SÉRIE: Como Se Preparar Para O Fim Dos Tempos – PARTE 4




OS TRÊS PERÍODOS DO UNIVERSO

- Veja bem. Para entender bem a “Economia de Deus” ao longo da Bíblia, ou seja, para compreender como “Deus administra e organiza” Sua Igreja, o mundo em geral e todo o Universo é necessário, antes de tudo, entendermos sobre “OS TRÊS PERÍODOS DO UNIVERSO”.

- Ora, na verdade, quando lemos algum texto das Escrituras, precisamos saber se aquele texto se aplica apenas ao “período da história do povo judeu”, ou apenas para o “período da Igreja”, ou “para os gentios” de um modo geral.

- Também há textos que falam de fatos que aconteceram “antes da fundação do mundo”, ao passo que há outros que falam especificamente sobre o “Reinado de Jesus com os vencedores na Era Milenar”.

- Por outro lado, há muitas passagens Bíblicas que falam sobre o que “irá acontecer nos últimos sete anos da nossa Era”. E, às vezes, num só texto das Escrituras, há afirmações englobando diferentes épocas do período do Universo. 

- Por esta razão é que precisamos definir, “PELA ÓTICA DE DEUS”, quais são OS TRÊS PERÍODOS DO UNIVERSO, - ONDE ELES COMEÇAM E ONDE ELES TERMINAM - para que não fiquemos perdidos “NO TEMPO E NO ESPAÇO” e, consequentemente, não entendermos o que o Espírito está falando na Sua Palavra.

- Então, com esta breve introdução, vamos mostrar que O UNIVERSO É DIVIDIDO EM TRÊS PERÍODOS DISTINTOS:

- O PRIMEIRO PERÍODO DO UNIVERSO denomina-se de “PERÍODO PRÉ-ADÂMICO”, que COMEÇOU na “ETERNIDADE PASSADA” e TERMINOU com a CRIAÇÃO DO HOMEM. 

- Ou seja, o Universo já existia muito tempo antes de Adão. Todavia, ninguém pode dizer com precisão, quanto tempo durou este período. Segundo a Ciência, ele pode abranger cerca de 4 BILHÕES E MEIO DE ANOS. 

- O SEGUNDO PERÍODO DO UNIVERSO compreende de (Gênesis 1:2) ATÉ O FIM DO MILÊNIO, ou seja, VAI DESDE A CRIAÇÃO DE ADÃO até O FIM DO REINO MILENAR.

- Na verdade, este período, relativamente curto, será de aproximadamente SETE MIL ANOS. 

- Depois deste “Período de Sete Mil Anos”, haverá o “TERCEIRO PERÍODO DO UNIVERSO” que é denominado de “NOVO CÉU E NOVA TERRA”. 


- Ora, esse período começará no “Final do Milênio” e se estenderá por toda a Eternidade Futura!”. 

- Muito bem. Qualquer estudioso da Bíblia sabe que a coisa mais importante para Deus em todo o Universo É A IGREJA DE JESUS CRISTO”. Ou seja, a verdadeira igreja são todos os filhos de Deus vivendo em amor, harmonia e paz uns com os outros. 

- Pois é no relacionamento entre os irmãos que está a REALIDADE do Reino dos Céus. Pois, é a partir destes irmãos em perfeita comunhão que a Imagem de Deus é expressa e Sua autoridade é exercida. 

- Contudo, o propósito eterno de Deus só será cumprido na Era Milenar que começará logo após a Segunda Vinda do Senhor.

- Portanto, o Milênio será a parte mais importante na realização do propósito eterno de Deus! 

- Então, embora o propósito de Deus COMEÇA COM A IGREJA, a parte CRUCIAL será na Era do MILÊNIO. 

- Outra coisa muito importante: Muitos mestres da Bíblia, afirmam, erroneamente, que quando Jesus voltar tudo estará concluído.
- Segundo eles, na volta do Senhor haverá o fim da velha terra e o começo do novo céu e da nova terra. 

- Todavia, queremos afirmar que, apesar do Milênio ser um período maravilhoso, o “velho céu e a velha terra” ainda continuarão a existir. 

- Aliás, a “Era do Milênio” será apenas um “Período de RESTAURAÇÃO de todas as coisas”! Pois é isto que diz (Atos 3: 19-21): 

- “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, JESUS, AO QUAL É NECESSÁRIO QUE O CÉU O RECEBA ATÉ AOS TEMPOS DA RESTAURAÇÃO DE TODAS AS COISAS, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade”. 

- Veja bem. Os “céus e a terra” serão RESTAURADOS durante o Milênio, mas isto não significa que eles serão MUDADOS de velhos em novos.

- Pois, somente depois da Era do Milênio, é que todo o Universo será mudado de “velho” para “novo”. Aí então haverá “Novo Céu e Nova Terra com a Nova Jerusalém”. 

- Outra coisa. Satanás, mesmo estando preso, não terá sido plenamente tratado na época do Reinado Milenar de Jesus com os Vencedores. 

- Contudo, no fim do Milênio, ele será solto de sua prisão, e enganará as nações e as liderará numa batalha (A BATALHA DO ARMAGEDOM) contra o Senhor, conforme registro de (Apocalipse 20: 1-3; 7-10) :

- “Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo, Satanás E O PRENDEU POR MIL ANOS; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. 
Depois disto (ou seja, depois de “mil anos”) é necessário que ele seja solto por pouco tempo.....Quando, porém, SE COMPLETAREM OS MIL ANOS, SATANÁS SERÁ SOLTO da sua prisão e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja. 
O número dessas é como a areia do mar. Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu. O Diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos”.

- Como estamos percebendo, no final do Milênio, satanás ainda pelejará contra Deus. 

- Além disso, o mal na natureza humana não terá sido completamente tratado durante o Milênio. 

- Pois, como lemos acima, há uma referência “às nações dos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue”, que são uma prova incontestável de que ainda existirá “maldade e rebelião” no coração dos homens durante o Milênio. 

- Por último, a “MORTE”, será o último inimigo a ser vencido quando, então, será lançada no “lago de fogo e enxofre”, SOMENTE NO FIM DO MILENIO, conforme diz (Apocalipse 20:14):

- “...Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo”. 

- Conclusão: Estas três coisas malignas – satanás, a natureza rebelde do homem e a morte  ainda existirão até o fim do milênio.

- Outro fato importante: Todas as pessoas QUE MORRERAM SEM SALVAÇÃO não serão julgadas até o final do Milênio. Contudo, no fim do Milênio, estes mortos que não foram salvos serão ressuscitados e julgados diante do “ Grande Trono Branco” – que é o “Trono de Deus” para receberem o seu castigo eterno. 

- (obs. – Este Julgamento dos incrédulos diante do “Trono de Deus”, não tem nada a ver com o “Tribunal de Cristo”, que será apenas para o Julgamento das obras dos cristãos. Sobre isso, falaremos oportunamente num “Café Espiritual”.).

- Então, todo aquele cujo nome não for encontrado no Livro da Vida será lançado no lago de fogo. Esse será o último fato que vai acontecer antes da terminação do velho céu e da velha terra.

- Para comprovar tudo isto, vamos ler (Apocalipse 20: 11-15)”: “Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, os grandes e pequenos, postos em pé diante do tono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo”. 

- Muito bem. Depois disso, todo o velho universo terá terminado e será introduzido o “Novo Céu e a Nova Terra com a Nova Jerusalém”.

- Então, como lemos acima, neste “Novo Céu e nesta Nova Terra”, não existirá mais satanás, natureza humana rebelde e nem morte. 

- Conclusão: Hoje, estamos desfrutando da Era da Igreja com Cristo e Suas maravilhosas promessas. E, embora isto seja muito bom, estamos aguardando a Volta do Senhor, pois, Ele nos introduzirá numa Era ainda melhor, ou seja, a “Era do Reino Milenar”. 

- Todavia, no final da “Era Milenar”, estaremos numa “Era melhor ainda, isto é, no “Novo Céu e na Nova Terra”, na Nova Jerusalém. E isso se dará PELA ETERNIDADE FUTURA.

- É justamente isso o que diz (Apocalipse 21: 1- 4) : “Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram”.




Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
05 de fevereiro de 2014


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL