SÉRIE: Como Se Preparar Para O Fim Dos Tempos – PARTE 10




O CRISTÃO “BOA TERRA”

- Muito bem. A quarta, e a última categoria de cristãos, é a do tipo “Cristão Boa Terra”. 

- Vamos ler, então, (Marcos 4: 8,20): 

- “Outra, (semente) enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um...Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um” .

- Como estamos percebendo ao longo desta semana, não podemos deixar nenhuma impureza escondida dentro do nosso coração; também, não devemos nos preocupar com as ambições e as fascinações deste mundo.

- Outra coisa. Precisamos estar acima das riquezas e ter apenas um desejo: A vida de Deus e a Igreja do Senhor, ou seja, nosso alvo maior é nos relacionarmos com os “santos irmãos”. 

- Isto é que é a “Boa terra”. Pois, conforme lemos no (vers. 20) , “os que foram semeados em boa terra são aqueles que OUVEM A PALAVRA E A RECEBEM...”

- Muito bem. Para sermos essa “boa terra”, precisamos de tempo para ouvir a Palavra e tempo para receber a vida de Deus dentro de nós. 

- Portanto, quanto mais ouvimos a Palavra, mais recebemos a vida de Deus. E, quanto mais recebemos desta Vida, mais crescimento teremos. 

- Então, para que haja esta vida e este “crescimento em vida”, precisamos diariamente “invocar” o Senhor, “orar- lendo a Palavra” e “Ler a Palavra – Orando”

- Então, nós, os que “ouvimos a palavra e a compreendemos”, nos tornamos o “solo de Deus”. 

- Aliás, para comprovar esta verdade, leiamos também (1 Coríntios 3: 6-9) : 

“Eu (Paulo) plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho. Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.” 

- Veja bem. “Uma lavoura”, nada mais é do que um pedaço de terra destinada ao crescimento de certas coisas, tais como, legumes, verduras, trigo, etc. 

- Da mesma forma, a Igreja de Jesus é a terra de Deus; ela é a lavoura Dele para o crescimento de Cristo na vida de seus membros. 

- Portanto, na Igreja do Senhor, somos como verduras e legumes plantados por Deus para o crescimento de Cristo. 

- Segundo o texto citado, Paulo plantou, Apolo regou e Deus deu o crescimento, não para produzir frutos, mas para produzir “ouro, prata e pedras preciosas”, conforme os (vers. 12-13), do mesmo texto de (1 Coríntios 3) onde lemos o seguinte:

“...Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento (que é Jesus Cristo) é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará”. 

- Muito bem. Conforme temos enfatizado ao longo dos nossos estudos, o “ouro” representa a “natureza de Deus-Pai”; a “prata”, em tipologia representa a “obra de redenção do Filho” e, as “pedras preciosas” significam a “obra transformadora do Espírito Santo”. 

- Ou seja, todos nós que estamos na “lavoura” de Deus, isto é, na Igreja do Senhor, precisamos “crescer em vida” e, consequentemente, sermos transformados pela vida do Senhor. 

- Precisamos viver uma vida “redimida”, ou seja, uma vida sem culpa, sendo transformados pelo Espírito Santo na natureza “áurea” de Deus. 

- Na verdade, a Igreja é a “lavoura de Deus”, pois estamos sob o plantio e a irrigação da vida do Pai.

- Na realidade, todos nós somos originalmente, “criaturas de barro”. Ou seja. Nenhum de nós é uma “rocha” firme e estável. Contudo, precisamos ser transformados de barro em rocha firme!

- Foi por isso que quando “Simão” aproximou-se de Jesus, Ele, imediatamente, mudou seu nome para “Pedro”, que significa “pedra” (João 1:42). 

- Muito bem. Na verdade, a Igreja do Senhor só poderá ser edificada adequadamente, com “pedras vivas”, e não com “barro humano”.

- Ou seja, precisamos que a natureza do Pai seja infundida em nós, enfim, que a obra transformadora do Espírito Santo mude, de fato, nossa natureza humana frágil, super emocional, hiper racional e excessivamente insegura. 
- Depois disso então, seremos pessoas sólidas e dignas de confiança. Na verdade, sem esta transformação, Deus não poderá confiar plenamente em nós. 

- Importante: Uma igreja local jamais poderá ser edificada através de ensinos ou de determinadas doutrinas. Na verdade, ela só poderá ser edificada através de vidas transformadas !

- Portanto, o que precisamos é “ministrar vida às pessoas”, mais do que qualquer coisa. 

- Precisamos fazer o que diz ( Efésios 4: 15-16): “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor”. 

- Conclusão: Que possamos nos dedicar cada vez mais à leitura da Palavra, a fim de poder receber mais da vida de Deus e, consequentemente, crescermos e amadurecermos na “fé de Deus”. 

- Assim, seremos transformados em “nação santa”, sacerdotes do Deus Vivo” e povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamarmos as virtudes do nosso Deus.




Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
28 de abril de 2014


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL