SÉRIE: Como Se Preparar Para O Fim dos Tempos- PARTE 17




QUAL A DIFERENÇA ENTRE O REINO MILENAR E O NOVO CÉU E A NOVA TERRA?
 

- Em primeiro lugar, vamos considerar (Apocalipse 19:6-8): “Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso. Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou ( se enfeitou, se vestiu), pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos”.

- Aqui neste texto, vemos o início do Reino Milenar, pois diz: “Aleluia! Pois o Senhor reina! 

- Outra coisa. Lemos que o “linho finíssimo – que são os atos de justiça dos santos – foi dado à noiva.


- Por outro lado, vamos ler também (Apocalipse 20:4- 6): “Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos”. 

- Estes versículos nos dizem também quem serão os reis que reinarão com Cristo por mil anos na Era Milenar. O reino é, primeiramente para os mártires! 

- O reino milenar pertence àqueles que rejeitarão satanás e o anti-cristo. Mais uma vez, percebemos que o Reino Milenar não será dado como um dom gratuito, mas é obtido por meio de obras e muito sofrimento.

- Por último, vejamos, agora, o “Novo Céu e a Nova Terra”. Para isso, leiamos (Apocalipse 21: 1- 7): “Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada (enfeitada) como noiva adornada para seu esposo. Então ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho”.

- Veja só. A descrição do “Reino” em Apocalipse 19 e 20 é totalmente diferente da descrição do “Novo Céu e da Nova Terra” no capítulo 21. 

- Pois, ao descrever o “Reino”, a bíblia fala acerca daquilo que o homem fez. Mas, ao descrever sobre o “Novo Céu e a Nova Terra”, a bíblia fala sobre aquilo que Deus faz!

- Ora, Deus mesmo foi quem disse que “Ele faria novas todas as coisas”! Ou seja, no novo céu e na nova terra, tudo será feito pessoalmente por Deus!

- Mais uma vez, estamos vendo que o “vencedor herdará todas estas coisas e, além disso, beberá de graça da fonte da água da vida, ou seja, ele será completamente cheio da vida de Deus.

- Deus estará, enchendo o homem com “cem por cento da Sua vida!”. 

- É importante, frisar, que o vencedor a quem Deus se refere aqui no Novo Céu e na Nova Terra não é entre o “cristão fiel” e o “cristão infiel”. 

- Mas é entre o cristão que confessou Jesus como salvador hoje, na Era da Igreja, e aqueles que não confessaram Jesus como seu salvador pessoal!

- Ou seja, trata-se de todos os cristãos salvos e dos incrédulos, perdidos. E, para corroborar esta verdade, o próprio Deus diz no último versículo de (Apocalipse 21: 8): “Quanto, porém aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte”. 

- Muito bem. Comparado com as pessoas incrédulas deste mundo, cada cristão é um vencedor. Pois os cristãos tem a “fé de Deus”, enquanto os incrédulos não a tem.

Entretanto, um cristão comparado com outro cristão, muitos deles são falhos. 

- Em (Apocalipse 22: 1-5) também menciona o novo céu e a nova terra: “Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos. Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele. Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos”. 

- Ora, o principal fato na Nova Jerusalém é o “rio da água da vida”, que procede do trono de Deus e do Cordeiro. 

- Então, por ser o rio da vida, há a árvore da vida, com seu fruto da vida crescendo. E, esse rio da água da vida flui por toda a cidade. 

- Então, como podemos desfrutar deste rio da água da vida?

- O (vers. 17) diz: “O Espírito e a Noiva dizem: Vem! Aquele que ouve diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida”.

- Ou seja. Todos são bem-vindos no Novo Céu e na Nova Terra!

- Ora, quando chegamos ao final de Apocalipse, a igreja, o reino e a tribulação não são mais mencionados. Em vez disso, vemos que todos os sedentos podem vir e tomar de graça da água da vida. 

- Portanto, o novo céu e a nova terra é totalmente diferente do Reino Milenar. Pois, no novo céu e na nova terra Deus trata do homem na base da graça. 

- No Reino Milenar, entretanto, Deus trata com o cristão na base da “justiça”.

- Resumindo: Se hoje amarmos o mundo, andando na carne e vivendo desleixadamente, certamente na Era do Reino seremos disciplinados por Deus.

- Mas, se amarmos e servirmos o Senhor hoje, negando a vida da alma, receberemos a graça de Deus e o galardão do Reino!

- A verdade é que temos uma segurança eterna (no novo céu e na nova terra), como também temos um perigo temporário (pois poderemos sofrer severa punição na Era do Reino Milenar ). 

- Contudo, o novo céu e a nova terra está garantido hoje mesmo, na era da igreja! Mas, a garantia do reino milenar não! 

- Portanto, esforcemo-nos para andar no espírito e não andar segundo a vontade da alma! Infelizmente, muitos estão usando apenas a sua mente para entender estes fatos. 

- Contudo, precisamos de revelação do Espírito de Deus, pois, Deus mesmo é quem se responsabiliza pelas Suas palavras. 

- Que possamos valorizar a graça que temos recebido, receber a advertência de Deus com temor e perseguir na recompensa do Reino! 


Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
07 de julho de 2014


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL