítico 21: 16 – 22): 

- “Disse mais o Senhor a Moisés: Fala a Arão, dizendo: NINGUÉM dos teus descendentes, nas suas gerações, EM QUEM HOUVER ALGUM DEFEITO SE CHAGARÁ PARA OFERECER O PÃO DO SEU DEUS. Pois NENHUM HOMEM EM QUEM HOUVER DEFEITO se chegará: COMO HOMEM CEGO, ou COXO, ou de ROSTO MUTILADO, ou DESPROPORCIONADO, ou HOMEM QUE TIVER O PÉ QUEBRADO ou MÃO QUEBRADA, ou CORCOVADO (CARCUNDA) ou ANÃO, ou que TIVER BELIDA (MANCHA ESBRANQUIÇADA NA CÓRNEA) NO OLHO, ou SARNA, ou IMPIGENS (DOENÇA DE PELE), ou que tiver TESTÍCULO QUEBRADO. Nenhum homem da descendência de Arão, o sacerdote, EM QUEM HOUVER ALGUM DEFEITO SE CHEGARÁ PARA OFERECER AS OFERTAS QUEIMADAS AO SENHOR; ELE TEM DEFEITO; NÃO SE CHEGARÁ PARA OFERECER O PÃO DO SEU DEUS. COMERÁ O PÃO DO SEU DEUS, TANTO DO SANTÍSSIMO COMO DO SANTO”. 

- Muito bem. Qualquer estudioso da Bíblia sabe que a razão principal pela qual o Senhor libertou o povo de Israel do Egito, foi para que eles O SERVISSEM no deserto (Exodo 8: 1,20,27).

- Então, tendo feito isso, Deus deu ao povo de Israel o “Tabernáculo de Moisés”, pois, ali eles poderiam servi-lo de maneira mais adequada. 

- Na verdade, esse assunto está muito bem descrito com maiores detalhes no Livro de Levítico. Portanto, este Livro fala sobre três coisas básicas: COMUNHÃO, SERVIÇO e VIVER. 

- Então, aplicando o Livro de Levítico para nós hoje que somos ministros da Nova Aliança, precisamos também desenvolver uma COMUNHÃO com Deus, através de Jesus. E, esta COMUNHÃO nos leva ao nosso SERVIÇO A DEUS. E, esse SERVIÇO se torna o nosso VIVER. 

- Vejam só. Assim como aconteceu com Israel, Deus queria que eles fossem uma nação que SERVISSEM A DEUS como “reis e sacerdotes”. 

- Contudo, por vários motivos que não interessam no momento, nós, a Igreja de Jesus é que fomos feitos, de fato e de verdade, estes “reis” e “sacerdotes”, simplesmente por causa de tudo o que Jesus fez! (Ler 1 Pedro2: 5,9). 

- Portanto, agora, podemos SERVIR A DEUS por causa da nossa COMUNHÃO com Jesus, pois ELE é o motivo principal do nosso VIVER.

- Muito bem. No entanto, no texto acima citado: (Levítico 21) Deus mostra claramente “QUEM PODE SERVIR A DEUS”, e fala também “DAS CONDIÇÕES PARA SERVI-LO”.


- Então, os (vers. 17 a 21) falam das “PESSOAS QUE NÃO PODEM SERVIR A DEUS, PELO FATO DELAS TEREM CERTOS DEFEITOS”. 

- É sobre isso, então, que falaremos agora, aplicando essas palavras à nossa experiência no Novo Testamento. 

- Sendo assim, desejo enfatizar o seguinte: TODOS OS DEFEITOS APRESENTADOS NESTE TEXTO são, na verdade, DEFICIÊNCIAS ESPIRITAIS, e NÃO DEFICIÊNCIAS FÍSICAS!

- Portanto, PARA SERVIRMOS A DEUS ADEQUADAMENTE HOJE, não podemos ter aquelas deficiências espirituais apresentadas no texto. 
Falemos, então, agora sobre cada uma delas:

1ª.) Deficiência: “SER UM HOMEM “CEGO”

- Veja bem. Uma pessoa “CEGA”, espiritualmente falando, é aquele cristão que não tem visão, iluminação e revelação do ministério do Cristo Ressuscitado, isto é, do Cristo Glorificado. 

- Ou seja, esse “cristão cego” conhece apenas o “Jesus da carne”, isto é, o “Jesus que veio para cumprir a Lei de Moisés”. Para ele, seguir mandamentos e rituais da lei é mais importante do que ter revelação espiritual. Aliás, Paulo disse em (2 Cor. 5: 16 b.): 

- “...e, se ANTES conhecemos Cristo segundo a carne, (segundo a Lei) já agora (na Nova Aliança)não o conhecemos deste modo”

- Por isso é que muitos “cristãos cegos” servem a Deus de maneira limitada e de forma ritualística. Eles não SERVEM A DEUS “em espírito e em verdade”. 

2ª) Deficiência: SER UM HOMEM “COXO”

- Então, um homem “COXO” é alguém que tem dificuldade no andar. Pois, enquanto outros avançam e até mesmo correm, o homem coxo fica para trás. 

- Espiritualmente falando, “CRISTÃOS COXOS”, são aqueles que não estão acompanhando o MOVER DE DEUS nos dias de hoje!

- Então, muitos “CRISTÃOS COXOS” não estão progredindo no seu caminhar e no seu conhecimento de Deus hoje! Eles estão apenas servindo a Deus da mesma maneira que eles aprenderam no passado. Estão de certa forma estagnados!

- Para eles é sempre a “mesma mensagem”, as “mesmas doutrinas”, “as mesmas experiências”, enfim, eles estão dentro do contexto de (Hebreus 5 e 6), isto é, não progrediram na fé . Eles não têm novas experiências e revelações sobre a economia e os mistérios (ou seja, coisas encobertas) de Deus para hoje! Por isso, eles ficam para trás...

3ª) Deficiência: SER UM HOMEM COM “ROSTO MUTILADO” 

- Veja bem. Esta expressão, no original hebraico, significa “NARIZ ACHATADO”. Então, espiritualmente falando, isto significa que muitos “CRISTÃOS SÃO DE NARIZ ACHATADO”, ou seja, eles não têm “SENSIBILIDADE ESPIRITUAL”. 

- Eles não tem “OLFATO ESPIRITUAL”, para DISCERNIR OU JULGAR ENTRE O QUE VEM E O QUE NÃO VEM DE DEUS, O QUE VEM DA ALMA, do EGO HUMANO E O QUE VEM DO MALÍGNO. Enfim, eles tem dificuldade para “discernir entre coisas espirituais e coisas da sabedoria humana”. 

- Para entender melhor isso, leiamos (1 Cor. 2: 13 – 15):

- “Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural (ou seja, o que tem o “Nariz Achatado”) não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas a coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. 

- Na verdade, um “CRISTÃO CUJO ROSTO É MUTILADO, isto é, “DE NARIZ ACHATADO” não tem SENSIBILIDADE para saber quais os caminhos e a vontade de Deus para sua própria vida. De certa forma, ele é muito parecido com o “CRISTÃO COXO”.

- Como está escrito no texto inicial de (Levítico 21: 21): “ Nenhum homem da descendência de Arão, o sacerdote, em quem houver algum defeito se chegará para oferecer as ofertas queimadas do Senhor; ele tem defeito...). Ou seja, um cristão que tem este defeito, isto é, “DE NARIZ ACHATADO”, não pode “ servir a Deus adequadamente! 

4ª.) Deficiência: SER UM HOMEM COM “ MEMBROS DESPROPORCIONADOS”

- Veja bem. Ter os “MEMBROS DESPROPORCIONAIS” significa, espiritualmente falando, que eles “SÃO CRISTÃOS DESIQUILIBRADOS”. Ou seja, às vezes eles SE INCLINAM PARA UM LADO E, ÀS VEZES, SE INCLINAM PARA O OUTRO LADO”.

- Na prática, são cristãos que falam e que agem além do necessário. Outras vezes eles se omitem e não fazem nada. Faltam-lhes o equilíbrio, principalmente no que diz respeito à vida da igreja, e com relação aos irmãos. 

- Estes “cristãos desiquilibrados”, muitas vezes estão mais voltados para ajudar “os que são de fora”, isto é, as pessoas do mundo, do que propriamente seus irmãos da igreja. 

- Outra coisa. Eles tem a tendência de gastar mais dinheiro consigo mesmo e com as coisas materiais, do que com a obra de Deus ou mesmo com os irmãos que passam por necessidades.

- Por outro lado, estes “CRISTÃOS DESPROPORCIONAIS”, crescem mais em determinadas “doutrinas prediletas”, mas se esqueçem de crescer na “graça, no amor e no conhecimento do Filho de Deus”.

- Eles sabem muito sobre julgamento, mas pouco sobre misericórdia. Eles crescem muito em justiça própria, mas pouco em amor, bondade e perdão. Enfim, são “cristãos desiquilibrados”.

- Portanto, agindo assim, eles também estão sob a mesma palavra do (vers.21): “...por causa deste defeito, eles não podem oferecer pão a Deus, isto é, servir a Deus de maneira adequada...” 

5ª.) Deficiência: SER UM HOMEM COM “O PÉ QUEBRADO OU A MÃO QUEBRADA”

- Muito bem. Espiritualmente falando, ter esses defeitos significa SER ALGUÉM INCOMPLETO EM CRISTO. Esse é o tipo do cristão que quase sempre “faz as coisas pela metade” e, quase sempre não termina o que começou. Ele precisa aprender a ser constante no Senhor, em tudo o que propuser fazer.

- Ele não persevera até conquistar o que necessita, principalmente por causa das dificuldades. Ele sempre tem uma desculpa, do tipo “não posso fazer isso pois estou com os pés e a mão quebrada”. 

- Ele precisa aprender a perseverar no meio das dificuldades e seguir em frente, apesar dos obstáculos e das impossibilidades. 

- Para resumir isto, leiamos ( Provérbios 23; 17 – 18): 
“Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do Senhor PERSEVERARÁS TODO O DIA, porque, deveras HAVERÁ BOM FUTURO; não será frustrada a tua esperança”.

6ª.) Deficiência: SER UM HOMEM “CORCOVADO” (ou seja, “CORCUNDA”

- Veja só. Espiritualmente falando, um “CRISTÃO CORCUNDA” é aquele que está sempre “OLHANDO PARA O CHÃO”. Ou seja, esse cristão está sempre voltado para as coisas “daqui de baixo”, “do chão”, isto é, as coisas “terrenas”. 

- Então, por causa de estar sempre “olhando para as coisas deste mundo, ele não busca o “CRISTO CELESTIAL”. Para resumir isso, leiamos: (Colossenses 3: 1 –
3):
“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, BUSCAI AS COISAS LÁ DO ALTO, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. PENSAI NAS COISAS LÁ DO ALTO, NÃO NAS QUE SÃO AQUI DA TERRA; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus”. 

7ª.) Deficiência: SER UM HOMEM “ANÃO”

- Veja bem. Espiritualmente falando, ser um “CRISTÃO ANÃO” impede que ele possa “oferecer pão a Deus”, ou seja, servir a Deus como um ministro da Nova Aliança, como “rei” e como “sacerdote”, como temos falado ao longo do nosso estudo.

- Na verdade, “SER ANÃO ESPIRITUAL” significa “TER FALTA DA ESTATURA DE CRISTO NO CRESCIMENTO DA VIDA DE DEUS”. 

- Existem muitos “cristãos anões” que nunca crescem na vida de Deus expressando, então, essa vida na sua alma, ou seja, nas suas reações, sentimentos e na sua vontade. 

- Por não crescerem na vida espiritual elas reagem, constantemente, com palavras negativas, praticando ações indevidas , enfim, estão quase sempre “exalando perfume de morte”. 

- Esse tipo de cristão não tem como prioridade de vida chegar “à estatura e a maturidade de um varão perfeito”. 

- Como Paulo disse em (Efésios 4: 12 – 13):
“...com vistas ao aperfeiçoamento (ou amadurecimento, crescimento) dos santos para o desempenho do SEU SERVIÇO, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé, e do pleno conhecimento do Filho de Deus, À PERFEITA VARONILIDADE (ou seja, ser FORTE, CRESCIDO), À MEDIDA DA ESTATURA DA PLENITUDE DE CRISTO...”

- Veja bem. Um dos maiores segredos para CRESCER NA VIDA DE DEUS, deixando de ser um “ANÃO ESPIRITUAL” é ser um membro ativo, funcionando na igreja local, cuidando de um outro irmão, alimentando-o na fé, no conhecimento de Jesus e amando-o sem fingimento!

8ª). Deficiência: SER UM HOMEM QUE TEM “BELIDA NOS OLHOS”, ou seja, QUE TEM “UMA NÉVOA, UMA MANCHA ESBRANQUIÇADA NA CÓRNEA DO OLHO”

- Então, espiritualmente falando, um cristão que tem uma “NÉVOA NA SUA VISÃO” significa que ele tem “UMA VISÃO IMPERFEITA E DESFOCADA” das coisas espirituais, como também DA PESSOA DE CRISTO HOJE, ou seja, DO CRISTO GLORIFICADO!

- Por outro lado, não podemos ser cristãos que ENXERGAM as coisas de Deus de maneira turva e nublada. Precisamos discernir estas coisas de modo perfeito. 

- Na verdade, devemos buscar uma visão mais PLENA de Cristo e do Seu propósito. Para isso, devemos ter os “olhos do coração” ungidos com aquilo que sai da boca do Senhor, ou seja, da Sua Palavra Viva. Pois, quanto mais recebemos desta Palavra Viva, mais plena se torna a nossa visão.

9ª). Deficiência: “SER UM HOMEM QUE TEM “SARNA”. 

- Veja bem. A “SARNA” , ou “PEREBA” é uma doença de pele contagiosa, onde a pessoa começa a se coçar em busca de alívio.

- Então, espiritualmente falando, um “CRISTÃO COM SARNA” é aquele que se sente mal por causa da falta de “VIVER e ANDAR NO ESPÍRITO”. Pelo fato de não ANDAR E EXERCITAR SEU PRÓPRIO ESPÍRITO, ele anda com muita frequência NA CARNE praticando suas obras, conforme( Gálatas 5: 19 -21) – “prostituição, impureza, lascívia, idolatria, bebedices, invejas, inimizades”...etc.

- Na verdade, muitas vezes, por não estarmos “exercitando o nosso espírito” andando em santidade e fé, sentimos “coceira”, ou seja, nos sentimos mal, incomodados e desconfortáveis CONOSCO MESMO, por causa do conflito entre aquilo que somos como cristãos e aquilo que fazemos de errado. Este é um CONFLITO PESSOAL, que os outros na maioria das vezes não vêem. 

- De fato, há um verdadeiro CONFLITO entre o que SOMOS (como filhos de Deus) e aquilo que PRATICAMOS (no caso, a prática das obras da carne). Ora, esse conflito é uma verdadeira “SARNA”, isto é, uma “COCEIRA” QUE NOS INCOMODA NO NOSSO ESPÍRITO mas, por outro lado, AGRADA A NOSSA CARNE!

- Que possamos, andar no Espírito para que possamos “oferecer o nosso pão ao Senhor”, isto é, “SERVIR AO SENHOR E MINISTRAR A ELE” como “REIS” e “SACERDOTES”. 

10ª) Deficiência: SER UM HOMEM QUE TEM “IMPIGENS”

- As “IMPIGENS” são doenças da pele que, de um modo geral, INCOMODAM AS OUTRAS PESSOAS. 

- Muito bem. Como falamos acima, a “SARNA” é uma doença de pele que causa desconforto, principalmente para a própria pessoa. No caso das “IMPINGENS” elas causam um certo “mal estar” para as outras pessoas.

- Portanto, espiritualmente falando, um “CRISTÃO COM IMPIGENS” é também aquela pessoa que anda na PRÁTICA DAS OBRAS DA CARNE”, de maneira tão sistemática e que acaba causando um desconforto muito grande para as pessoas que, ou estão perto dele, ou que tem de conviver mais diretamente com ele.

- Essa deficiência é causada PELA FALTA DE VIVER E DE EXPRESSAR A VIDA DE CRISTO DIARIAMENTE, pois deixamos de ANDAR EM HUMILDADE, com PACIÊNCIA E MANSIDÃO DE ESPÍRITO. 

- O que acontece é que esse “cristão com impigen” ao invés de manifestar as virtudes do Espírito, ele acaba transmitindo aos outros a “IMPIGEN” da VAIDADE, da SOBERBA, do AUTORITARISMO, da MANIPULAÇÃO, enfim, toda sorte de sentimentos ruins que INCOMODAM os outros irmãos. 

11ª.) Deficiência: SER UM HOMEM COM “TESTÍCULO LESADO”

- Esta deficiência, espiritualmente falando significa que esse cristão tem sua FUNÇÃO REPRODUTORA LESADA. Ou seja, ele PERDEU SUA CAPACIDADE DE REPRODUÇÃO por causa de não ter MAIS DA VIDA DE DEUS, POR NÃO SE ALIMENTAR DA PALAVRA ESCRITA, POR NÃO TER VISÃO E REVELAÇÃO DESTA PALAVRA, PELO FATO DE BUSCAR AS COISAS DESTE MUNDO MAIS DO QUE AS COISAS DE DEUS, ENFIM, por causa destas e de todas as outras deficiências que já citamos anteriormente.

- Conclusão final: Conforme lemos no texto inicial, quem se encontra com alguma destas “ONZE DEFICIÊNCIAS” “não podem oferecer O PÃO DE DEUS”. Ou seja, não podem “SERVIR AO SENHOR ADEQUADAMENTE, COMO “REIS” E “SACERDOTES” DA NOVA ALIANÇA.

- Portanto, devemos tomar estas palavras para nós mesmos e não para julgarmos os nossos irmãos e até mesmo os líderes e pastores.

- Na verdade, os que servem ao Senhor devem aprender a ver os seus próprios defeitos, as suas própria deficiências e confessá-las diante do Senhor, clamando a Ele para que possamos ser curados de cada uma delas.

- Contudo, como diz o (vers. 22 de Levítico 21) do texto inicial: 
“COMERÁ O PÃO DO SEU DEUS, TANTO DO SANTÍSSIMO COMO DO SANTO”

- Amados! Tenho boas notícias para vocês: 

OS QUE TEM DEFEITOS NÃO PODEM OFERECER O PÃO DE DEUS, MAS PODEM COMER O PÃO DE DEUS, PARA SEREM CURADOS DOS SEUS DEFEITOS, E ASSIM SEREM RESTAURADOS AO SERVIÇO NA CASA DE DEUS!

- Portanto, eu e você precisamos ser curados destes defeitos! E, Jesus Cristo Glorificado é o único que pode nos curar para que possamos ser RESTAURADOS NO NOSSO SERVIÇO A DEUS! 

- Aliás, para provar isto, quando os discípulos de João Batista foram perguntar a Jesus se era Ele o Cristo, então Jesus respondeu: (Mateus 11: 4 – 5):
“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide e anunciai a João (Batista) o que estais ouvindo e vendo: OS CEGOS VÊEM, OS COXOS ANDAM, OS LEPROSOS SÃO PURIFICADOS, OS SURDOS OUVEM, OS MORTOS SÃO RESSUSCITADOS, E AOS POBRES ESTÁ SENDO PREGADO O EVANGELHO”.

- Aleluia! Pois podemos nos alimentar do “Pão do nosso Deus, ou seja, da Palavra Viva que desceu do céu, que é o nosso Senhor Jesus. E, depois então de sermos curados, poderemos servir a Deus em “ESPÍRITO E EM VERDADE”.



Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
09 de janeiro de 2014


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL