SÉRIE: Como Se Preparar Para O Fim Dos Tempos – PARTE 8




“QUANTO É QUE PRECISAMOS CRESCER PARA PODER ENTRAR NO REINO MILENAR? (A PARÁBOLA DO SEMEADOR: O CRISTÃO “QUE ESTÁ À BEIRA DO CAMINHO” 

- Muito bem. Como já vimos anteriormente em (Apocalipse 14: 14-16), na Sua Segunda Vinda, o Senhor usará uma foice afiada para ceifar a seara da terra que amadureceu!

- O texto acima diz o seguinte:  “Olhei, e eis uma nuvem branca, e sentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem, tendo na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada. Outro anjo saiu do santuário, gritando em grande voz para aquele que se achava senado sobre a nuvem: 
“Toma a tua foice e ceifa, pois chegou a hora de ceifar, visto que A SEARA DA TERRA JÁ AMADURECEU! E aquele que estava sentado sobre a nuvem passou a sua foice sobre a terra, e a terra foi ceifada.”


- Então, quanto é que nós temos de crescer hoje, na Era da Igreja, a fim de sermos alcançados por esta foice afiada do Senhor, e nos levar para reinarmos com Ele no reino milenar?

- Para responder a esta pergunta muito importante, precisamos ler novamente a “Parábola do Semeador”, registrada em (Marcos 4: 2-9; 10-20).

-Muito bem. Na Bíblia, a expressão “solo da terra” é representada, primordialmente, pelo “coração dos filhos de Deus”, isto é, de todos os que realmente foram salvos pela fé no Filho de Deus – Jesus Cristo”. 

- Ou seja, Deus nos escolheu para sermos o “solo no qual Ele semearia a Si mesmo dentro de nós, para que pudéssemos crescer e amadurecer ao ponto de alcançarmos à estatura de “FILHOS MADUROS ”. 

- Por exemplo: É exatamente isso que vemos na Parábola do Semeador, em (Marcos 4: 2- 20), onde lemos o seguinte:

- “Assim (Jesus), lhes ensinava (aos seus discípulos) muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento. Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra.Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um...(vers.10-20) (A explicação da parábola)Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. 

“Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles. Então, lhes perguntou: Não entendeis esta parábola e como compreendereis todas as parábolas? O semeador semeia a palavra. São estes os da beira do caminho, onde a palavra é semeada; e, enquanto a ouvem, logo vem satanás e tira a palavra semeada neles. Semelhantemente, são estes os semeados em solo rochoso, os quais, ouvindo a palavra, logo a recebem com alegria. Mas eles não têm raiz em si mesmos, sendo, antes, de pouca duração; em lhes chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam. Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra, mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera. Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um”.


- Muito bem. Neste texto acima, Jesus ilustrou claramente que há QUATRO TIPOS de “SOLO”, ou seja, QUATRO TIPOS DE CRISTÃOS relacionados com o “CRESCIMENTO DA VIDA DE DEUS NELES”. 

- Na verdade, nesta parábola, o Senhor nos mostra que tipo de de pessoa é que tem o crescimento adequado na vida de Deus. 

- Portanto, precisamos dizer que esta é uma parábola voltada exclusivamente para “aqueles a quem é dado conhecer os mistérios do Reino de Deus”, ou seja, para nós, cristãos, conforme (vers. 11). 

- Isto significa, então, que esta parábola não tem nada a ver com “os de fora, isto é, com aqueles que não se converteram e, portanto, não receberam o perdão dos seus pecados”, conforme (vers.12)


- Sendo assim, o conteúdo e o ensinamento desta parábola é tão somente para os “filhos de Deus”, e não para os “ímpios”, isto é, para os incrédulos! 

- Muito bem. A primeira coisa que podemos perceber é que Jesus, é tanto o Semeador como a Semente (vers. 3 e 14) . 

- Portanto, como falamos a pouco, Jesus é o Semeador que veio para plantar-se a Si mesmo como Semente dentro do “solo do coração” de todos os que O confessaram como Salvador e Senhor de suas vidas. 

“O CRISTÃO “QUE ESTÁ À BEIRA DO CAMINHO”

- Muito bem. Como falamos a pouco, temos a figura do nosso coração representado como o “solo da Terra”, segundo a Parábola do Semeador, registrada em (Marcos 4: 2 – 20)

- Então, como vimos, Jesus é o Semeador que veio para plantar-se a Si mesmo como Semente naqueles que O confessaram como Salvador e Senhor de suas vidas. 

- Sendo assim, vejamos, agora, então, a primeira categoria destes cristãos, que denominamos de “CRISTÃOS À BEIRA DO CAMINHO”, conforme o (vers. 15).

-
- Portanto, estar “à beira do caminho” refere-se a um lugar “próximo do caminho”. Ou seja, este cristão não está “no caminho”, mas ele está “próximo ao caminho”!

- Esta é, portanto, a descrição de um cristão que está mais perto do “caminho do mundo”, ou seja, as “coisas deste mundo” ainda estão muito vivas dentro do seu coração.

- Ele está, na verdade, com “um pé no mundo” e “o outro pé” nas coisas de Deus. Ou seja. Seu coração está dividido entre os prazeres do mundo e os prazeres espirituais.

- Isto significa, então, que o coração deste cristão foi endurecido pelo “tráfego das coisas mundanas”. E, consequentemente, isto dificulta a germinação da semente de vida do Senhor Jesus dentro dele. 

- Aliás, como diz o texto de (Marcos 4) nos (vers. 4 e 15), a semente plantada à beira do caminho pode ser apanhada pelos pássaros, ou seja, pela ação dos “principados e potestades do ar”, que são “pássaros malignos”, que influenciam, favorecem e endurecerem o coração deste cristão dividido. 

- Conclusão: Se, os valores do “sistema deste mundo” com seus prazeres carnais estiverem vivos dentro de você, a vida de Deus não poderá crescer adequadamente. Na verdade, esta vida estará estagnada! 

- Portanto, amado (a) não se esqueça de que a nossa luta não é contra carne e nem sangue, mas contra os principados e potestades que habitam nas regiões celestes, e que influenciam diretamente todo o sistema do mundo em que vivemos. 


- Lembre-se: Nós precisamos crescer e amadurecer na vida de Deus, expressando as virtudes e reações de uma pessoa que prática os atos de justiça, isto é, que vive uma vida sem culpa expressando na sua alma o “Fruto do Espírito”.




Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
28 de fevereiro de 2014


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL