SÉRIE: Como Se Preparar Para O Fim Dos Tempos – PARTE 7




CORREI DE TAL MANEIRA QUE ALCANCEIS O PRÊMIO

- Muito bem. Vamos, inicialmente, considerar as palavras de Paulo em (1Cor. 9:23-27): 

-“Tudo faço por causa do Evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele. Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o PRÊMIO? 
“CORREI DE TAL MANEIRA QUE O ALCANCEIS.Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma COROA corruptível; nós, porém, a (COROA) incorruptível. Assim CORRO TAMBÉM EU, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas ESMURRO O MEU PRÓPRIO CORPO e o reduzo à escravidão, PARA QUE, TENDO PREGADO A OUTROS, NÃO VENHA EU MESMO A SER DESQUALIFICADO”.
 

- Veja bem. A “COROA”, mencionada é um PRÊMIO, uma RECOMPENSA por ter completado uma corrida. 


- Outra coisa. A frase: “SER DESQUALIFICADO” não tem nada a ver com a perda da salvação, (pois é impossível que isto aconteça) mas tem a ver com a perda de “receber um prêmio”. 
- Pois o versículo seguinte ao (vers. 27 de 1Cor.9) é (1Cor. 10:1- 6), que nada mais é do que a continuação do versículo anterior. Leiamos, portanto:

- “Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais ( ou seja, o povo de Israel) estiveram todos sob a nuvem,(ou seja, eles tiveram a direção de Deus nas suas vidas) (que os dirigia durante o dia, conforme Exodo 13:21-22) e todos passaram pelo mar, ( ou seja, Deus fez com que eles ultrapassassem obstáculos nas suas vidas - o Mar Vermelho, quando saíram do Egito, conforme diz Êxodo 14:22-29) tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés (ou seja, “eles foram batizados em Deus, no Seu Espírito). 
“Todos eles comeram de um só manjar espiritual, ou seja, de uma “boa comida espiritual” que é a Palavra de Deus) (do maná, durante 40 anos no deserto, conforme Êxodo 16:35) e beberam da mesma fonte espiritual, (ou seja, “beberam da água viva do Espírito, isto é, de uma palavra viva”), (a água que saiu da rocha de Horebe, conforme Êxodo 17:6); porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo. 
“Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles, razão porque ficaram prostrados no deserto. 
“Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram ( isto se refere ao populacho de egípcios que veio junto de Israel quando saíram do Egito, e, que estavam com saudades das coisas do Egito, conforme o texto de Números 11:4)”.

- Muito bem. Observe, o (vers.5): “Entretanto, DEUS NÃO SE AGRADOU DA MAIORIA DELES, razão porque ficaram prostrados no deserto”.

- Pense bem. Quando Israel saiu do Egito e cruzaram o Mar Vermelho, eles estavam começando uma “corrida”, uma “carreira”. Eles estavam “correndo em direção à Canaã, a Terra Prometida.

- Na verdade, Paulo, neste texto, estava comparando a “corrida de Israel” em direção à Terra Prometida, com a sua própria corrida, em direção ao Reino Milenar Vindouro. 

- Aliás, ele mesmo temia que pudesse ser desqualificado e perdesse o prêmio.

- Note bem, segundo o contexto, “ser desqualificado e perder o prêmio” significa “perder a Era Vindoura no Milênio” ! 

- Repito: Isto nada tem a ver com perder a salvação! Pois, como já estudamos e, como veremos mais adiante no nosso estudo, vamos mostrar que é impossível perder a salvação, pois ela é ETERNA!

- Na verdade, nosso Deus é muito sábio, pois Ele usa a “Era vindoura do Milênio” como um prêmio, um encorajamento para que corramos, adequadamente, a carreira hoje na vida da igreja!
- Para comprovar tudo o que estamos falando, falemos sobre a experiência do apóstolo Paulo quanto à esta questão:

OS TRÊS ESTÁGIOS DA VIDA E DO MINISTÉRIO DE PAULO

- Veja bem. Enquanto Paulo “corria a carreira” durante os primeiros dias de seu ministério – época quando escreveu a epístola de 1 Coríntios- ele não tinha certeza se receberia o “PRÊMIO DE REINAR NO MILÊNIO”.

- Leiamos, então, (1Cor. 9: 24-27): “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio ? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. 
“Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, NÃO VENHA EU MESMO A SER DESQUALIFICADO”.
 

- Continuando, encontramos o mesmo pensamento de Paulo, referente à sua corrida para conquista do Reino Milenar, numa época quase no final de seu ministério, registrada em (Filipenses 3:12-14):

- “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição (maturidade); mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado (maturidade em Cristo Jesus ; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação (chamados para o Reino) de Deus em Cristo Jesus”

- Nesses versículos, vemos que Paulo ainda estava avançando, pois, ele ainda não tinha a certeza de que havia ganho o prêmio do Reino Milenar! 

- Contudo, mais no final de seu ministério, Paulo alcançou esta certeza de que ele ganharia o prêmio. Pois, ele afirmou, categoricamente em (2 Timóteo 4:5-8) o seguinte: 

- “Tu (Timóteo), porém, sê sóbrio (ajuizado) em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério. Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação (chegou a minha hora de ser sacrificado), e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. 
“Já agora a a coroa da justiça me está guardada,(ou seja, o prêmio da vitória para reinar na era milenar está garantido) a qual o Senhor, reto Juiz, me dará naquele Dia ( ou seja, na era do Reino Milenar aqui neste mundo, logo após Sua Segunda Vinda); e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda”.

- Ora, o “Dia” a que Paulo se refere nada mais é do que o “sábado da era vindoura”; é o “sábado da maturidade” !

- Eu torno a insistir na pergunta: Como está seu crescimento na vida da igreja ? Como você está correndo a sua carreira na vida da igreja ?

- Ora, como Paulo disse a Timóteo: “...cumpre cabalmente o teu ministério”, “combata o bom combate” e “complete a sua carreira ou corrida”. 

- Com certeza a resposta a estas perguntas determinará o nosso futuro. Será que você e eu estaremos no “sábado da maturidade” durante o milênio ?

- Obs.) Muitos cristãos tem o conceito, equivocado, de que, uma vez que estão salvos, eles participarão, automaticamente, do Reino Milenar com Cristo aqui neste mundo logo após a sua Vinda!

- Ora, saiba que, “enquanto a salvação é pela fé”, “reinar com Cristo por mil anos no sábado da maturidade”, não é questão da salvação, mas é um “prêmio” que nos encoraja a correr a carreira cristã. 

- Conclusão: A vida da igreja hoje é o “sábado do crescimento” que nos conduz ao “sábado da maturidade”, ou seja, ao “sábado da Era do Reino Milenar”!

- Amados, Precisamos ver como estamos crescendo; precisamos observar se estamos correndo bem a carreira da vida na igreja. 


- Portanto, não fique preocupado apenas com “guloseimas espirituais” de curas, milagres e obter coisas materiais! Preocupe-se, antes de tudo, em crescer e amadurecer recebendo cada vez mais da vida de Deus pois, é somente isso que vai contar no final de tudo! Pense a respeite, e mude de atitude!




Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
20 de fevereiro de 2014


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL