SÉRIE: Como Se Preparar Para O Fim dos Tempos- PARTE 13




O MILÊNIO E O “DANO” DA SEGUNDA MORTE – DISCIPLINA E RECOMPENSA – PARTE 1 


INTRODUÇÃO

- Infelizmente, são poucos os cristãos que, de fato, conhecem a revelação bíblica a respeito do “Reino Milenar”, ou seja, da próxima Era que está por vir neste mundo quando, então, Jesus e os santos vencedores irão reinar conjuntamente.

- Na verdade, antes de mais nada precisamos estar conscientes de que haverá um Julgamento - Tribunal de Cristo - reservado para todos os cristãos, imediatamente após a Segunda Vinda de Cristo.

- Sem dúvida alguma, cada cristão será retribuído conforme o seu viver hoje na Era da Igreja. 

- E, particularmente, o “dano da segunda morte”, só será uma ameaça real para os cristãos que forem desobedientes ao Pai nos dias de hoje.

- Segundo (Apocalipse 2: 10-11) lemos: “Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o Diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá o DANO DA SEGUNDA MORTE”.

- De fato, as advertências que iremos apresentar nesta parte do nosso estudo, são uma prova de amor e misericórdia do nosso Pai celestial, dando-nos uma oportunidade para arrepender-nos, e vivermos durante o tempo que nos resta de modo agradável perante Ele. 

DISCIPLINA E RECOMPENSA 

- Antes de mais nada, precisamos distinguir duas coisas na Bíblia: 1) A disciplina de Deus sobre os cristãos nesta era e; 2) A salvação deles (dos cristãos) na eternidade.

- Uma pergunta: Por quê Deus nos disciplina?

- A resposta encontra-se em (Hebreus 12: 5- 6 ), onde diz: “E estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama, e açoita a todo filho a quem recebe”. 

- Muito bem. Aqui vemos claramente que o motivo da disciplina é o amor de Deus. Portanto, quem é disciplinado são os filhos que Deus ama!

- Isto significa, então, que Deus não disciplina os incrédulos. Sendo assim, a esfera da disciplina limita-se apenas aos cristãos, e, o motivo da disciplina é o amor.

- Então, Deus não disciplina um cristão porque Ele o odeia. Pelo contrário. Ele disciplina um filho porque Ele o ama! 

- Para confirmar esta verdade, leiamos (Apocalipse 3: 19): 

- “Eu repreendo e disciplino aos quanto amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te”. 

- Continuando, em (Hebreus12: 7-8), lemos: “É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como a filhos); pois que filho há a quem o pai não corrige? Mas se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.”

- Mais uma vez vemos que a esfera da disciplina limita-se somente aos filhos. 

- O (vers. 9-10) diz: “Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos. Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade”. 

- Veja bem. Em primeiro lugar, se aceitamos a disciplina de nossos pais na carne, muito mais ainda devemos aceitar a disciplina do nosso Pai espiritual.

- Em segundo lugar, vemos que Deus nos disciplina para aproveitamento, ou seja, a fim de sermos participantes de sua santidade.

- Portanto, se um cristão vive hoje de maneira relaxada, ou seja, sem manifestar a natureza e a santidade de Deus, com certeza, Deus terá de discipliná-lo.

- Pois, seu propósito é ter Sua santidade manifestada em nós. Por esta razão, é que Ele somente vai parar de nos disciplinar quando esta santidade for manifestada em nós. 

- Com isso, podemos dizer então que a disciplina é uma prova que pertencemos a Deus! Ela é uma prova do amor de Deus, alertando-nos para que não vivamos de qualquer maneira!

- Importante: Embora um cristão nunca possa perder a sua salvação, isto não significa que ele não vai receber um castigo ou uma severa punição da parte de Deus!

- Portanto, um cristão verdadeiro não pode fazer qualquer coisa com a sua vida. Do contrário, ele receberá uma disciplina, um “severo castigo”.

- De fato, embora sejamos salvos para sempre, não podemos dar vazão aos desejos pecaminosos da carne cometendo toda sorte de pecados e, até mesmo cair em perversão.

- Mas, se isto acontecer, Deus certamente estenderá Sua mão disciplinadora na vida de quem Ele ama, muitas vezes, ( e não todas as vezes) tocando na sua saúde, nos seus planos, permitindo dificuldades na família, etc.

- Que ninguém se engane: embora a salvação seja eterna, existem punições sérias para aqueles que são relaxados.

- Por outro lado, há também um outro motivo pelo qual Deus nos disciplina: “para não sermos condenados com o mundo”. É exatamente isso que Paulo nos diz em (1 Cor. 11:32): “Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo”. 

- Em outras palavras: A disciplina prova que somos salvos e, ao mesmo tempo, a disciplina preserva a nossa salvação! Pois Sua disciplina é um substituto de sermos condenados.

- Então, precisamos deixar bem claro que a disciplina não tem nada a ver com a perda da salvação. Pois, a salvação é eterna, e, portanto, não se pode perdê-la.

- Pelo contrário, temos um bom exemplo na Bíblia, de que a disciplina na vida de um cristão é uma prova que ele não perde a sua salvação, por mais que ele tenha cometido um pecado grave.

- Para isto, leiamos (1Cor. 5: 1-5): “Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai. E, contudo, andais vós ensoberbecidos e não chegastes a lamentar, para que fosse tirado do vosso meio quem tamanho ultraje praticou? Eu, na verdade, ainda que ausente em pessoa, mas presente em espírito, já sentenciei, como se estivesse presente, que o autor de tal infâmia, em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor, entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor [Jesus]”. 

- Conforme acabamos de ver, Paulo diz que entregou tal pessoa a satanás, para a destruição da carne. Contudo, Paulo disse que esta pessoa seria salva no Dia do Senhor. 

- Veja bem. A disciplina estava relacionada com o corpo. Com certeza, este homem que “dormia com sua madrasta” não queria abandonar este pecado.

- Certamente que ele fora advertido de tal comportamento. E, uma vez não querendo mudar, sua punição foi seguida de morte; morte do seu corpo e não do seu espírito. 

- Ora, se somos disciplinados por Deus pelo fato de termos cometido pecados, isto prova que ainda não deixamos que a vida de Deus tenha crescido suficientemente dentro de nós.

- Em outras palavras: se somos frequentemente disciplinados por Deus, isso é prova que crescemos muito pouco na vida do Senhor.

- E, se somos disciplinados é porque o nosso ego, a nossa alma, o nosso homem natural com suas emoções e vontades, são mais fortes dentro de nós do que vida de Deus.

- Isso é o mesmo que dizer: Quanto mais a vida de Deus cresce em mim, menos eu preciso de disciplina.

- Em outra oportunidade, falaremos mais a respeito de disciplina e punição. 

QUE O SENHOR JESUS TE ILUMINE PARA ENTENDER MELHOR ESTE ASSUNTO TÃO IMPORTANTE E TÃO URGENTE!


Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
20 de maio de 2014


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL