SÉRIE: A Nova Aliança: Espírito e Vida - PARTE 4




QUEM É A FARINHA OFERECIDA COMO PRIMÍCIAS ? E QUEM É A RAIZ DA OLIVEIRA?

- Leiamos, agora, (Romanos 11: 16-18): “E, se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão. Se, porém, alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo oliveira brava, foste enxertado em meio deles e te tornaste participante da raiz e da seiva da oliveira, não te glories contra os ramos; porém, se te gloriares, sabe que não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti”.

- Uma pergunta: Quem é a “farinha oferecida como primícias” e quem é a “raiz da oliveira”?

- Creio que a resposta correta é ABRAÃO, ISAQUE e JACÓ! Pois, em (Romanos 11:28) Paulo diz que Israel é amado por causa dos patriarcas. Eles são, portanto, a farinha e a raiz da oliveira.


- Observação: Precisamos entender a diferença entre a “farinha oferecida como primícias” e a “massa”.


- Por exemplo: Suponha que você tenha uma massa de farinha para a preparação de bolos e, você tira uma porção de farinha desta massa.

- Essa porção de farinha que foi tirada é considerada “as primícias”.

- Veja bem. Na Bíblia, a “farinha oferecida como primícias” não era para o povo comer; ela era primeiramente oferecida a Deus e então dada aos sacerdotes para ser alimento deles.

- Então, de acordo com (Números 15:18-21) Deus disse a Israel que depois que eles entrassem na Terra Prometida, eles deveriam oferecer a primeira porção de farinha ao Senhor. E, essa porção era chamada de “as primícias”.

- Leiamos, então, o texto: “Disse mais o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Moisés e dize-lhes: Quando chegardes à terra em que vos farei entrar, ao comerdes do pão da terra, apresentareis oferta ao Senhor. Das primícias da vossa farinha grossa apresentareis um bolo como oferta; como oferta da eira, assim o apresentareis. Das primícias da vossa farinha grossa apresentareis ao Senhor oferta nas vossas gerações”

- Então, a expressão “farinha oferecida como primícias” em (Romanos 11:16) é uma referência a este texto de (Números 15).

- Obs.) Comentar o texto de (João 20:11-17) – (vers.17) 

- “Recomendou-lhe Jesus (a Maria Madalena): Não me detenhas; porque ainda não subi para o Pai, mas vai ter com os meus irmãos, e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus”.

- Ora, precisamos nos lembrar, aqui, que Jesus é o “pão – que é feito de farinha - que desceu do céu” e, que, após a sua ressurreição, Ele, como “a farinha oferecida como primícias” tinha de ser oferecido, primeiramente, para o desfrute de Deus. 

- Por esta razão é que Jesus impediu que Maria Madalena o desfrutasse primeiro. Pois, este desfrute teria de ser, em primeiro lugar, ao Pai. Daí, então, ter ele ascendido, em secreto, ao céu para alegria do Pai.

- Aliás, isto é uma referência ao texto de (Levítico 23:9-12;15-17)


- “Disse mais o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando entrardes na terra que vos dou, e segardes (cortar, ceifar) a sua messe (colheita madura), então trareis um molho das primícias da vossa messe ao sacerdote: este moverá o molho perante o Senhor, para que sejais aceitos.......Contarei para vós outros desde o dia imediato ao sábado, desde o dia em que o trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão. Até ao dia imediato ao sétimo sábado, contareis cinquenta dias: então trareis nova oferta de manjares ao Senhor.”

- (Agora, lendo (Atos 2:1- 4) lemos: “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes (que significa “Cinquenta” – Cinquenta dias após a ressurreição de Jesus) estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente veio do céu um som, como de um vento impetuoso e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram distribuídas entre eles, línguas como de fogo e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo, e passaram a falar, em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem”.

- (Como estamos falando, Jesus foi “a farinha oferecida como primícias”, (Ele é descendente de Abraão, Isaque e Jacó) que são “as primícias da farinha”, ou seja, são os judeus. 

- E, nós os gentios eleitos por graça”, são a “massa restante,” ou seja, somos parte da colheita abundante, eleita e escolhida de Deus, que começou no Dia de Pentecostes! )

- Então, estamos afirmando que, segundo Paulo em (Romanos 11:16), os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó eram a farinha oferecida como primícias para Deus, e todos os seus descendentes, são a massa.

- (Levítico 23:16-17) “Até ao dia imediato ao sétimo sábado, contareis cinquenta dias; então trareis nova oferta de manjares ao Senhor. Das vossas moradas trareis DOIS PÃES PARA SEREM MOVIDOS; de duas dízimas de um efa de farinha serão; levedados se cozerão; são primícias ao Senhor”.

- Como acabamos de ver, “cinquenta dias depois”, isto é, “no dia de Pentecostes, foram apresentados “dois pães levedados (ou seja, fermentados”, que são: os judeus e os gentios.

- Então, após o Pentecostes, se formou “o primeiro pão fermentado” (com impurezas), isto é, a “Igreja de Jerusalém”, formada por judeus.

- Mais tarde, se formou “o segundo pão fermentado”, também cheio de impurezas, ou seja, a “Igreja de Antioquia”, formada por gentios.

- Ler, cuidadosamente, os seguintes textos: (Atos 11:19-26), (Atos 13: 44-52) e (Atos 15:1-21)

- Muito bem. Continuando no nosso estudo, entendemos que os 3 patriarcas são também a raiz da seiva da oliveira cultivada de Deus, e, todos os seus descendentes, são os ramos! 

- (Romanos 11:17) “Se, porém, alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo oliveira brava, foste enxertado em meio deles e te tornaste participante da raiz e da seiva da oliveira”

- Ou seja, aqui, Paulo diz que nós, os “gentios” , sendo “oliveira brava”, fomos enxertados e nos tornamos co-participantes da raiz.

- Muito bem. O “enxerto” é uma questão de vida. Pois, o enxerto do ramo de uma árvore brava em uma árvore cultivada é para que este ramo da árvore brava (gentios) receba a vida da árvore cultivada (judeus).

- Ou seja, nós, os gentios, os “ramos bravos”, fomos enxertados para poder receber e desfrutar também das riquezas da vida de Cristo, através das promessas dadas a Abraão, Isaque e Jacó.

- Muito bem. Voltanto ao texto de Romanos 11, não podemos nos esquecer que Deus é poderoso para enxertar os judeus na oliveira (eles são os ramos naturais) como também salvar os gentios (ramos enxertados)

- Leiamos os (vers.23-24) “Eles (os judeus) também, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; pois Deus é poderoso para os enxertar de novo. Pois, se foste cortado da que, por natureza, era oliveira brava e, contra a natureza, enxertado em boa oliveira, quanto mais não serão exertados na sua própria oliveira aqueles que são ramos naturais!”

- (vers. 25) “Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não sejais presumidos (vaidosos, presunçosos) em vós mesmos): que veio endurecimento em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios”.

- Então, esse “endurecimento” veio “em parte”, ou seja, é temporário, até que “haja entrado a plenitude dos gentios”, isto é, até que se complete “o número da totalidade dos gentios” que serão eleitos.

- (vers.26) “E assim, todo o Israel será salvo...”

- É importante observar que Paulo não está dizendo que todo judeu será salvo. Ele está afirmando que o Israel espiritual só será completo, quando Deus enxertar novamente os judeus naturais.

- Portanto, não é todo Israel natural que será salvo, mas sim todo o Israel de Deus. Ou seja, conforme diz (Gálatas 6:15-16) : 

- “Pois nem a circuncisão (judeus) é coisa alguma, nem a incircuncisão,(gentios) mas o ser nova criatura. E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus”(ou seja, o “remanescente dos judeus eleitos, mais os gentios escolhidos”.

- (Romanos 11:30-32) “Porque assim como vós (gentios) também, outrora, fostes desobedientes a Deus, mas, agora, alcançastes misericórdia, à vista da desobediência deles, (judeus) assim também estes, agora, foram desobedientes, para que, igualmente, eles (judeus) alcancem misericórdia, à vista da que vos foi concedida (gentios). Porque Deus a todos (judeus e gentios) encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos”

- Muito bem. Esta frase “...para que igualmente eles alcancem misericórdia, à vista da que vos foi concedida”, no grego, significa “alcancem misericórdia pela sua misericórdia” 

- Ou seja, Paulo está dizendo que pela desobediência dos judeus nós recebemos misericórdia, e, através desta misericórdia que recebemos, vamos também mostrar misericórdia aos judeus.

- Portanto, eles (judeus) vão receber misericórdia através da nossa (gentios) misericórdia!

- O (versículo 32) , talvez seja um dos mais importantes do livro de Romanos. Neste versículo, Paulo está encerrando a sua explanação desde o capítulo 1 ao capítulo 11 sobre judeus e gentios, para, então, a partir do capítulo 12 começar a parte prática da epístola.

- (vers.32) “Porque Deus a todos (judeus e gentios) encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos”. 

- Em outras palavras: Deus condenou judeus e gentios, usando a Lei, para mostrar a ambos (judeus e gentios) a graça de Deus! 

- Conclusão: Depois deste pequeno resumo de Paulo, cheio de tanta revelação, ele não teve outra alternativa, senão escrever um cântico, no Espírito: (ler Romanos 11:33-36)

- Importante: Agora, porém, quando Deus está para enxertá-los novamente na oliveira, e quando o tempo dos gentios está se findando, corremos o mesmo perigo de confiar no nosso entendimento natural da graça de Deus e do Evangelho, e rejeitar a realidade prática da graça prometida para estes últimos dias.

- (1Pedro1:5,13) “...que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo...Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo”.




Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
11 de fevereiro de 2014


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentario e espere nosso contato.