PARTE3  
A GEENA DE FOGO E O REINO MILENAR – “A QUEM DEVEMOS TEMER” – “CONFESSAREI O SEU NOME DIANTE DO PAI E DIANTE DOS SEUS ANJOS

A QUEM DEVEMOS TEMER

- Vamos ler (Lucas 12:1-7): “Posto que miríades de pessoas se aglomeraram, a ponto de uns aos outros se atropelarem, passou Jesus a dizer, antes de tudo, aos seus discípulos: Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido. Porque tudo o que dissestes às escuras será ouvido em plena luz; e o que dissestes aos ouvidos no interior da casa será proclamado dos eirados. Digo-vos, pois, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer. Eu, porém, vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele (a Deus) que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno (geena de fogo). Sim, digo-vos, a esse deveis temer.”
Não se vendem cinco pardais por dois asses? (ou seja, por duas moedinhas). Entretanto, nenhum deles está em esquecimento diante de Deus. Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais! Bem mais valeis do que muitos pardais”.
- Veja bem. Logo no início, podemos observar que, apesar de uma grande multidão estar cercando Jesus,  Sua palavra foi dirigida  exclusivamente a Seus discípulos.
- Outra coisa. Jesus afirmou que Seus discípulos não são hipócritas como os fariseus!
- Depois disto, Ele disse que seus discípulos, deveriam  “temer a Deuse não aos homens, pois, somente Deus é que tinha poder para lançar uma pessoa nageena de fogo (inferno).
- Em seguida, Jesus compara os discípulos compardais”, mostrando que Deus está no controle absoluto de tudo o que acontece na vida deles, ou seja,  cuidando de cada fio do cabelo deles.
- Mas, apesar de tudo, Jesus disse que até ospardais de Deus podem ser lançados na geena de fogo”. Por isso é que eles deveriam temer a Deus, e não aos homens!
- Amados! Precisamos temer a Deus, pois somente Ele é que tem autoridade para tratar com a nossa alma, e não os homens!

CONFESSAREI O SEU SEU NOME DIANTE DE MEU PAI E DIANTE DE SEUS ANJOS

- Muito bem. Na continuação de (Lucas 12) leiamos, agora, os (vers. 8-9): 
- “Digo-vos, ainda: todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do Homem (JESUS) o CONFESSARÁ DIANTE DOS ANJOS DE DEUS; MAS O QUE ME NEGAR DIANTE DOS HOMENS SERÁ NEGADO DIANTE DOS ANJOS DE DEUS.

- Muito bem. Os cristãos podem ser divididos em duas classes: “os que confessame os quenão confessam o Seu nome”.
- Ou seja, nas coisas da vida, alguns estão preparados para ser perseguidos, enquanto outros não, em muitas áreas das suas vidas.
- Mas isto não se refere apenas a sermosmártiresentregando as nossas vidas à morte. Não! Na verdade, não devemos temer qualquer sofrimento que nos sobrevenha pelo fato de confessarmos o Nome de Jesus!
- Então, se não confessarmos o Seu nome nas situações da nossa vida, nosso pecado é mais sério do que todos os outros pecados.
- E, consequentemente, Ele (Jesus) “não confessará o nosso nome diante dos anjos de Deus”.
- Importante: Ora, quando consideramos os (vers. 1 a 9) como um todo, veremos que o “lançar na geena” no (vers.5) é equivalente ao Senhornão confessar o nome deles diante dos anjos de Deus” no (vers.9).
- Ou seja, a não ser que o Senhor confesse nosso nome aos anjos (no Tribunal de Cristo)seremos punidos na geena de fogo temporariamente!
- Para melhor entender esta palavra de Jesus, leiamos, agora,
- (Apocalipse 3:1- 6): “Ao anjo da igreja em Sardes (que significa  remanescente” – “aqueles que restaram”-) escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas ( ou seja, assete estrelassão os anjos das sete igrejassão os mensageiros e suas mensagens - conforme Apocalipse 1:20):
Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto. Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as vossas obras na presença do meu Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti.
“Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras (são os atos de justiça dos cristãos, ou seja, o seu comportamento é limpo, puro) e andarão de branco junto comigo, pois são dignas.
O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, CONFESSAREI O SEU NOME DIANTE DE MEU PAI E DIANTE DOS SEUS ANJOS”  . Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

- Muito bem. Entenda o seguinte: Antes do início do Reino Milenar, haverá um Julgamento, isto é, o “TRIBUNAL DE CRISTO”,   onde os anjos de Deus conduzirão os cristãos até a presença do Senhor para o Julgamento de suas obras.
- Neste TRIBUNAL será aberto o Livro da Vida, onde estarão registrados todos os nomes dos cristãos.
- Portanto, estarão diante do Senhor, muitos ANJOS e muitos CRISTÃOS. A seguir, um ou mais anjos, lerão em alta voz os nomes contidos no Livro da Vida.
- Contudo, o Senhor Jesus confessará apenas alguns destes nomes. Portanto, os nomes que Ele confessar aos anjos, ENTRARÃO NO REINO MILENAR.  
- Quanto aos outros nomes que também estarão no Livro da Vida que não foram confessados, provavelmente terão uma marca, indicando que estes, temporariamente serão punidos na geena de fogo. (Sobre este assunto publicaremos, em outra oportunidade, um estudo completo sobre o mesmo).
- Ora, precisamos  nos lembrar que a salvação é eterna e muito segura. Portanto, ela jamais poderá ser perdida!
- Contudo, se hoje formos tolerantes com o pecado, se não perdoarmos os nossos irmãos, se vivermos cometendo adultério, se insultarmos os irmãos, se temermos sofrer por causa do nome de Jesus, então, Jesus, após o Julgamento das nossas obras, poderá nos lançar nageena de fogopara sermos punidos temporariamente!
- Como diz o texto de (Apocalipse 3:1-6): “...não tenho achado íntegras as suas obras na presença de meu Deus...lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te...”
- No final do (vers. 5) diz: “...pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e DIANTE DOS SEUS ANJOS”.
- Importante: A questão aqui não é se o nosso nome está REGISTRADO OU NÃO NO LIVRO DA VIDA”.  
- Mas, a questão fundamental é se o nosso nome SERÁ, OU NÃO,  “CONFESSADO  DIANTE DOS ANJOS DE DEUS PARA PARTICIPARMOS DO REINO MILENAR JUNTAMENTE COM JESUS!
- Na verdade, todos os nomes dos salvos estarão registrados no Livro da Vida. E, consequentemente, nenhum deles poderá se perder. Pois, como já enfatizamos em todos os nossos estudos, é impossível perder a salvação, pois ela é eterna!
- Contudo, aquele nome que não for CONFESSADO PELO SENHOR AOS ANJOS, não poderá participar doReino Milenar; mas aquela pessoa será punida, temporariamente, nageena de fogo! Para corroborar esta verdade, leiamos:  (2 Timóteo 2: 10- 12):
- “Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com eterna glória. Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele; SE PERSEVERAMOS, TAMBÉM COM ELE REINAREMOS (COM JESUS NO MILÊNIO); SE O NEGAMOS, ELE, POR SUA VEZ, NOS NEGARÁ ( A ENTRADA PARA REINARMOS NO MILÊNIO)”
(NA PRÓXIMA OPORTUNIDADE, DAREMOS CONTINUIDADE A ESTE MESMO ASSUNTO, NAPARTE4 A GEENA DE FOGO E O REINO MILENAR)

Este Ministério é sustentado, exclusivamente, através dos dízimos e ofertas voluntárias do povo de Deus. Caso você queira nos ajudar, favor entrar em contato conosco através do seguinte E-Mail:

missaodofarol@gmail.com
ou
juliolimanogueira@gmail.com

Desde já, agradecemos sua participação. Ela é realmente muito importante para a continuação deste Ministério
. Que o Senhor seja a tua herança!

Pastores
: Júlio Lima Nogueira e Pra.
Raquel Nogueira
- Cooperadores do Evangelho do Reino -




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentario e espere nosso contato.