SÉRIE: Como Se Preparar Para O Fim dos Tempos- PARTE 16




QUAIS AS QUALIFICACÕES PARA ENTRAR NO REINO MILENAR: FAZER A VONTADE DO PAI – PARTE 2 

– Importante: PARA ENTRAR NO REINO MILENAR PRECISAMOS “ESMURRAR O CORPO”

- Leiamos ( 1Cor. 9: 23-27): “Tudo faço pelo evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele. Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o premio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar um coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado”. 

- Conforme já temos falado, neste texto, Paulo se compara a alguém que está participando de uma corrida, na qual somente um levará o premio.


- Portanto, o problema aqui não é de salvação, mas de receber um premio. Ou seja, ele está falando sobre como uma pessoa que já é salva pode receber o premio.

- Ele não está falando de como alguém que não é salvo pode ser salvo. Não!

- Portanto, somente os filhos de Deus é que podem participar desta corrida! Mas, a pergunta é: Qual é o prêmio?

- O (vers. 25) diz que o prêmio é uma “coroa”. E, como já falamos anteriormente, “coroa” representa “um reino, uma glória”. 

- Outra coisa. O (vers. 27) diz que um cristão pode ser “desqualificado”, ou seja, pode fracassar em receber o premio da “coroa do reino”!

- Por esta razão é que Paulo diz que devemos “esmurrar o corpo e reduzi-lo à escravidão”. 

- Digamos a verdade: Hoje, muitos cristãos não estão conseguindo controlar os desejos e as exigências do corpo. Pois, sempre que um estímulo chega ao corpo, toda sorte de pecados acontece. 

- A verdade é que se não controlarmos os estímulos do corpo, reduzindo-o à escravidão, perderemos o “prêmio de reinarmos com Ele no Reino milenar aqui neste mundo”. 

- Pois, Paulo disse que ele também poderia ser “desqualificado para o reino”. 

- O que estamos afirmando é que quando Jesus voltar para governar esta terra na Sua Segunda Vinda, alguns cristãos perderão a glória do reino. 

- Pois não fizeram a vontade do Pai”, ou seja, não foram transformados em vida! Eles preferiram dar vazão à vontade da carne e dos pensamentos!

- (Apocalipse 3: 10 -11) diz: “Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra. Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”. 

- Ou seja. Fique firme para não perder a glória do reino milenar junto com Cristo e os vencedores!

- Também em (Apocalipse 2:10) há uma palavra semelhante a esta: “ ...Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.

- Da mesma forma, para poder reinar na Era milenar com Cristo, precisamos ser “fiel”, hoje, ao Senhor fazendo a “vontade do Pai” e “esmurrando o próprio corpo”.

- Também em (Hebreus 3: 6) diz que “devemos guardar firme, até o fim, a ousadia e a exultação da esperança”. 

- Ora, que “esperança” é esta? Não é outra coisa senão a “volta do Senhor Jesus, em glória, para estabelecer o Seu reino nesta terra”. 

Importante: PARA ENTRAR NO REINO MILENAR PRECISAMOS SER DILIGENTE ( ou seja, ZELOSO) 

- Leiamos ( 2 Pedro 1: 3-11): “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade (piedade é expressar a vida de Deus na sua alma), pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo, por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência (zelo), associai com a vossa fé a virtude (retidão) ; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade (convivência e amizade cristã); com a fraternidade, o amor. 
“Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais inativos, nem infrutuosos (infrutífero ou inútil) no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora.” 
“Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição (ou seja, procurem ficar cada vez mais firmes na certeza de que Deus os chamou e escolheu); porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no REINO ETERNO de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”
.

- Preste atenção ao (vers. 10). Pois, se alguém não conhece a verdade acerca do reino, essa pessoa não entenderá que, aqui, a “ELEIÇÃO” se refere à “ESPERANÇA DO REINO MILENAR, QUE PRECISA SER CONFIRMADA”. 

- Ora, muitas vezes a Bíblia diz que “muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”. Ou seja, muitos são chamados para a vida eterna, mas, poucos são escolhidos para viver no Reino Milenar!

- Ou seja, podemos dizer que, apesar de “muitos serem salvos”, todavia, “poucos receberão o galardão do Reino”. 

- Por esta razão é que Pedro diz no (vers. 10) que “...devemos procurar zelosamente cada vez mais confirmar a nossa vocação e eleição para não perdermos o reino”.

- E, para que isto aconteça, precisamos fazer as coisas mencionadas por ele nos (vers. 5 a 7), tais como: crescer na fé, virtude (andar em retidão), conhecimento (amadurecimento na vida de Deus), domínio próprio (esmurrar o corpo), perseverança, (viver na prática diária de invocar o Senhor), piedade (expressar a vida de Deus na alma) e amor (amizade e convivência com os irmãos na fé) . 

- Então, se praticarmos estas coisas, “jamais tropeçaremos” ou seja, isso é o mesmo que dizer que o nosso chamamento e eleição para o Reino estará confirmado!

- Pelo contrário. Como diz o (vers. 11): “Pois desta maneira, é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor Jesus Cristo”. 

- É interessante observar aqui sobre a “eternidade do Reino”. Pois, apesar do reino começar na Era vindoura, ou seja, após a Segunda Vinda de Cristo, ele perdurará para sempre. 

- Vejamos o que diz (Apocalipse 11:15): “O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos”. 
Ora, quando Cristo começar o seu reinado na Era vindoura, os “poucos escolhidos que para lá irão, terão uma “rica e amplamente suprida entrada”. 

- Então, a “amplamente suprida entrada no reino eterno” dependerá totalmente do resultado do nosso andar e do nosso trabalho pessoal.

- Seremos aprovados com louvor, seremos recebidos na glória de Deus e teremos a honra de reinar com Cristo por mil anos durante a manifestação do reinos dos céus, isto é, no reino milenar.

- Como diz (1Pedro 1: 3-9): “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível (imperecível, que não se deteriora) reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado pelo fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma”. 


Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
18 de junho de 2014


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL