SÉRIE: Como Se Preparar Para O Fim Dos Tempos – PARTE 2




O RECADO DA IGREJA DE LAODICÉIA

– Apocalipse, 3:14-22

- “Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus ( da Sua Sabedoria): Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas. Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono (reinar comigo no Reino Milenar), assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. 
- Veja bem. Logo no início do texto, ao dirigir-se à igreja em Laodicéia, JESUS se apresentou como o “AMÉM”, como a “TESTEMUNHA FIEL E VERDADEIRA”, e como o “PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS”.

- Na verdade, esta palavra hebraica “AMÉM” significa “FIRME, ESTÁVEL e CONFIÁVEL”. Portanto, o Senhor está nos dizendo que Ele é FIRME, ESTÁVEL e CONFIÁVEL. 

- Por isso é que Ele é a TESTEMUNHA FIEL E VERDADEIRA. Por outro lado, está implícito que a IGREJA DE LAODICÉIA era uma IGREJA DEGRADADA, pois ela não era FIRME, ESTÁVEL e CONFIÁVEL e, nem tampouco FIEL e VERDADEIRA COMO TESTEMUNHA DO SENHOR.

- Também lemos no início que a expressão “O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS”, refere-se ao SENHOR JESUS como a fonte, a origem da criação de Deus, o que implica que ELE é a ORIGEM IMUTÁVEL e ETERNA da obra de Deus.


- Por outro lado, indica também que a IGREJA DE LAODICÉIA se DEGRADOU, ou seja, ela se CORROMPEU porque abandonou o SENHOR COMO SUA FONTE, SUA ORIGEM ORIGINAL.

- Muito bem. A palavra “Laodicéia”, significa “opinião do povo”. 
- Veja bem. As nossas “opiniões” estão em nossa “mente natural”. Elas fazem parte da nossa alma. 

- Então, na verdade, os santos da igreja de Laodicéia, viviam na esfera da alma. Isto significa, então, que eles não eram guiados pelo Espírito, e sim por suas próprias opiniões e pareceres. Esta foi, portanto, a razão principal dela ter-se tornado NUMA IGREJA DEGRADADA!
- Segundo o texto inicial, no (vers. 15), lemos: “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!”

- Obs.: Segundo a história, o suprimento de água de Laodicéia vinha de uma fonte distante através de tubos. Por causa disso, quando a água chegava à cidade era morna e pouco potável.
- Mas, em contraste, a cidade vizinha que se chamava Hierópolis, possuía muitas fontes térmicas e medicinais. 
- Também, outra cidade vizinha, Colossos, era abastecida por uma fonte de água fria vindo da montanha. 

- Muito bem. Com estas informações, podemos dizer que Cristo espera que Sua Igreja seja “REFRESCANTE” (FRIA) e “MEDICINALMENTE CURATIVA”, (ou seja, QUENTE).

- E não “morna” como as águas de Laodicéia! 

- Então, a igreja precisa ser um lugar de alívio e cura, em todos os sentidos para as pessoas que ali se encontram. Como diz o versículo: “Quem dera fosses frio ou quente!”.

- Outra coisa. No (vers.16) lemos: “Assim, porque és morno e não és frio nem quente, estou a ponto de vomitar-te da Minha boca”.
- Ora, essa expressão “SER VOMITADO DA BOCA DO SENHOR”, significa ser REJEITADO POR ELE PERDENDO O DESFRUTE DE TUDO O QUE ELE É NA IGREJA. 

- Por outro lado, essa Igreja se degradou pois eles se gloriavam por serem “ricos e abastados”, principalmente pelo seu CONHECIMENTO DOUTRINÁRIO . 

- Contudo, o Senhor disse que eles eram “ infelizes, miseráveis, pobres, cegos e nus”. Ou seja, eles eram POBRES NAS EXPERIÊNCIAS DAS RIQUEZAS INSONDÁVEIS DE CRISTO.

- Por isso é que o Senhor disse que eles deveriam comprar 3 coisas: “ouro refinado”, vestiduras brancas” e “colírio”. 

- Ou seja, eles precisavam mais da “natureza divina”, “de mais atos de justiça (viver sem culpa)” e “de visão espiritual” (acerca de Cristo, da Igreja e do Reino Milenar). 

- Então, no (vers.18), o Espírito Santo aconselhou que aquela igreja “COMPRASSE do próprio Senhor ouro refinado pelo fogo, VESTES BRANCAS PARA QUE TE VISTAS, colírio para os olhos” etc.

- Na verdade, para COMPRAR estas coisas é PRECISO PAGAR UM PREÇO. Ou seja, temos de PAGAR UM PREÇO para termos mais da NATUREZA DIVINA, mais VISÃO ESPIRITUAL ACERCA DE JESUS e da SUA OBRA mas, principalmente, para termos “VESTES BRANCAS”.

- Ora, estas “VESTES BRANCAS” mencionadas no (vers.18) representam a nossa CONDUTA APROVADA PELO SENHOR, EM TODAS AS ÁREAS DE NOSSA VIDA. 

- Outra coisa. No (vers.20) lemos: “Eis que estou à PORTA e bato; se alguém ouvir a minha voz e ABRIR A PORTA, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”. 

- O Evangelho de (João cap. 10:1-18) , fala sobre “JESUS como a PORTA”. Ou seja, Ele é a PORTA do “aprisco” das Suas “ovelhas”.

- Muito bem. Naquela época, durante o período do inverno ou mesmo durante à noite, a ovelha ficava guardada, temporariamente, no “APRISCO” até que amanhecesse ou que passasse o inverno frio.

- Aí então, elas poderiam “sair pela porta” e ir aos “pastos verdejantes”. 

- Neste texto, Jesus estava falando sobre “dois tipos de ovelhas” que Lhe pertencia, ou seja, o primeiro delas são as “ovelhas judias”, isto é, são os judeus que ficaram confinados no “aprisco do Judaísmo” durante o “inverno da Lei”, até que Cristo, “como pastagem”, viesse para soltá-las.

- Então, Jesus era a “PORTA DO APRISCO” destas ovelhas Judias, que não quiseram sair de lá, pois elas não ouviram a sua voz. Elas preferiram continuar no JUDAÍSMO!

- O outro tipo de ovelhas, estava do lado DE FORA do “aprisco do Judaísmo”. Elas são as “ovelhas gentias”, que somos nós. 

- Enfim, nos (vers. 1, 9-11; 16) estas verdades estão bem claras, leiamos, portanto: 

- “Disse Jesus: (vers.1) Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador...(9-11): “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. O ladrão ( que são as leis, os rituais e as tradições do JUDAISMO) vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundancia...(vers 16) Ainda tenho outras ovelhas (ovelhas gentias), não deste aprisco (do aprisco do Judaísmo); a mim me convém conduzi-las; elas (as ovelhas gentias) ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho (ou seja, ovelhas judias e ovelhas gentias) e um pastor (Jesus) ”.

- Resumindo: No rebanho do Senhor há ovelhas judias e há ovelhas gentias que precisam sair do “legalismo”, da “religiosidade”, das “tradições” ,das formalidades doutrinárias, da cegueira espiritual, e da falta de crescimento na vida de Deus. 

- O que elas precisam é desfrutar das “pastagens verdejantes que Cristo nos dá”, ou seja, desfrutar das “riquezas insondáveis de Cristo”, e não de religião! Precisamos de “vida abundante”!

- Conclusão: (vers. 21): “Ao vencedor, dar-lhe-ei SENTAR-SE COMIGO NO MEU TRONO, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono”.

- “SER VENCEDOR” neste contexto, significa VENCER A MORNIDÃO E O ORGULHO DA IGREJA DE LAODICÉIA. 

- Pois, VENCENDO ESTAS COISAS, Jesus prometeu àquela igreja que Ele viria sobre ela e “entraria e CEARIA com ela e ela COM ELE” (vers.20). Na verdade, esta igreja tinha MUITO CONHECIMENTO DO SENHOR, MAS POUCA EXPERIÊNCIA DA PRESENÇA DELE!

- Por último, no (vers.21) lemos: “Ao vencedor, EU lhe darei SENTAR-SE COMIGO NO MEU TRONO...”

- Ora, “SENTAR-SE COM JESUS NO SEU TRONO”, será um PREMIO PARA O VENCEDOR. Ou seja, ele um co-participante do REINADO DE CRISTO NO MILÊNIO, que começará logo após SUA Segunda Vinda AQUI NESTE MUNDO sobre todas as nações!

- Termino esta meditação, com o último versículo do texto: (vers. 22): “QUEM TEM OUVIDOS (PARA OUVIR), OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS”.




Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
31 de janeiro de 2014


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL