PARTE - 1 - O ARREBATAMENTO E A FESTA DAS TROMBETAS




O Arrebatamento e a Festa das Trombetas
PARTE - 1

INTRODUÇÃO

- Muito bem. Dentre os vários acontecimentos que ocorrerão neste ano de 2017, um dos mais relevantes será aFesta das Trombetas”, ou seja, oYom Teruah”, que será nos dias 20 a 22 de SETEMBRO.

- Importante:  O Arrebatamento dos Cristãos NÃO ACONTECERÁ  a  qualquer momento”…
- De fato, umaépoca determinadapara ocorrer esse Arrebatamento.

- Então, “NUMA ÉPOCA DETERMINADA, ou seja, NUMA FESTA DAS TROMBETAS  EM ALGUM ANO QUE NÃO SABEMOS,  OCORRERÁ  o ARREBATAMENTO daIGREJA”.

- Muito bem. Para entender melhor isso, vamos analisar alguns pontos significativos, comparando-os com diversos  fatos bíblicos muito importantes

- Para isso, precisamos entender sobre o significado Profético das Festas Judaicas do SENHOR.

- Por outro lado, temos de ter algum conhecimento das expressões idiomáticas judaicas”,  utilizadas pelo Senhor, e também  pelos judeus cristãos do Primeiro Século.

- Muito bem.  Dentre as várias FESTAS ordenadas pelo Senhor ao povo de Israel, SETE DELAS,  estão registradas no TORAH”, isto é, nos cinco primeiros livros da Bíblia, em (Levítico capítulo 23).  

- Leiamos, então,  (Lev 23:1- 2, 4):

- (vers. 1-2): “Disse o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: As festas fixas do Senhor, que proclamareis, serão santas convocações; são estas as minhas festas

- (vers. 4): “São estas as FESTAS FIXAS do Senhor, as santas convocações, que proclamareis NO SEU TEMPO DETERMINADO”.

- Muito bem. As “QUATRO  Primeiras FESTAS, também chamadas de FESTAS da PRIMAVERA”, apontam para aPRIMEIRA VINDA DO MESSIAS, e que foram perfeitamente CUMPRIDAS por ELE,  nosDIAS DETERMINADOS”. 

- São elas as seguintes:

1) A FESTA da “PASCOA”, ou “Pessach”, que aponta para a CRUCIFICAÇÃO E MORTE DE JESUS (YESHUA). Esta Festa já foi CUMPRIDA.

2) A FESTA dos “PÃES ASMOS” do Senhor, ou seja, o  MATZOT” (PÃES ASMOS), e que  aponta para o SEPULTAMENTO DE JESUS (Yeshua). Esta Festa também foi CUMPRIDA.

3) A “FESTA DAS PRIMÍCIAS”, ou seja, o “HABIKURIM” (PRIMÍCIAS),  que aponta para a RESSURREIÇÃO DE JESUS. Também esta Festa foi CUMPRIDA.  

4) AFESTA DO PENTECOSTES”, ou seja, o  SHAVUOT” (PENTECOSTES), que  aponta para aDESCIDA DO ESPÍRITO SANTOou  RUACH  HAKODESH”, isto é, aDESCIDA DO ESPÍRITO SANTO no DIA DE PENTECOSTE.  Da mesma forma, esta Festa foi CUMPRIDA .

- Importante:    As ÚLTIMAS  TRÊS FESTAS, que AINDA NÃO se CUMPRIRAM, também são chamadas deFESTAS DO OUTONO, e  apontam para aSEGUNDA VINDA DO MESSIAS (JESUS)

- Ou seja, ela é aFESTA DAS TROMBETAS”, ouYOM TERUAH / ROSH HASHANÁque, profeticamente tem ligação com oARREBATAMENTO DA IGREJA”. 

- Então, seguindo o CALENDÁRIO JUDAICO,  aFESTA DAS TROMBETASé a PRÓXIMA que está para acontecer. 

- Depois desta,  é a “FESTA DO YOM KIPPUR”, que é o  DIA DA EXPIAÇÃO); é o DIA DO PERDÃO”, e que aponta para aREDENÇÃO DE ISRAEL , e que se dará durante o período dosSETE ANOS DA TRIBULAÇÃO”. 

- Obviamente, esta FESTA também ainda está para se CUMPRIR, como vimos em (Levítico 23, “.... no Tempo determinadopelo Senhor.”  

- Por último, temos aFESTA DOS TABERNÁCULOS”, ou FESTA DO SUKKOT”, que  aponta para o RETORNO DO MESSIAS (JESUS)  à TERRA, e o estabelecimento do REINO MILENAR.

- Da mesma forma, esta FESTA ainda não se cumpriu.
- Muito bem. Vamos, então, falar agora  sobre a  FESTA DAS TROMBETAS”,  que, conforme falamos será a PRÓXIMA a acontecer, e que aponta para o ARREBATAMENTO DA IGREJA.
 INTRODUÇÃO

- Depois de falarmos  sobre a FESTA DAS TROMBETAS, vamos abordar os seguintes temas:

1) O CASAMENTO JUDAICO (NA ÉPOCA DE CRISTO)
2) O ARREBATAMENTO À LUZ DO CASAMENTO JUDAICO
3) A PARÁBOLA DAS  DEZ  VIRGENS
4) A PARÁBOLA DAS BODASO PROCESSO DE EMBELEZAMENTO  DA NOIVA DE CRISTO
5) AS DUAS VESTES DA NOIVA (da IGREJA)
6) A PARÁBOLA DA FIGUEIRA
7) O ARREBATAMENTO DOS SANTOS MADUROS E O ARREBATAMENTODA MESSE
8) O JUÍZO DE DEUS SOBRE AS NAÇÕES DO MUNDO
9) A PARÁBOLA DA REDE
10) A PARÁBOLA DO SERVO BOM E DO SERVO MAU
11) A PARÁBOLA DOS TRABALHADORES NA VINHA (ou A PARÁBOLA DOS DESOCUPADOS)
12) ALGUNS ASPECTOS IMPORTANTES SOBRE TODOS ESTES ASSUNTOS, NA VISÃO DE PAULO
13) APOCALIPSE 12:A MULHER VESTIDA DO SOL, COM A LUA DEBAIXO DOS PÉS, E UMA COROA DE 12  ESTRELAS NA CABEÇA. UM DRAGÃO VERMELHO COM 7 CABEÇAS E 10 CHIFRES, E, UM “FILHO VARÃO” QUE FOI ARREBATADO PARA DEUS ATÉ O SEU TRONO.

- Muito bem. Falemos então, agora,  sobre aFESTA DAS TROMBETAS”.  Ela ocorre no dia do mês de Tishri, o sétimo mês do calendário Judaico religioso e o primeiro do Calendário Judaico civil.


- Por outro lado, no nosso Calendário Gregoriano, este ano acontece entre os dias 20 a 22 de Setembro de 2017 e, ocorre também no Primeiro dia da Lua Nova, considerada a noite mais escura do mês.  

- Na verdade, a Festa das Trombetas é celebrada durante 2 dias. Isto se dava desde os tempos antigos, porque era necessário esperar,  o povo judeu espalhado pelo mundo a fim de chegar a tempo na ocasião da Lua Nova em Jerusalém

- Então, como o aparecimento da Lua Nova não podia ser calculado com precisão, adotou-se, então, o costume de se comemorar a FESTA DAS TROMBETAS em  DOIS DIAS

- Outra coisa importante: A FESTA das TROMBETAS é um tempo de descanso solene, onde trombetas são tocadas a fim de reunir o povo de Israel para ALERTÁ-LOS a respeito daproximidade do DIA da EXPIAÇÃO”, isto é, doYOM KIPPUR”, (DIA DO PERDÃO) que representa umDIA de JUÍZO”, e que acontecerá nosULTIMOS SETE ANOS DA NOSSA ERA.

- Outra coisa.  O “Yom Teruahou seja, aFESTA das TROMBETASsignifica também oDIA do SHOFAR”, isto é, o  Dia do Despertar do som da trombeta”.

- Então, segundo a Tradição Judaica,  DUAS TESTEMUNHAS teriam que presenciar a aparição da LUA NOVA nos céus, do alto de um monte em Jerusalém.

- Estas testemunhas deveriam voltar e anunciar no Templo o aparecimento da Lua Nova.

- Após isso,  era  declarado oficialmente, o INÍCIO da FESTA das TROMBETAS.

- Na verdade, uma referência sobre isso em (Salmos 81: 3) onde diz:  

Tocai a trombeta na festa da lua nova, no tempo apontado da nossa festa.”

- Aliás, é importante registrar que a FESTA das TROMBETAS é a ÚNICA das SETE FESTAS do Senhor CELEBRADA na LUA NOVA.

A FESTA DAS TROMBETAS TEM DIFERENTES NOMES

- Muito bem. A  FESTA das TROMBETAS também possui diferentes nomes que a representam. Vejamos, então: 

a) Teshuvah Arrependimento
b) Rosh HaShanah Cabeça do Mêsnascimento do MUNDO
c) Yom Teruah Dia de despertar Dia do toque do Shofar
d) Yom HaDin Dia de Julgamento / Juízo
e) HaMelechCoroação do Messias
f) Yom HaZikkaron Dia de memorial Dia de Lembrar como memória
g) O dia da angústia de Jacó – (tribulação)
h) A abertura dos portõesDia que os portões se abrem
i) Kiddushin/Nesu’in Cerimônia de casamento
j) A ressurreição dos mortos Arrebatamento
k) A última trombeta Retorno do Messias Toque do Shofar
l) Yom HakesehO dia escondido
m) ODia que Ninguém Sabe o Dia e a Hora

- Conclusão: TODAS essas CARACTERÍSTICAS da FESTA DAS TROMBETAS, estão LIGADAS DIRETAMENTE  ao ARREBATAMENTO DA IGREJA.

- Muito bem. Continuando,   em (1 Tessalonicenses 4: 13-18; cap.5: 1-2)) , Paulo está falando à esta igreja acerca do Arrebatamento e o Dia do Senhor (tribulação/juízo), onde ele diz o seguinte:

- ( cap. 4: 13-18) lemos o seguinte:
Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, (ou seja, aos que morreram), para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem (ou seja, cremos que Deus vai trazer, com Jesus, os que morreram crendo nele).”

“Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem (ou seja, nós os que estivermos vivos, não iremos adiante daqueles que já morreram em Cristo.)  
Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles (ou seja, com os mortos que foram arrebatados) entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras”.

- (Cap.5: 1- 2): “Irmãos, relativamente aos TEMPOS e às ÈPOCAS, não há necessidade de que eu vos escreva; pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o DIA DO SENHOR vem como ladrão de noite”.

- Veja só.  No (Cap. 5:1 2 de Tessalonicenses)  Paulo está se referindo aos  TEMPOS e ÉPOCAS”, das  FESTAS  JUDAICAS,”  

- Precisamos lembrar que Paulo era um judeu e estava falando com um povo que era também, na sua maioria judeu, e que já sabiam sobre as Festas Judaicas que Deus havia ordenado ao povo de Israel.

- Portanto, o povo judeu sabia tudo à respeito destas festas. Foi por isso  que Paulo disse que não necessitava que escrevesse ou falasse a respeitos destas Festas, pois eles já tinham conhecimento do fato.

- Então, a “Última Trombeta”, é aquela que era tocada no final da Festa das Trombetas. 

- Este “festival de trombetas” é descrito em diversas passagens das Escrituras das quais destacamos uma delas  registrada em (Levítico 23:24), onde lemos o seguinte:
- “Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação.”
 
- Também em (Número 29:1) lemos o seguinte:
“Semelhantemente, tereis santa convocação no sétimo mês, no primeiro dia do mês; nenhum trabalho servil fareis; será para vós dia de sonido de trombetas.”

- Porém, a Última Trombeta” tocada na Festa das Trombetas era um “Shofar de chifre de carneiro

- Na verdade, o Shofar, era  tocado  100 (cem) vezes durante os dois dias da Festa das Trombetas.

Outra coisa. Existem 4 (quatro) toques diferentes de Shofar.
Os 3 (três)  primeiros “tipos de toques” recebem os nomes de TEKIAH (TOQUE DE DESPERTAR / CLANGOR), TERUAH e SHAVARIM, os quais são tocados 3 vezes repetidos , por 11 vezes, perfazendo um total de 99 toques com esses primeiros 3 tipos de toques.

- Entretanto, o “centésimo e último toque do Shofar é um soar todo especial, ou seja, é diferente dos 99  toques anteriores

- Então, a ÚLTIMA TROMBETA é tocada no último dia da festa,  e seu toque todo especial se chama TEKIAH HA’GADOLAH (o grande clangor), o qual é um toque bem longo e mais forte.

- Por ter um toque diferente dos outros, os judeus sempre a conheceram como a “Última Trombeta”.

- Na verdade, essa última trombeta é tocada no final da festa, no período do dia conhecido, tradicionalmente, pelos judeus como o toque do ”Abrir e fechar de olhos”, ou seja, nopôr do sol.

- Na verdade, a mudança do dia pra noite acontece num abrir e fechar de olhos.  Mas é verdade também,  que ninguém conhece omomento exato” da “troca do dia”, “para noite”, ou seja quando acontece o “pôr do sol”. 

- De fato,  foi isso que Paulo quis dizer, acerca do “Arrebatamento da Igreja”, que ocorrerá no” pôr do sol”, isto é,  quando ninguém sabe exatamente quando será.
- Leiamos, então, agora (1 Coríntios 15:51-52) onde Paulo disse o seguinte:

-“Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos (morreremos), mas todos seremos transformados;
Num momento, num
abrir e fechar de olhos (Ou seja, como num pôr do sol) ao ressoar da última trombeta. (Isto é, como a última trombeta que era tocada no final da Festa das Trombetas).  A TROMBETA soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados (ou seja, ocorrerá o Arrebatamento da Noiva do Senhor.)

- Portanto, o último toque, denominado “TEKIAH HA’GADOLAH” que acontece no  final da Festa das Trombetas, é dado no período do dia  conhecido como o “abrir e fechar dos olhos”. 

- Então, podemos dizer que o último toque era o  “o toque do pôr do sol”.

– Outra coisa. Leiamos, agora,  (Mateus 24: 36- 39)
- Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na Arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim também será a vinda do Filho do Homem.”

- Essa expressão idiomática: “Daquele dia e hora ninguém sabe, mas somente o Pai”,   pronunciada por Jesus , como acabamos de ler, referia-se à sua Segunda Vinda

- Então, como falamos, devido à incerteza do dia e a hora em que apareceria a Lua Nova em Jerusalém, a Festa das Trombetas, foi chamada de A Festa Daquele Dia e Hora que Ninguém Sabe

- Então, Jesus se referiu à Festa das Trombetas para nos revelar sobre a sua Segunda Vinda a fim de Arrebatar sua Igreja:

- Portanto, a Volta do Senhor se dará por ocasião de uma Festa das Trombetas, celebrada em um anoque somente o Pai sabe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentario e espere nosso contato.