SÉRIE: Como Se Preparar Para O Fim Dos Tempos – PARTE 12




UMA ADVERTÊNCIA MUITO SÉRIA! 

(Hebreus 12: 1-29) - O (vers. 5) diz: “...e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado”.
- Muito bem. A palavra “correção” aqui, indica algum tipo de “punição” .
- E, o (vers. 6-10) diz: “Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. Além disso, tínhamos nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos ? Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade”.
 

- Veja bem. O fato de Deus nos corrigir, açoitar e disciplinar não significa que nós perdemos a salvação. 

- Na verdade, quanto mais somos disciplinados, mais seremos aproveitados para participar da santidade divina. E, isso implica que o cristão está em “crescimento em vida”. 

- De fato, a disciplina que recebemos do nosso Pai celestial, nos ajuda a crescer e a amadurecer. 

- Aliás, continuando, no mesmo pensamento, o escritor diz, nos (vers.14-16), o seguinte: 

- “Segui a paz com todos e a santificação (ser santificado significa, ser separado para ser cheio da natureza de Deus), sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando, diligentemente, porque ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados; nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, (irmão gêmeo de Jacó e filho de Isaque) o qual, por um repasto (um cozinhado vermelho) vendeu o seu direito de primogenitura (Gênesis 25: 29-34)”.

- O (vers.15) diz para “não sermos faltosos SEPARANDO-NOS da graça de Deus .

- Isto significa, então, que já temos a graça, isto é, a “vida de Deus” e, por conseguinte, precisamos ser diligentes para não perdê-la, ou seja, para não deixarmos de desfrutar da vida de Deus. 

- Importante: O (vers. 16) diz que “por um prato de comida Esaú vendeu seu direito de primogenitura”.

- Obs.) No Antigo Testamento, uma pessoa podia ter muitos filhos, mas, somente o primogênito tinha direito de herdar tudo o que era do pai.

- A história de Jacó ilustra muito bem isso. Pois, Isaque, seu filho, teve dois filhos: Esaú e Jacó, que eram gêmeos. 

- Esaú nasceu primeiro, portanto, ele era o primogênito. Ele é quem tinha por direito, herdar a herança do pai e a benção de Deus.

- Por outro lado, Jacó, seu irmão, era um suplantador, um enganador. Pois, até mesmo no ventre materno ele já disputava com o irmão Esaú.

- Pois, na hora de nascer, Jacó veio agarrado no calcanhar de seu irmão Esaú. (Gen. 25: 22, 25-26) .

- Muito bem. Apesar disso, Jacó valorizava a primogenitura e, portanto, queria usar de todos os meios lícitos e ilícitos para ganhá-la. 

- Na verdade, apesar de Jacó ser um enganador, Deus se agradou do coração dele, pois ele estava “lutando por Deus”. Ele estava lutando para conseguir a “herança do Pai e a benção de Deus”.
- Da mesma forma, precisamos ser como Jacó, ou seja, valorizar a primogenitura. 

- De fato, todos nós fomos predestinados para a filiação, mas, se não ganharmos a primogenitura, não somente teremos prejuízo, como também Deus se aborrecerá de nós. 

- Ou seja, não podemos perder O DIREITO DA PRIMOGENITURA . Na verdade, isto significa que não podemos “abrir mão” da nossa herança no Reino Milenar.

- Para isso, precisamos crescer, amadurecer e viver sempre no Espírito. Pois, no Reino Milenar, herdaremos a “glória e a realeza” juntamente com Cristo. 

- Na verdade, precisamos urgentemente valorizar esta glória da primogenitura, e não vendê-la por coisa alguma deste mundo. Leiamos, agora, o texto de (Gênesis 25: 27-34) : 

- “Cresceram os meninos. Esaú saiu perito caçador, homem do campo; Jacó, porém, homem pacato, habitava em tendas. Isaque amava Esaú, porque se saboreava de sua caça; Rebeca, porém, amava a Jacó. Tinha Jacó feito um cozinhado, quando, esmorecido, veio do campo Esaú e lhe disse: Peço-te que me deixes comer um pouco desse cozinhado vermelho, pois estou esmorecido. Daí chamar-se Edom. Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura? Então, disse Jacó: Jura-me primeiro. Ele jurou e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó. Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, DESPREZOU ESAÚ O SEU DIREITO DE PRIMOGENITURA”.

- Como acabamos de ler, Esaú vendeu seu direito de primogenitura por um prato de lentilhas. 

- Da mesma forma, não podemos deixar que nenhum dos prazeres deste mundo nos impeça de entrar e viver no Reino Milenar!
- Pois, mais tarde, vemos que Esaú não só vendeu o direito de primogenitura a Jacó, como também ele perdeu a “benção maior” que seu pai Isaque pronunciou no fim de seus dias. (Leia, depois, Gênesis 27: 1- 46 e cap. 28:1- 4)). 

- Muito bem. Para resumir, em (Hebreus 12:16-17) lemos:
“...nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura. POIS, sabeis também que, posteriormente, querendo herdar a benção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado.

- Conclusão: Podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que o “nosso direito de primogenitura em Cristo”, é a herança da realeza no Reino Milenar Vindouro, que acontecerá imediatamente após a Segunda Vinda de Jesus. 

- Por esta razão, precisamos ser cuidadosos para não trocarmos o nosso desfrute da vida de Jesus, por um “prato de guloseimas materiais”. 

- Pois, se assim o fizermos, estaremos abrindo mão de vivermos no futuro, na Era do Reino Milenar, reinando com Cristo e os vencedores, aqui neste mundo. 

- Pelo contexto, se os cristãos hebreus desistissem da graça de Deus, trocando-a por um “bocado de Judaísmo”, eles perderiam seu direito de primogenitura em Cristo. 

- E, perder o “direito de primogenitura em Cristo” não significa perder a vida eterna. Mas, significa perder o desfrute de vida no reino vindouro como um prêmio. 

- Por esta razão é que os (vers. 28 e 29) dizem: 

- “Por isso, recebendo nós um REINO INABALÁVEL, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência (respeito) e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor (ou fogo destruidor)” 

- Em outras palavras: Uma vez que estamos no processo de receber um reino inabalável (Hoje e também na Era vindoura), devemos, cada vez mais, nos apegar à graça de Deus, ou seja, à vida de Deus, e não nos apartar dela!

- Que ninguém se engane com esta advertência, pois o (vers. 29) diz que “O nosso Deus é fogo consumidor. 




Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
06 de maio de 2014


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL