SÉRIE: Como Se Preparar Para O Fim Dos Tempos – PARTE 5




A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS 

- Vejamos, agora, a Parábola das Dez Virgens – (Mateus 25:1-13):

- “Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. Cinco dentre elas eram néscias ( ou seja, sem juízo), e cinco, prudentes ( ou seja, ajuizadas). As néscias (as sem juízo), ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite nas vasilhas. E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! 

“Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. E as néscias (as sem juízo) disseram às prudentes (as ajuizadas): Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. Mas as prudentes (as ajuizadas) responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! (ou seja, o óleo que temos não dá para vocês e para nós). Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o. E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas (com as lamparinas prontas), entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta. 
“Mais tarde chegaram as virgem néscias (as sem juízo, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora”
. 

- Veja só. As dez virgens mencionadas aqui, estão “DORMINDO”. Ou seja, ELAS TINHAM MORRIDO FISICAMENTE. 

- Muito bem. Uma vez que o “Senhor adiou a Sua volta”, muitos cristãos morreram. Então, na ocasião da volta do Senhor, a maioria dos cristãos já terá morrido. 

- De fato, somente um pequeno número deles ainda estará vivo. Portanto, “AS DEZ VIRGENS” representam TODOS OS CRISTÃOS QUE JÁ MORRERAM .

- Na verdade, “AS DEZ VIRGENS ERAM SALVAS”. Contudo, Cinco delas eram sem juízo, mas isso não quer dizer que elas não eram salvas.


- Outra coisa. As “LÂMPADAS” das dez virgens ESTAVAM ACESAS. Mas o problema é que as “virgens néscias”, ou seja, as “virgens sem juízo”, não tinham óleo suficiente.

- Pois, quando o “noivo” veio, ou seja, quando Jesus voltou, todas elas despertaram do seu sono, ou seja, todas elas ressuscitaram.


- Mas, as “cinco virgens sem juízo”, descobriram que não tinham “UMA PORÇÃO EXTRA DE ÓLEO”. 

- Obs.) Segundo (Provérbios 20:27): “O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo”.

- Então, a “lâmpada” do Senhor é o nosso espírito!

- E, a “porção extra de óleo” é o Espírito transformador do Senhor em nossa ALMA, ou seja, em nosso ser! 

- Veja bem. Nossa alma é o “vaso do Senhor”. Pois, (Romanos 9: 21-24) diz:  “Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra? Que diremos, pois, se Deus querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também entre os gentios ?

- Portanto ter “óleo em nossa lâmpada” significa que temos o Espírito Santo em nosso espírito. 

- As “virgens sem juízo”, entretanto, não foram suficientemente transformadas, pois não permitiram que o Espírito enchesse suas “VASILHAS”, ou seja, “SUAS ALMAS”. 

- Na verdade, elas tiveram de pagar um preço para ter a “porção extra” do Espírito em suas almas, e serem transformadas. 
- Foi por esta razão que as “virgens prudentes”, isto é, as “virgens ajuizadas” disseram às outras: (Mateus 25:9): “...Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o”.

- Conclusão: Se nós hoje não permitirmos que o Espírito Santo transforme a nossa alma, vamos ter de pagar um preço “mais caro” depois, ou seja, quando o Senhor voltar. 

- Não se esqueça de que hoje é o dia em que estamos sendo “salvos na nossa alma”. Precisamos que ela seja transformada pelo Espírito do Senhor.

- Não podemos ser cristãos verdadeiros sem termos realmente uma mudança de vida! Precisamos que a “vida do Senhor” cresça em nós, isto é, na nossa alma doente!

- Precisamos sofrer transformações na “nossa vontade obstinada”, nas “nossas emoções inconstantes” e na “nossa mente carnal e humana”!

- (1Tessalonicenses 2:12) diz: “E, sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós, exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória”.

- Vamos ler (2 Cor. 3:18): “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”. 

- Na verdade, o “Espírito transformador” é a “porção extra de óleo” que necessitamos! 

- O Espírito Santo que, um dia veio acender a lâmpada do nosso espírito na ocasião da nossa regeneração, é gratuito.

- Ou seja, o nosso novo nascimento foi pela fé, e foi um dom de Deus, portanto, ninguém teve de pagar coisa alguma! 

- Contudo, depois de termos nascido de novo, precisamos ser transformados em nossa alma. E, isso exige que paguemos um preço hoje, principalmente vivendo na “vida da igreja”. 

- Então, embora nosso “espírito que é a lâmpada do Senhor” tenha sido iluminado pelo Espírito de Deus, nossa “alma”, que é a “vasilha”, precisa ser transformada pelo mesmo Espírito de Deus.

- E, se não pagarmos o preço desta transformação nesta “era da igreja”, certamente iremos pagar um preço muito mais caro na “próxima era”, ou seja, na “Era do Milênio”.

- Importante: Saiba que na “Era do Milênio” Deus vai tratar com a “alma” de muitos cristãos que não viveram hoje de maneira adequada na “era da igreja”. 

- Naquele tempo, haverá um Julgamento, um Tribunal para julgar cada um dos Seus filhos, de acordo com o tipo de vida que eles levaram na era da igreja. 

- Portanto, aqueles que “não cresceram na vida de Deus”, isto é, que não amadureceram suficientemente Nele, e que “não foram transformados pelo Senhor na sua alma” na “Era da igreja”, Deus o fará na próxima era, ou seja, durante o milênio. 

- E, esse amadurecimento e essa transformação se darão debaixo de muito sofrimento, além da pessoa se privar da Era do Milênio, não reinando com Cristo!

- (Sobre este ponto, falaremos oportunamente, mostrando vários textos bíblicos).




Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
05 de fevereiro de 2014


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL