SÉRIE: Como Se Preparar Para O Fim Dos Tempos – PARTE 6




AS TRÊS ETAPAS DA NOSSA SALVAÇÃO

- Muito bem. O homem tornou-se pecador, no exato momento em que ele comeu da “árvore do conhecimento do bem e do mal”, ou seja, quando ele comeu da “arvore da morte” que continha o veneno de satanás, conforme (Gênesis 3).

- Portanto, daquele momento em diante, suas TRÊS PARTES: ESPIRITO, ALMA e CORPO foram CORROMPIDAS. Por esta razão, o homem precisava de salvação que atingisse essas três partes distintas.

- De modo geral, o entendimento sobre a nossa Salvação , é visto pela maioria dos cristãos como algo que ocorre somente em um único momento.

- Contudo, se nos aprofundarmos no estudo das Escrituras, a salvação efetuada pelo Senhor é um processo que ocorre em três etapas diferentes.
- Para ratificar isso leiamos (1 Tess. 5:23): “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda do nosso Senhor Jesus Cristo”.


A SALVAÇÃO DO NOSSO ESPÍRITO

Veja bem. No momento em que uma pessoa crê em Cristo como seu Salvador e Senhor, seu espírito humano é salvo imediatamente, e seus pecados são perdoados para sempre. 
- Essa é a SALVAÇÃO ETERNA DO ESPÍRITO DO HOMEM. Portanto, aqueles que recebem a salvação do Senhor, tornam-se, neste momento, filhos de Deus. 
- Vejamos, agora, alguns textos que comprovam esta verdade:
(João 10: 27-29): “(Disse Jesus): As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar”.
- Também, em (Hebreus 5: 9) lemos: “...e, (Jesus) tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da SALVAÇÃO ETERNA para todos os que lhe obedecem”.
Conclusão: Este primeiro aspecto DA SALVAÇÃO DO NOSSO ESPÍRITO, está relacionado com o nosso PASSADO. 

A SALVAÇÃO DO NOSSO CORPO

- Por outro lado, o corpo do homem, que se tornou “carne pecaminosa” mediante a queda, também foi contaminado pelo pecado. Da mesma forma, este corpo precisa também de ser alcançado pela redenção, ou seja, pela salvação de Deus. 
- Mas, segundo a Bíblia, a salvação do corpo só ocorrerá na Segunda Vinda de Cristo, quando, então, o corpo daqueles que foram salvos no espírito será glorificado, ou seja, será transfigurado. 
- Para comprovar esta verdade, leiamos: (Romanos 8: 22-23):
- “Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, AGUARDANDO a adoção de filhos, A REDENÇÃO DO NOSSO CORPO”. 

- Também em (Filipenses 3: 20-21) lemos: “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual TRANSFORMARÁ O NOSSO CORPO DE HUMILHAÇÃO, PARA SER IGUAL AO CORPO DA SUA GLÓRIA, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas”. 
- Na verdade, quanto à redenção do nosso corpo, nada precisamos fazer, pois isto é incumbência do Senhor quando Ele voltar novamente.
Conclusão: Este segundo aspecto da SALVAÇÃO DO NOSSO CORPO, está relacionado com o nosso FUTURO. 

A SALVAÇÃO DA NOSSA ALMA

Por último, temos a SALVAÇÃO DA NOSSA ALMA. Na verdade, esta é a salvação que tem de ser buscada nos dias de HOJE, ou seja, desde o dia em que fomos salvos no nosso espírito, até o dia da nossa morte. 
- Pois, da mesma forma como aconteceu com o espírito e o corpo do homem, sua alma também foi tremendamente arruinada. 

- Na realidade, nossa alma danificada com a queda, passou a ter vida própria, isto é, vida INDEPENDENTE DE DEUS. 
- Ou seja, esta alma, com sua mente, vontade e emoção precisam também de ser salvas. 
- Na verdade, para que nossa alma seja salva, ela precisa ser quebrada. Pois, em termos bíblicos, precisamos negar a vida da alma sendo, muitas vezes, “contristados por várias provações”. 
- Portanto, nossa alma é salva no momento em que ela deixa de expressar a si mesma para expressar o próprio Deus.

Na verdade, existem muitas passagens bíblicas que falam da “salvação da alma”. Leiamos, então, uma delas: (1 Pedro 1: 3-9): “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou (isto é, nos deu uma nova vida no nosso espírito) para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível (imperecível), reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: A SALVAÇÃO DA VOSSA ALMA”. 

- Então, além da salvação do espírito, precisamos também salvar nossa alma. E isto se dá, principalmente, dentro do ambiente da igreja de Jesus, pois, ali, praticamos o evangelho do reino no convívio entre os irmãos.
- Na realidade, precisamos tratar da nossa “mente, da nossa vontade e das nossas emoções.

- De fato, precisamos da renovação da nossa mente, a fim de vivermos no espírito. Pois, usar a mente caída do velho homem só gera morte.
- Portanto, hoje, na vida da igreja, somos encorajados a ser transformados e a crescermos cada vez mais na vida de Deus.
- Ora, toda nossa vida ao nos relacionarmos uns com os outros, consiste numa só coisa: eliminar a nossa vida da alma a fim de dar espaço para que a vida de Deus seja colocada em nós.
- Hoje, o Senhor nos tem dado mais da Sua vida divina, como também Ele tem permitido que passemos por muitas “provas de fogo” a fim de que nossa alma seja salva. 
- Sem dúvida algumas, precisamos, diariamente, viver na base do “invocar o Senhor”, junto com os “irmãos de coração puro”, comendo e bebendo da Sua palavra viva.
- Pois, desta forma, a nossa “entrada no Reino Milenar será “amplamente suprida”, conforme nos disse Pedro, em sua epístola: 
- (2 Pedro 1: 3-11) – (vers. 8-11): “...Porque estas coisas, (que estão nos 7 versículos anteriores) existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora. Por isso, irmãos, procurai com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; ( ou seja, progredir no crescimento da vida divina) porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. POIS DESTA MANEIRA É QUE VOS SERÁ AMPLAMENTE SUPRIDA A ENTRADA NO REINO ETERNO DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO”. 
- Sem dúvida alguma, nossa “vida da alma” (nossa vontade, emoção e mente) insiste em viver por si mesma, ou seja, independente da vontade de Deus.
- Por esta razão é que ela precisa ser aniquilada. Aliás, foi Jesus mesmo quem disse em (Mateus 16:24): “Se alguém quer vir após mim, (isto é uma referência ao Reino Milenar que ocorrerá logo após Sua Segunda Vinda) a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me”. 
- Digamos a verdade: Nossa alma gosta de receber elogios, gosta do que é agradável à vista; gosta de ser acariciada, gosta de ser reconhecida por todos, enfim, ela gosta de ser o centro das atrações. 
- Mas, como João disse no seu evangelho: (João 12: 25): “Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna”. 
- Portanto, não devemos confiar na nossa vida da alma, antes, devemos odiá-la!
- Aliás, complementando, em (Mateus 16: 26), o Senhor disse: “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma ? Ou que dará o homem em troca da sua alma?”
Conclusão: Este terceiro aspecto da SALVAÇÃO DA NOSSA ALMA, está relacionado com o dia de HOJE.




Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
14 de fevereiro de 2014


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL