SÉRIE: A Nova Aliança - Espírito e Vida - PARTE 2




O SIGNIFICADO DA PALAVRA “IGREJA”

- Sem dúvida alguma, os temas centrais do Livro de Efésios são a “graça de Deus” e a “Igreja de Jesus Cristo”. Aliás, em todas as epístolas de Paulo vemos os mesmos temas, sendo apresentados de diversos ângulos.

- Então, ao falar sobre a graça, Paulo tinha de falar sobre a Igreja, pois esta é formada por todos aqueles que foram escolhidos por graça.

- Uma pergunta: O que significa a palavra grega “ekklesia” ?

- Significa literalmente: “os chamados para fora”. Ou seja, são todos os que foram chamados para fora do sistema deste mundo maligno para pertencer a Jesus.

- Isto é são todos aqueles que foram escolhidos, primeiramente, dentre o povo judeu e, em segundo lugar, escolhidos dentre o povo gentio. 


- Veja bem. Essa escolha, não depende do cumprimento dos mandamentos que foram impostos aos judeus e, nem tampouco da decisão pessoal de uma pessoa quanto ao desejo dela decidir pela sua salvação, e nem tampouco do cumprimento de rituais e mandamentos.

- Na verdade, a melhor DEFINIÇÃO DA IGREJA DE JESUS, é apresentada pelo apóstolo Paulo em (Efésios 1:1-23):
- (vers.1) “aos SANTOS” – ou seja aos “SEPARADOS PARA SEREM CHEIOS DA VIDA DE DEUS, ” e “FIÉIS” –“AQUELES QUE SÃO CHAMADOS PARA PERMANECER NA FÉ”.

- (vers.4) “aos que foram ESCOLHIDOS ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO”

- (vers.5) “aos que foram PREDESTINADOS, EM AMOR, PARA SEREM ADOTADOS COMO FILHOS, POR MEIO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO A APROVAÇÃO DE SUA VONTADE”

- (vers.7) “os que foram REDIMIDOS, ou seja, AQUELES QUE FORAM COMPRADOS DE VOLTA POR UM ALTO PREÇO, e que obtiveram a REMISSÃO DOS PECADOS, isto é, AQUELES QUE OBTIVERAM A REMOÇÃO DEFINITIVA DOS SEUS PECADOS PARA SEMPRE, segundo a riqueza da sua graça”

- (vers 8 e 9) “OS QUE RECEBERAM UM DERRAMAMENTO ABUNDANTE DA SABEDORIA E PRUDÊNCIA DO MISTÉRIO DA SUA VONTADE”

- (vers.11) “os que foram PREDESTINADOS PARA RECEBER A HERANÇA DE CRISTO E SER HERANÇA DELE, de acordo com a SUA INTEIRA VONTADE, e CUJOS NOMES FORAM ESCRITOS NO LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO, ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO”

- (vers.12) “aqueles que LOUVAM A JESUS por causa do derramamento da sua glória sobre eles”

- (vers.13-14) “aqueles que foram SELADOS COM O SANTO ESPIRITO DA PROMESSA, ou seja, aqueles que FORAM BATIZADOS, isto é, QUE FORAM MERGULHADOS NO ESPÍRITO SANTO, que é a GARANTIA DA SALVAÇÃO ETERNA, cujo PENHOR, ou seja, cuja presença deste Espírito Santo dentro dele É A GARANTIA QUE DEUS DÁ DE QUE A NOSSA SALVAÇÃO SERÁ CONSUMADA”

- (vers.17-18) “aqueles que RECEBERAM ESPÍRITO DE SABEDORIA E DE REVELAÇÃO NO PLENO CONHECIMENTO DELE, ou seja, aqueles que têm um conhecimento inspirado das coisas divinas, e que tem os olhos (do coração) iluminados para conhecerem os mistérios e desígnios de Jesus Cristo, e que têm um chamamento, um ministério inspirado pela glória de Cristo”

- (vers.19-) “aqueles que RECEBERAM A SUPREMA GRANDEZA DO PODER DE JESUS CRISTO”

- Uma observação importante: No livro do Apocalipse, vemos também uma super definição da Igreja de Jesus Cristo.

- Vejamos, então, o texto de (Apocalipse 7:4-8) :

- “Então, ouvi o número dos que foram selados, que era cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel: da tribo de Judá foram selados doze mil; da tribo de Rúben, doze mil; da tribo de Gade, doze mil; da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil; da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil; da tribo de Zebulom, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim foram selados doze mil”.

- Uma das primeiras perguntas que as pessoas fazem com respeito ao Livro do Apocalipse é: Quem são os 144 mil ?

- Devemos entender, entretanto, que no Livro do Apocalipse, os números representam idéias, e não aritmética. Sendo assim, os números representam sempre alguma coisa importante.

- Em primeiro lugar, é importante dizer que, no texto acima, os 144 mil não representam as tribos de Israel.

- Em segundo lugar, estes 144 mil não são literalmente 144 mil indivíduos, e sim um número representativo da Igreja de Jesus Cristo, em todas as épocas da História: a Igreja perfeita e completa!

- Observação: A lista apresentada por João não é representativa de Israel segundo a carne, pelas seguintes razões:

- 1) Todas as listas das tribos de Israel registradas na Bíblia começam com o filho primogênito que, no caso é Rúben. Contudo, na lista apresentada por João, quem encabeça a lista é Judá.

- 2) A tribo de Efraim (veja Números 1:33) foi ignorada por João na sua lista em Apocalipse 7. Então, qualquer lista correta das tribos de Israel jamais eliminaria a tribo de Efraim.

- 3) A tribo de Dã também não foi mencionada por João.

- 4) A tribo de Levi está incluída nesta lista apresentada por João. Mas os levitas não tinham herança entre as demais tribos, por ser ela a dos sacerdotes.

- 5) Finalmente, a tribo de José (Apoc.7:8) simplesmente não existia. José, aqui mencionado, tinha dois filhos: Efraim e Manassés, que receberam toda a herança.

- Conclusão: Diante das “lacunas” desta lista, entendemos que “esta listagem” representa, então, “um outro grupo”, e não as doze tribos de Israel do Velho Testamento.

- Obs.) Se a primogenitura de Rúben foi esquecida nesta lista, por quê razão então foi colocado Judá em primeiro lugar?

- A resposta é fácil de determinar. Esta é a lista de um grupo de pessoas cujo Primogênito é o Leão da Tribo de Judá: ou seja, o Senhor Jesus Cristo. Ela corresponde, então, ao “Novo Israel”, ou seja, a “Igreja de Jesus Cristo”.

- Como sabemos, o nome “Israel” significa “uma pessoa que foi conquistada por Deus”. Esta lista é, portanto, uma definição precisa dos redimidos pelo Cordeiro em todos os tempos. Ou seja, fala sobre “Israel segundo o Espírito”.
- Muito bem. Para definir os “144 mil”, é necessário observarmos a numerologia bíblica. Por exemplo, o que acontece se você ao invés de somar 12 mais 12 e multiplicar 12 vezes 12 ?

- Lembre-se: O número “12” é o número representativo da Igreja, em todos os tempos. Ou seja, este número se refere às “12” tribos de Israel (a Igreja do Velho Testamento) e os “12” apóstolos (a Igreja do Novo Testamento)

- Óbviamente o resultado será 144. Contudo, se você multiplicar novamente 144 por 10 (este número representa totalidade) três vezes (3 é o número que simboliza Deus), encontraremos os 144 mil.

- Resumindo: 144 x 10 x 10 x 10 = 144. 000

- Ou seja, Deus (3) mesclado com a totalidade (10) é igual a número simbólico da totalidade dos servos do Senhor em todas as gerações da História.

- Uma pergunta importante: qual a razão de serem incluídos, nesta definição da Igreja de Jesus Cristo os nomes de 12 israelitas?

- A resposta só pode ter sentido se for obtida através do significado destes nomes. Pois, conforme o Livro de Gênesis, o nome de cada pessoa nas primeiras gerações correspondia ao tipo de seu caráter.

- Sendo assim, veremos então pelas definições dos 12 nomes que compõem a lista de João que, a soma total delas é uma super-definição da Igreja de Jesus Cristo.

- Vejamos, agora, o que significam cada um destes nomes segundo suas definições no livro de Gênesis:

- 1) “Judá” significa “Louvor” ( A igreja é composta de pessoas que louvam a Deus em Espírito e em Verdade)

- 2) “Ruben” significa “Eis um filho” (A igreja é composta de filhos que nasceram pela fé em Jesus Cristo)

- 3) “Gade” significa “Uma companhia numerosa” (A igreja é composta de um número incontável de pessoas)

- 4) “Aser” significa “Cheio de Alegria” ( A igreja é composta de pessoas que receberam a alegria e o regozijo do Espírito Santo)

- 5) “Naftali” significa “Lutar e vencer” ( A igreja é um exército de pessoas que sempre lutam, mas sempre vencem)

- 6) “Manassés” significa “Quem esqueceu” (A igreja é um grupo de pessoas que abandonaram a velha vida, e que estão buscando uma vida nova em Cristo Jesus)

- 7) “Simeão” significa “Quem ouve” ( A verdadeira igreja é composta daqueles que ouvem a voz de Deus)

- 8) “Levi” significa “Juntado, ou unido” ( A igreja é um só corpo unido pela fé, pelo amor de Jesus Cristo)

- 9) “Issacar” significa “Um preço foi pago” (A igreja é um grupo de pessoas que foram compradas por preço, ou seja, pelo sangue de Jesus na cruz do Calvário)

- 10) “Zebulom” significa “Um lugar de moradia” (Somos o Templo do Espírito)

- 11) “José” significa “Acréscimo ou abundância” (Como igreja, nosso alvo é crescer cada vez mais na vida de Deus, a fim de chegarmos à maturidade de varão perfeito)

- 12) “Benjamim”. Este nome exige uma explicação melhor. Benjamim foi o último filho de Raquel, muito querido de Jacó, seu pai. Ora, quando Raquel morreu, antes, ao nascer o filho deu-lhe o nome de “Benoni” , que significa “filho da minha tristeza”.

- Jacó, porém, mudou o seu nome para “Benjamim”, que quer dizer “filho da minha mão direita”.


- Sem dúvida alguma, Benjamim é considerado uma figura representativa de Cristo: Benoni/Benjamim, ou seja, depois da “tristeza da Sua paixão na cruz, Ele passou a estar à mão direita do Pai no céu.

- Conclusão: Esta “listagem apresentada por João em (Apocalipse 7:4 - 8) são os pontos básicos para definir quem são os verdadeiros escolhidos, ou seja, aqueles que foram selados não só dentre o povo judeu, como também os eleitos e predestinados dentre o povo gentio. Enfim, aqueles que receberam Jesus como seu Salvador pessoal é que são a verdadeira “Igreja de Deus”, isto é, o “Israel de Deus”..

- Então, como podemos observar, todos estes requisitos, dependem exclusivamente do Cabeça, ou seja, depende da escolha, atuação e mover de Jesus Cristo, através do Espírito Santo, e não de nenhuma prática e cumprimento de mandamentos, ordenanças ou de qualquer tipo de sacrifício que porventura alguém deseja fazer.




Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
25 de fevereiro de 2014


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL