SÉRIE: Como Se Preparar Para O Fim dos Tempos- PARTE 15




QUAIS AS QUALIFICACÕES PARA ENTRAR NO REINO MILENAR: FAZER A VONTADE DO PAI – PARTE 1 

- Importante: PARA ENTRAR NO REINO MILENAR PRECISAMOS FAZER A VONTADE DO PAI 

- (Mateus 7:21) diz: “Nem todo que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus”. 
- Muito bem. Para entrar no Reino dos céus, precisamos fazer duas coisas: 1) invocar o Senhor e 2) fazer a vontade do Pai celestial .
- Então, “Invocar ao Senhor” é suficiente para ser salvo, conforme nos diz (Romanos10:13): “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.

- Contudo, para “entrar no reino dos céus”, também precisamos “fazer a vontade do Pai celestial”.

- Logo, nem todo salvo que diz “Senhor, Senhor” entrará no Reino!
- Neste versículo, todas as pessoas dirigem-se ao Senhor como “Senhor”. Ou seja, o Senhor fará uma distinção entre os salvos que podem e os que não podem entrar no Reino. 

- Vemos, claramente, que a condição para entrar no Reino é “fazer a vontade do Pai”.

- Em (João 3: 1-5) lemos: “Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”. 

- Ou seja, obtemos a entrada no reino de Deus nascendo da vida divina e vivendo esta vida divina. 

- Então, a recompensa do reino tem por base a obediência do homem. Ora, quem não for fiel enquanto viver neste mundo fazendo a vontade do Pai, perderá o desfrute do reino.

- Muito bem. A seguir, em (Mateus 7 : 22 e 23), Ele nos explicou a questão de entrar no reino em forma de profecia:

- “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explícitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim os que praticais a iniqüidade”.

- A frase: “naquele dia”, refere-se ao dia quando será estabelecido o Tribunal de Cristo para a aprovação ,ou não, daqueles que forem entrar no Reino Milenar para reinar com Cristo, conforme (2 Cor. 5:10). 

- Muitos cristãos, por desconhecerem o significado dessa expressão: “Nunca vos conheci”, acham que tais pessoas certamente não são pessoas salvas. 

- Mas, não há a menor dúvida de que todas as pessoas que são mencionadas aqui, são cristãos salvos, pois elas disseram: “em teu nome”.Ou seja, elas tinham um relacionamento com o Senhor.

- Outra coisa. Estas palavras mencionadas pelo Senhor são a conclusão do Sermão do Monte, em seqüência às “Bem- Aventuranças” (capítulos 5 a 7). 

- Conforme já temos estudado, estas palavras: “nunca vos conheci”, serão pronunciadas no dia do Tribunal de Cristo para alguns cristãos . 

- A verdade é que hoje, muitos cristãos não veem a “luz de Deus em suas vidas” . Pois, eles estão errados em sua conduta e em seu viver. 

- Na verdade, o Senhor disse que seus discípulos não deveriam chamá-LO de “Senhor”, apenas com suas bocas. Pois, para chamá-Lo de Senhor, eles deveriam, antes de tudo, “fazer a vontade do Pai”.

- Portanto, a expressão “nunca vos conheci” é o mesmo que dizer: “Eu não aprovo a sua conduta, eu não reconheço a sua conduta”! Eu não vi mudança na sua vida!

- Como já estudamos anteriormente sobre a Parábola das Dez Virgens, vimos que as cinco virgens insensatas não foram aprovadas na sua conduta pessoal sendo transformadas pela vida de Deus. 

- Pois, mesmo que elas tivessem as “obras exteriores” como “profetizar, expelir demônios e realizar milagres”, estas obras não poderiam substituir o fazer a vontade do Pai.

- Na verdade, muitas vezes é possível fazermos estas “obras milagrosas”, sem, contudo, estarmos fazendo a vontade do Pai. 

- Importante: Devemos não somente chamá-Lo de Senhor com a nossa boca, mas também de fazermos a vontade do Pai em nosso andar e em nosso proceder pessoal. 

- Ou seja, o que o Senhor estava dizendo é que, aquilo em que nos tornamos após sermos transformados em nossa alma pelo Espírito de Deus, é mais importante do que aquilo que fazemos para Deus: mesmo que seja profetizar, realizar milagres ou expulsar demônios. 

- Ou seja. O mais importante é “aquilo que eu sou”, e não “aquilo que eu faço”! 

- A vontade do Pai é que sejamos “transformados de glória em glória na imagem do Filho”.

- Pois, em (2 Cor. 3: 18) lemos: “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”. 

- Amados! Precisamos negar a nossa vida da alma, isto é, negar a nossa vida natural, e substituí-la pela vida de Deus. 

- Ou seja, a nossa alma com suas vontades, desejos, cobiças, emoções e pensamentos precisa ser transformada!.

- Portanto, crescer na vida de Deus é mais importante do que viver com as virtudes humanas, por melhor que sejam.

- Então, para entrar no reino, precisamos fazer a vontade do Pai: que é crescer na vida de Deus, permitindo que esta vida alcance cada parte da nossa alma, transformando nossa mente, vontade e sentimentos. 

- Enfim, ser transformado pela vida do Pai é mais importante do que realizar obras!

- Finalmente, em (Mateus 7: 23), o Senhor disse: “Então, lhes direi explícitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade”. 

- Veja bem. No original grego, o significado da expressão: “ os que praticais a iniqüidade”, significa “pessoas que não seguem princípios ou que não guardam a Lei”.

- Ou seja, o nosso princípio é a “Palavra de Deus”. É viver segundo os regulamentos da “Lei do Espírito de Vida”, e não segundo os princípios dos desejos da alma humana. 

- Por outro lado, para fazermos a vontade do Pai, não podemos viver na base de rituais religiosos, ordenanças de homens ou tradição humana.

- O que precisamos é viver na base do conhecimento do Filho de Deus e na confissão de tudo o que Ele fez por nós. 

- Portanto, quem não vive desta maneira é um “iníquo”! Então, o problema não é de se “fazer o mal”, isto é, “fazer coisas ruins”. 

- O problema aqui é não ter princípios: conhecer a Lei, ou seja, conhecer a Palavra e ser transformada por ela!

- Nós achamos que se pudermos “expelir demônios”, “profetizar” ou “realizar milagres” então seremos pessoas maravilhosas. 

- Entretanto, estas coisas não poderão, jamais, substituir o conhecer “vontade do Pai”. 

- Conclusão: Deus quer que, primeiro, obedeçamos a Sua vontade, sendo transformados por Ele, e, depois, que trabalhemos para Ele!
- Não se esqueça: A maior obra que Deus faz é a nossa transformação interior, e não aquilo que Ele faz através da nossa boca, ou seja, profetizar, expelir demônios ou realizar milagres! 


Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
13 de junho de 2014


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL