SÉRIE: A NOVA ALIANÇA: ESPÍRITO E VIDA - PARTE 3




A IGREJA DE JESUS: O NOVO ISRAEL DE DEUS

- Muito bem. Continuando, no nosso Estudo sobre a Nova Aliança, Paulo tinha de mencionar sobre os judeus e gentios para mostrar duas posições contrastantes e, assim, mostrar a necessidade que ambos tinham desta graça. 

- Leiamos (1Coríntios 10:32-33)) “Não vois torneis pedra de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus, assim como eu também procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos”

- Este versículo mostra claramente os 3 grupos: judeus – o povo natural de Deus; gentios: o povo separado do povo de Deus e, por último, a igreja: a nova raça, o novo povo, o verdadeiro Israel, o povo da Nova Aliança que foi escolhido por graça, eleito por Deus, enfim, o único povo que Deus escolheu para realizar o Seu propósito eterno aqui na Terra.


- (Efésios 2:11) “Portanto, lembrai-vos de que outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas,”

- “Gentios na carne” e “Aqueles que se intitulam circuncisos, na carne”. 

- Com estas expressões, Paulo está mostrando que tanto os judeus como os gentios, estão na carne e, portanto, não são o povo eleito e escolhido de Deus para realizar as Suas obras que foram preparadas de antemão.

- Por quê diz: “gentios na carne, chamados incircuncisão” ? 

- Porque quem os chamava assim eram os judeus, que por serem circuncidados na carne, se julgavam os únicos dignos de ser o povo de Deus. 

- Paulo, no entanto, está dizendo: “Os judeus chamam vocês de gentios, achando que eles são o povo escolhido, mas, de fato, eles não são melhores que vocês. Tanto quanto vocês, eles também estão longe de Deus. 

- Pois, para fazer parte do Novo Israel, ou seja, da Igreja de Jesus Cristo, tanto judeus como gentios precisam ser circuncidados no Espírito. 

- Ora, sabemos que antigamente, isto é, desde Moisés até Jesus, era necessário ser circuncidado na carne para ser um judeu natural. Então, como os gentios não eram circuncidados na carne, os judeus os chamavam de “gentios e incircuncisos”

- Mas, agora, para fazer parte do povo da graça, é necessário receber o dom do arrependimento, concedido por Deus, pela Sua fé e SER CIRCUNCIDADO (SELADO, BATIZADO) PELO ESPÍRITO SANTO .

- Ora, entendemos que a “circuncisão na carne” era apenas uma figura da circuncisão no Espírito. Contudo, o tempo “de figuras e sombras” acabou-se com a vinda de Jesus Cristo, que, na verdade, trouxe a realidade das coisas celestiais (espirituais).

- (Hebreus 9:11,23-24) “Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, ...Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que se acham nos céus se purificassem com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais, com sacrifícios a eles superiores. Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus;”

- Então, ao mostrar que todos, tanto judeus como gentios, estão na carne, Paulo estava preparando terreno para o aparecimento de um novo povo, isto é, a Igreja de Jesus Cristo, que é composta de judeus e gentios circuncidados “NO ESPÍRITO”! 

- Importante: Infelizmente, hoje, muitos cristãos tem Cristo da mesma maneira que os judeus tinham a lei de Moisés. Ou seja, não é algo que funciona e que modifica a vida deles.

- Na verdade, estes cristãos tem apenas leis, regras, doutrinas, legalismo, etc. mas, eles não têm a prática e a experiência da doutrina da graça de Deus: VIDA, CRESCIMENTO, COMUNHÃO E ANDAR NO ESPÍRITO! 

- É bom lembrar que os judeus rejeitaram a Jesus (que é a graça de Deus) porque ficaram orgulhosos pelo fato de terem o conhecimento da Lei, e, por isso achavam que não precisavam da graça.

- Por causa disto, Deus os rejeitou por algum tempo. E, a partir daí, começou então o “tempo dos gentios”. (Romanos 11:11-15).

- Infelizmente, muitos líderes e pregadores da Bíblia tem afirmado que Deus rejeitou Israel natural, e que agora Ele só se interessa pela Igreja de Jesus Cristo.
- Contudo, este capítulo de Romanos 11 contradiz totalmente esta doutrina. Vejamos, por exemplo, o que diz os (vers. 1 a 5)

- “Pergunto, pois: terá Deus, porventura, rejeitado o seu povo? De modo nenhum! Porque eu também sou israelita da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo (judeu), a quem de antemão conheceu, Ou não sabeis o que a Escritura refere a respeito de Elias, como insta perante Deus contra Israel, dizendo: Senhor, mataram os teus profetas, arrasaram os teus altares, e só eu fiquei, e procuram tirar-me a vida. Que lhe disse, porém, a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos diante de Baal. Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça.” 

- A razão desta pergunta é porque nos capítulos 9 e 10 parecem indicar que Deus abandonou Israel, pois algumas pessoas pensavam assim. 

- Contudo, Paulo diz no (vers.2) “Deus não rejeitou o seu povo, a quem de antemão conheceu...” 

- No capítulo 10 de Romanos, parecia que, em certo sentido, Paulo era contra Israel. Mas, agora, no capítulo 11, ele diz que “há um remanescente reservado segundo a eleição da graça” .

- Então, assim como nos dias de Elias que houve um remanescente de sete mil homens que não adoraram a Baal, existe também um remanescente de Israel natural nesses dias. 

- (vers.6-12) “E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça. Que diremos, pois? O que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou; e os mais foram endurecidos, como está escrito: Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até ao dia de hoje. E diz Davi: Torne-se-lhes a mesa em laço e armadilha, em tropeço e punição; escureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam, e fiquem para sempre encurvada as suas costas”. Pergunto, pois: porventura, tropeçaram para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela sua transgressão, veio a salvação aos gentios, para pô-los em ciúmes. Ora, se a transgressão deles redundou em riqueza para o mundo, e o seu abatimento, em riqueza para os gentios, quanto mais a sua plenitude!” 

- Ora, o (vers.6) diz que fomos “reservados, eleitos pela graça, e não pelas obras”

- Muito bem. Os judeus tropeçaram, mas não para ficarem prostrados para sempre. Eles não creram na justiça de Deus (Jesus Cristo), e por isso, tropeçaram.

- Eles rejeitaram a Cristo e, consequentemente, foram rejeitados por Deus, temporariamente, para que os gentios entrassem também nos propósitos de Deus.

- Então, a economia (isto é, a administração) de Deus em Sua eleição é primeiramente com o remanescente de Israel, reservado por graça, e, em segundo lugar com os gentios, salvos, também por graça, pelo tropeço de Israel.

- Como diz o (vers. 11) “Pergunto, pois: porventura, tropeçaram para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela sua transgressão, veio a salvação para os gentios, para pô-los em ciúmes”.

- Paulo descreve o “tropeço dos judeus” como um “passo em falso”. Então, por causa deste “passo em falso” de incredulidade, a salvação veio para os gentios.

- É exatamente isto que diz o (vers.12) “Ora, se a transgressão (ou tropeço”, passo em falso) deles (judeus) redundou em riqueza para o mundo, e o seu abatimento, em riqueza para os gentios, quanto mais a sua plenitude!”

- (vers.13-15) “Dirijo-me a vós outros, que sois gentios! Visto, pois, que eu sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério, para ver se, de algum modo, posso incitar à emulação (criar ciúmes) os do meu povo e salvar alguns deles. Porque, se o fato de terem sidos eles rejeitados trouxe reconciliação ao mundo, que será o seu restabelecimento, senão vida dentre os mortos? ”

- Veja bem. Embora Paulo estivesse glorificando seu ministério entre os gentios, na verdade, ele estava debatendo em favor de Israel.

- Na verdade, se a queda de Israel foi uma benção para os gentios, então a sua restauração produzirá maior bênção ainda. 

- Enfim, a rejeição deles resultou em reconciliação, isto é, salvação dos gentios, e a sua restauração resultará em “vida dentre os mortos”, ou seja, a revelação da graça de Deus nos últimos dias, através do poder do Cristo ressurreto. 

- Obs.) Israel natural é o relógio de Deus. Pois, tudo que acontece com Israel no plano natural, tem um acontecimento paralelo no plano espiritual também para a Igreja.

- Por exemplo: O restabelecimento de Israel como nação, em 1948, trouxe bênçãos também para o Reino de Deus, como o Avivamento da chuva serôdia e, em 1967, o Movimento Carismático!

- Sem dúvida alguma, os judeus irão trazer um entendimento tão rico do Velho Testamento para nós gentios, que ficaremos muito envergonhados!

- Enfim, a graça de Deus virá abundantemente sobre todo o seu povo: Judeus e Gentios formando um só Israel espiritual! 




Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
28 de fevereiro de 2014


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentario e espere nosso contato.