A VERDADE SOBRE O DIABO




- Logo no início, em (Gênesis 1:1-2) lemos o seguinte: “No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre as águas”.

- Na verdade, a Terra se tornou sem forma e vazia, pois,se compararmos com o que diz (Jeremias 4:23-27) e (Isaías 45:18) concluiremos que Deus não fez a terra assim, mas ela se tornou sem forma e vazia, por causa de algo que aconteceu.

- Não sabemos muito sobre as causas desta crise. Contudo, podemos entender o que aconteceu em consequência da queda de Lúcifer, que quis se exaltar acima de Deus e tomar o domínio da criação para si. Vejamos os seguintes textos:

- (Isaías 14:12-15) “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas (“causar perda”, “tirar recursos”, “enfraquecer”) as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo”.

- (Ezequiel 28:12-19) “Filho do homem, levanta uma lamentação contra o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Tu és o sinete (instrumento) da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias; o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras no teu caminho, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade (perversão (traiçoeiro), malvadeza, falta de equidade) em ti.

Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste (culpado, perverso, ação má); pelo que te lançarei profanado: (fazer mau uso das coisas sagradas) fora do Monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem. Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; vens a ser objeto de espanto e jamais subsistirás”.
- (Apocalipse 12: 3-9) “Viu-se também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres, nas cabeças, sete diademas. A sua causa arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse...Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama Diabo e Satanãs, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.
- Muito bem. Como acabamos de ler, não só satanás como também seus anjos, foram criados perfeitos e sem pecado. Todavia, por terem usado mal esta liberdade, houve uma rebelião nos céus, culminando com a expulsão da terça parte dos anjos.
- Satanás, que literalmente significa “adversário” tem como sua missão principal destruir os planos de Deus com respeito ao homem. Ele é o chefe das hostes do mal. É conhecido também como diabo.
- Aliás, é importante saber que só existe um diabo, mas vários demonios. Estes, vivem procurando habitação nos corpos das pessoas. Suas manifestações são conhecidas como “possessão demoníaca”.
- De fato, uma pessoa sob a influência do demonio, não é dona de si mesma, pois o espírito malígno a subjuga, de tal forma, que até mesmo a sua fala é controlada por ele.
- Esta pessoa torna-se excessivamente violenta e portadora de uma força sobrenatural.
- Outro fato interessante que devemos perceber é que satanás não possui o corpo das pessoas, mas apenas os demônios. Sua influência é de fora para dentro, ou seja, ele ataca a mente, atormentando, trazendo preocupação, lançando dúvidas, medo, nervosismo, enfim, preparando a pessoa para ser prêsa fácil de um de seus demônios, levando a pessoa ao desespero total.
- Na verdade, nossa atitude para com o diabo pode ser resumida em três palavras: lembrar, resistir e confiar.
- Ou seja, devemos lembrar que ele já é um adversário derrotado, portanto, limitado em seu poder. E, por mais que ele tente nos destruir, jamais consequirá, pois estamos, para sempre protegidos pelo sangue do Cordeiro, Jesus Cristo!
- Contudo, nossa atitude perante satanás não deve ser de provocação, isto é, não nos compete atacá-lo, mas sim resistir aos seus ataques. A verdade é que na posição de filhos de Deus, sabemos que “nenhum fio do nosso cabelo será tocado.
- (Judas vers. 9) diz: “Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o Diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!”
- Ora, conforme dissemos no início deste estudo, satanás era um “querubim da guarda”, isto é, príncipe, governador, que tinha acesso ao Trono de Deus.
- Ele era, portanto, o chefe de todos os arcanjos, chamado de “filho da manhã”, perfeito em sabedoria e beleza.
- Ele se encheu de iniquidade e orgulho, e tentou ocupar o lugar de Deus. Em consequência, foi expulso do céu juntamente com todos os seus seguidores, tornando-se, então, em diabo e, seus sequidores, em demonios.
- Portanto, o que estamos vendo é que o diabo é um personagem real. Ele é um ser inteligente que exerce sua vontade malígna sobre todos aqueles que não gozam da proteção de Deus.
- A Bíblia nos informa, claramente, quais são as intenções do diabo, dizendo: (João 10:10) “O ladrão (diabo) vem somente para roubar, matar e destruir”.
- Óbviamente que ele não se apresenta perante as pessoas como um ladrão, assassino ou destruidor! Muito pelo contrário. Ele se apresenta como “anjo de luz”, um “guia”, como “alguém que resolve todos os problemas”, fazendo com que as pessoas caiam em suas ciladas.
- Seu desejo camuflado atrás de promessas extravagantes e tentadoras é aprisionar a vida da pessoa, roubar-lhe a segurança, a alegria e roubar-lhe a paz.
- Ele é um assassino, tanto emocional, espiritual e também físico. Há milhares de pessoas que estão vivendo debaixo de um verdadeiro tormento mental por causa de seus ataque sutis.
- Seu alvo sempre é o mesmo: levar as pessoas ao desespero e, por fim, `a morte! Este propósito será alcançado através de uma manobra muito simples, ou seja, fazer de tudo para separar e afastar a pessoa de Deus, que é a única fonte de segurança e de salvação!



Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –
24 de junho 2013


NOSSO MINISTÉRIO

É APOIAR 

O SEU MINISTÉRIO !