SÉRIE: A Nova Aliança - Espírito e Vida - PARTE 9




NINGUÉM SERÁ JUSTIFICADO PELAS OBRAS DA LEI –
SOMENTE QUEM VIVE NA NOVA ALIANÇA É QUE ESTÁ LIVRE DA MALDIÇÃO E DA ESCRAVIDÃO DA LEI

- Importante: O sacrifício de Jesus na cruz foi único, perfeito, completo e definitivo, pois não dependia do homem! 

- Leiamos o que diz (Hebreus 9:11-15): “Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção. Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à purificação da carne, muito mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!

- Importante: Ninguém pode ser justificado (ou seja, considerado sem culpa) pelas obras da Lei ! 

- (Romanos 3:19-20) diz: “Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus, visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado”.

- É simples: Todo mundo é culpado diante de Deus por causa da lei. E, ninguém pode ser justificado (sem culpa) através da Lei, pois ninguém conseguiu cumprí-la. 

- De fato, o único que não violou a lei foi o Senhor Jesus Cristo.

- (Hebreus 7:26) diz: “Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus...”

- Importante: Pelo fato de Jesus ter sido o único que cumpriu toda a Lei, significa então que, somente aqueles (judeus e gentios eleitos e escolhidos) que são Dele e que estão Nele, é que estão livres da maldição da lei! 

- (Gálatas 3:9-14) diz: “De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão. Todos quantos, pois, são das obras da lei (ou seja, os que praticam rituais, ordenanças e mandamentos que dependem de esforço próprio) estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da Lei, para praticá-las. E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé (ou seja, “o justo terá vida e viverá pela fé”).

Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá. 
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), para que a benção de Abraão ( que é crer pela fé) chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido”.

- Infelizmente, hoje em dia, muitos cristãos (gentios eleitos) misturam as Duas Alianças. Isto é, uma parte da sua vida está debaixo da maldição Lei e a outra, debaixo da benção da Graça.

- Por isso é que eles não conseguem “andar inteiramente no Espírito” e, nem tampouco, usufruir de uma vida completamente livre, ou seja, não “reinam em vida”.

- Na verdade, estas pessoas “ficam divididas” entre o legalismo (escravidão de regras e rituais sem vida) da lei e a liberdade no Espírito.

- (Exemplo de alguns rituais, ordenanças e mandamentos da lei): “colocar véu”, “lavar os pés” “Batizar nas águas”, “Ceia”, “guardar o sábado”, “circuncisão”, “Jejum”, “unção com óleo” etc.

- Por esta razão, Paulo chega a ser muito enfático neste assunto, chegando até mesmo ser bastante radical. Leiamos,agora, (Gálatas 5:1-12): 

- “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão (da lei). Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.

“De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei. De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes.” 

“Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão (que é obra da lei), nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor. Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade? Esta persuasão (de querer que vocês sejam circuncidados) não vem daquele que vos chama. Um pouco de fermento (hipocrisia, isto é, “alterar a virtude (a verdade”) leveda toda a massa. Confio de vós, no Senhor, que não alimentareis nenhum outro sentimento; mas aquele que vos perturba, seja ele quem for, sofrerá a condenação. Eu, porém, irmãos, se ainda prego a circuncisão, porque continuo sendo perseguido? Logo, está desfeito o escândalo da cruz. Tomara até se mutilassem (castrassem) os que vos incitam à rebeldia”

- Veja só. Logo no início lemos: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou” e “não vos submetais, de novo a jugo de escravidão”.

- Saiba que a “LIBERDADE” que Paulo menciona aqui é a “LIBERDADE DO CATIVEIRO DA LEI”. 

- E, “ESCRAVIDÃO”, aqui, refer-se à “ESCRAVIDÃO DEBAIXO DA LEI”. Isto significa, portanto, que todos os estão “em Cristo Jesus”, estão livres da obrigação, práticas e regulamentos da Lei”.

- Conclusão: Se uma pessoa tentar guardar a lei, ela irá colocar-se sob escravidão e servirá à lei como escravo.

- Ora, se tentamos guardar a lei, ficamos sob o seu jugo. 

- Pois, em (Atos 15:10) Pedro disse ”Agora, pois, porque tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós?




Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Teresópolis - RJ
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
06 de maio de 2014


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL