SÉRIE: Como Se Preparar Para O Fim dos Tempos- PARTE 14




O MILÊNIO E O “DANO” DA SEGUNDA MORTE – RECOMPENSA E DOM – PARTE 2 

- Precisamos entender que há uma diferença entre “recompensa” e “dom”. Ou seja, entre “Reino” e a “Vida Eterna”. 

- Muitos cristãos pensam que o “reino dos céus” é a “vida eterna” e, a “vida eterna” é o “reino dos céus”.

- Eles acham que perder o “reino” é perder a “vida eterna”. Mas, na verdade, uma pessoa pode perder o “reino dos céus”, mas ela não pode perder a “vida eterna”.

- Uma pergunta: O que é a recompensa e o que é o Dom ?

- Veja bem. Nós fomos salvos por causa do “Dom”. Ou seja, Deus nos deu o dom da salvação, gratuitamente; foi por Sua inteira graça. 

- Contudo, após sermos salvos, Deus imediatamente nos coloca, numa “pista de corrida”, em direção ao “Reino Milenar de Cristo”, como recompensa por aquilo que fizermos com a nossa salvação hoje.

- O que desejamos enfatizar é que quando alguém crê em Cristo, esta pessoa recebe imediatamente o presente da salvação. 

- Mas, quando alguém segue a Cristo de maneira adequada, esta pessoa recebe uma recompensa, que nada mais é do que Reinar com Cristo no Milênio. 

- Outra coisa importante: A salvação é obtida, tão somente por meio da fé que é dom de Deus. Mas, a recompensa do Reino Milenar é obtida por meio da fidelidade e das obras do cristão nos dias de hoje. 

- Infeizmente, muitos consideram o “reino dos céus” e a “vida eterna” como se fossem a mesma coisa. Ou seja, eles pensam que, uma vez que alguém é salvo quando crê, não precisa se preocupar com as obras. 

- Mas, na verdade, além da salvação eterna há uma recompensa, uma glória vindoura, uma coroa, um reino que será aqui neste mundo, cujo Rei será Jesus Cristo.

- Veja bem. Deus não pode permitir que alguém seja salvo pelas suas obras, como também Ele não pode permitir que alguém seja recompensado pela sua fé para entrar no reino. 

- Em outras palavras: Deus nunca salvará uma pessoa por causa de seus méritos pessoais. Por outro lado, Ele não irá recompensar uma pessoa com o Reino Milenar se ela não tiver mérito!

- Na Bíblia, há uma diferença entre salvação e reino Milenar; e, entre dom e recompensa. A salvação é o primeiro passo na experiência cristã. E, o segundo passo, é desenvolver esta salvação para se obter a recompensa do Reino Milenar.

- Leiamos (Apocalipse 2:23) – Carta à Igreja em Tiatira: “Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as suas obras”. 

- Então, há uma diferença entre “salvação” e “galardão”; e entre fé e obras. 

- (Lucas 6: 32-35): “Se amais os que vos amam, qual é a vossa recompensa? Porque até os pecadores amam aos que os amam. Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, qual é a vossa recompensa? Até os pecadores fazem isso. E, se emprestais àqueles de quem esperais receber, qual é a vossa recompensa? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus”. 

- Preste atenção: Em nenhum lugar na Bíblia diz que devemos amar os nossos inimigos e fazer o bem para que possamos receber a vida eterna. 

- Da mesma forma, não existe um só versículo que diz que devemos emprestar dinheiro aos outros e então seremos salvos!

- Mas a Bíblia diz que se fizermos estas coisas, a nossa recompensa, o nosso galardão será grande!

- Portanto, a nossa recompensa, o nosso galardão é a coroa, o trono e o reino!

- Importante: O “reino dos céus” é a manifestação exterior da autoridade de Deus hoje. 
- O “reino dos céus” também é a manifestação exterior da soberania de Deus.

- Ou seja, “os céus” são soberano e tem autoridade sobre o homem.

- Veja bem. O Sermão da Montanha, proferido pelo Senhor Jesus em Mateus 5 a 7 fala sobre o Reino dos Céus. Aqui, vemos como o homem pode entrar no Reino.

- Ou seja, nestes capítulos vemos a questão da recompensa. Podemos perceber que a palavra “recompensa” e “reino dos céus” são encontradas juntas várias vezes. 

- Por exemplo: Em (Mateus 5: 11-12) lemos: “Bem aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem (ofender, causar dano), e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós”. 

- Então, a recompensa é o reino dos céus! Continuando, lemos também em (Mateus 6: 1-2) o seguinte: “Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste. Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa”.

- Veja só. O reino dos céus é a recompensa. 

- Leiamos, também, (Mateus 16: 27-28): “Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então retribuirá a cada um conforme as suas obras. Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu reino”.

- Vemos aqui nestes versículos duas coisas: 
1) O cristão será recompensado pelas suas obras; 
2) Estas obras só serão conhecidas quando Cristo vier na glória do Pai com seus anjos estabelecendo seu reino sobre a Terra.

- Portanto, mais uma vez vemos que a recompensa estará no futuro!


- (Apocalipse 11: 15-18)) “O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos. E os vinte e quatro anciãos que se encontram sentados no seu trono, diante de Deus, prostraram-se sobre o seu rosto e adoraram a Deus, dizendo: Graças te damos, Senhor Deus, Todo-Poderoso, que és e que eras, porque assumiste o teu grande poder e passaste a reinar. Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo determinado para serem julgados os mortos, para se dar o GALARDÃO ( ou seja, a RECOMPENSA) aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto aos pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra”. 

- Então, o tempo do Reino é o tempo da recompensa. E, a recompensa é a obtenção da coroa e do trono. 

- Ora, receber uma “coroa” significa adquirir uma “posição de autoridade” no Reino. A “coroa” é o símbolo do Reino.

- Por outro lado, receberemos também um “trono”. O “trono” também é o símbolo do Reino. Ele representa posição no Reino, autoridade e glória.


Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
04 de junho de 2014


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL