SÉRIE: Como Se Preparar Para O Fim Dos Tempos – PARTE 9




O CRISTÃO “ SOLO ROCHOSO”  E O “CRISTÃO SOLO ESPINHOSO”

- Muito bem. A segunda categoria de cristãos , conforme lemos em (Marcos 4: 5-6), refere-se ao “CRISTÃO SOLO ROCHOSO”.

- Aparentemente, este tipo de solo parece macio, mas, por baixo dele estão algumas rochas escondidas.

- Isto se refere, basicamente, ao nosso CORAÇÃO que é muitas vezes enganoso e tremendamente corrupto. É como diz o profeta em (Jeremias 17:9):

- “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações”.

- Então, como estamos vendo, nosso coração é muito enganoso. Na verdade, muitas vezes há coisas escondidas, ou seja, há impurezas, motivos ilícitos, dupla intenção ou mesmo desejos impuros que estão camuflados no fundo do nosso coração.


- Por esta razão é que muitas vezes não há o crescimento da vida de Deus dentro de nós, pois estas “pedras enganosas do coração”, impedem que a “raiz da vida de Deus” se alastre dentro de nós.

- Estas “pedras” ou “rochas” podem ser também pecados escondidos, desejos pessoais, egoísmo, auto- piedade que impedem o crescimento de Deus dentro de nós.

- Então, quando o “sol vem com o seu calor”, isto é, quando aparecem as aflições ou perseguições, a semente seca, porque não tem raiz.

- É isto o que diz o texto em (Marcos 4:6, 16-17): “Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se...Semelhantemente, são estes os semeados em solo rochoso, os quais, ouvindo a palavra, logo a recebem com alegria. Mas eles não tem raiz em si mesmos, sendo, antes, de pouca duração; em lhes chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam.”

- Portanto, vamos nos desembaraçar de tudo que nos prende e nos impede de crescer na vida de Deus!

- Conclusão: Vamos deixar de lado até mesmo muitas coisas consideradas boas, mas que roubam o nosso tempo para investir mais na oração no sentido de encontrar-se com o Senhor, e não na oração para pedir coisas.

- Precisamos nos dedicar intensamente no estudo profundo da Palavra e, finalmente na comunhão com povo de Deus, basicamente, em grupos pequenos, para que haja uma verdadeira interação.

O CRISTÃO “SOLO ESPINHOSO”

Então, a terceira categoria de cristãos é a do tipo “cristão solo espinhoso”, conforme está registrado no (vers. 7).

- Segundo o texto, os “espinhos” sufocam o crescimento da vida de Deus. Aliás, o próprio texto nos explica o que significa estes espinhos. Leiamos, portanto, (Marcos 4:18-19) :
- “Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra, mas os CUIDADOS DO MUNDO, a FASCINAÇÃO DA RIQUEZA e as DEMAIS AMBIÇÕES, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera.”

- Hoje, não são raros os cristãos que se deixam envolver com os cuidados deste mundo. Ou seja, muitos não estão satisfeitos com o que têm.

- Por exemplo, se eles têm um carro mais velho, eles querem um mais novo, querem uma casa melhor, e assim por diante.

- Muitos jovens, são tão ambiciosos que fazem dos seus estudos o ponto máximo de suas vidas. Querem subir cada vez mais, e mais, e se esquecem que o Senhor e a vida da igreja tem de ser sua prioridade.

- Eles gastam quase todo o tempo que têm apenas para estudar mais e se preparar melhor, para ser “alguém no mundo secular”, não restando mais tempo para receber mais da vida de Deus na igreja.

- Outros ficam tão sufocados na área de trabalho que não tem mais tempo para a vida da igreja, ou seja, falta tempo para receber mais do ensino da palavra, da comunhão com os irmãos e da vida do Senhor.

- Preste bem atenção! Certamente Deus nos deu 8 horas por dia, e 5 dias na semana para trabalharmos, deixando as outras horas e os outros dias para gastarmos com os irmãos, e recebermos mais da vida do Senhor.

- Portanto, não se deixe enganar pela “fascinação das riquezas”, tentando trabalhar mais, fazendo “horas extras” e mais “horas extras”.

- Isto sem falar, no tempo gasto para ganharmos “aquela promoção”. Às vezes, gastamos “noite e dia” e “dia e noite” para trabalharmos mais e alcançarmos a promoção, pois isto significa mais dinheiro.

- Pergunto: Como você poderá “crescer na vida de Deus”, se a maior parte do seu tempo está voltada para suas ambições pessoais, estudos desenfreados, trabalho em excesso, promoções, etc.

- Digamos a verdade: Quem tem fascinação por riquezas, dificilmente terá tempo para crescer na vida de Deus. Como falamos, estes “espinhos do coração”, sufocam o crescimento desta vida maravilhosa!


- Uma pergunta: Será que, realmente, precisamos de tanto dinheiro como nós pensamos? Na verdade, o que precisamos é de sabedoria para poder simplificar as nossas vidas. Precisamos é da Sabedoria do Espírito para discernir o que é importante e o que é urgente!

- Veja bem. Não seja um escravo para ganhar muito dinheiro, nem tampouco um escravo para gastar tanto dinheiro!

- Muitos cristãos tem tempo para tudo, mas não têm tempo para o Senhor. E, na hora que aparece um tempo, eles precisam descansar, pois trabalham demais e estudam demais.

- Isso é fascinação por riquezas! É isso que impede o crescimento da vida de Deus dentro de nós !

- Ora, a verdade é que, se não ganhamos muito dinheiro, não precisamos de muito tempo para gastar tanto dinheiro, e, consequentemente, não precisamos também de gastar tempo para usufruir as coisas que conquistamos com o dinheiro!

- O que estou dizendo é que precisamos ter mais tempo “com o Senhor” e com os “santos irmãos”.

- Não deixe, portanto, que nada sufoque o crescimento da vida de Deus dentro de você! Cuidado com o coração enganoso! Cuidado com o coração corrupto!

- Como temos falado na última semana: “Não negligenciemos a nossa tão grande salvação”.

- Que o Senhor seja misericordioso para conosco, iluminando os “olhos do nosso coração”, dando-nos fome e sede da Sua Palavra, para que possamos cada vez mais crescer na graça (na vida de Deus) e no conhecimento dos mistérios do Reino de Deus.

- QUE A GRAÇA DO SENHOR PURIFIQUE O SEU CORAÇÃO!




Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
07 de abril de 2014


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentario e espere nosso contato.