SÉRIE: Como Se Preparar Para O Fim Dos Tempos – PARTE 1




QUAL O SIGNIFICADO DO “DESCANSO SABÁTICO”

- Em primeiro lugar, falemos um pouco sobre o “descanso sabático na Boa Terra”, ou seja, na Terra Prometida. Então, desde o dia em que os filhos de Israel entraram na Boa Terra, eles estavam sempre lutando. 

Mas, por quê razão Deus chamou aquela lugar de “terra do descanso”, conforme diz (Deuteronômio 12: 9-11).

Se olharmos superficialmente, veremos que “Canaã” era a “terra do descanso”, porque lá, Israel construiu suas casas e se estabeleceu lá.

Mas, após ler o texto acima podemos concluir que a “terra de Canaã” era a “Terra do descanso”, porque ali o Templo seria construído !

Pois, no Templo, Deus seria “expresso e representado”. E, uma vez que isso acontecesse, haveria “satisfação e descanso”, tanto para Deus como para o homem.
- Obs.) Lembre-se, no entanto, que HOJE, o verdadeiro Templo, SOMOS NÓS QUE ESTAMOS SENDO CONSTRUÍDOS POR DEUS. 

Pois Ele precisa ser expresso e representado através do nosso espírito e, principalmente, através da nossa alma! Portanto, isso nada tem a ver com templos físicos, doutrinas, denominações, rituais ou qualquer outra coisa.


Veja bem. Em primeiro lugar, “Cristo é o nosso descanso” na “Era da Igreja”. Ou seja, Ele é o nosso descanso Hoje! Pois, como “Cristo Celestial”, após “expressar e representar Deus”, Cristo está assentado à destra de Deus nos céus, onde Ele é o descanso para a nossa alma !

Neste caso, Ele mesmo disse em (Mateus 11:28-29): “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... e achareis descanso para a vossa alma”.

Em segundo lugar, “Cristo é o nosso descanso”, na “Era do Reino Milenar”. Neste período, após Sua Segunda Vinda, Deus será expresso, representado e satisfeito por Cristo e pelos “santos vencedores”, que serão “co-reis”, reinando com Ele, e desfrutando do Seu descanso!

Somente, para reforçar este fato, vamos ler (Apocalipse 20: 4- 6):
“...Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dado autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus... E VIVERAM E REINARAM COM CRISTO DURANTE MIL ANOS... serão sacerdotes de Deus e de Cristo e REINARÃO COM ELE OS MIL ANOS”.


- Repito: Neste período do Reino Milenar, Cristo será o “descanso” SOMENTE para os “santos vencedores da era da igreja”. Então eles se “assentarão em tronos”, sendo “co-reis” e “sacerdotes de Deus”, juntamente com Cristo por “mil anos”.

Em terceiro lugar, “Cristo é o nosso descanso” no “Novo Céu e na Nova Terra”. Neste período, após o fim do “Período do Reino Milenar”, Deus será PLENAMENTE EXPRESSO, REPRESENTADO e SATISFEITO por todos os redimidos em Cristo.

Neste último período – No Novo Céu e na Nova Terra – será o período onde o “descanso será mais glorioso e completo” para todos os redimidos de Deus por toda a eternidade.

Pois, neste período, será destruído, para sempre todo “principado”, toda “potestade” e todo “poder” e, finalmente, o último inimigo a ser destruído, será, “a morte”.

Da mesma forma, para reforçar este fato, leia: ( 1 Coríntios 15:22-28):
“... E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés. O último inimigo a ser destruído é a morte...”

Importante: Assim, o “descanso sabático” mencionado em (Hebreus 4:9), tipificado pela “Boa Terra de Canaã”, deverá cobrir apenas os “dois primeiros estágios de Cristo como descanso para nós”.

Ou seja, no primeiro estágio: Cristo é nosso descanso na “Era da Igreja”! E, no segundo estágio: Cristo é o nosso descanso no “Reino Milenar”.

Obs.) O “descanso sabático” nos “dois primeiros estágios” – na Era da Igreja e, especialmente no Reino Milenar – será “um prêmio” àqueles que buscam diligentemente o Senhor hoje, pois eles estão desfrutando de Cristo de maneira plena!

Por outro lado, o “descanso sabático no terceiro estágio”, ou seja, no estágio do “Novo Céu e na Nova Terra”, não será um “prêmio”, mas será a porção completa para todos os redimidos!

Portanto, Cristo como o “descanso sabático para nós na “Era da Igreja” e na “Era do Reino Milenar” é o “descanso” a que se refere (Hebreus 4:9-11). Portanto, leiamos este texto:

“Portanto, resta um repouso (descanso sabático) para o povo de Deus... Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.”

Obs.) É no “segundo estágio”, ou seja, na “Era do Reino Milenar”, que Cristo tomará posse de toda a Terra como Sua Herança!

Então, neste período do “Reino Milenar”, todos os vencedores que viveram adequadamente na “Era da Igreja” desfrutando de Cristo e de Suas “riquezas insondáveis”, participarão do “Reino Milenar” como “co-reis” com Ele!

Leiamos, portanto, (Apocalipse 20: 4- 6): “Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar.
... e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos... serão sacerdotes de Deus e de Cristo E REINARÃO COM ELE OS MIL ANOS”
.

Da mesma forma, leiamos também o que Paulo diz a Timóteo, em (2 Timóteo 2: 8- 12):

“...Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele; SE PERSEVERAMOS, TAMBÉM COM ELE REINAREMOS.”

Portanto, os que viveram na era da igreja desfrutando de Cristo e de Suas riquezas insondáveis de maneira adequada, também “herdarão a terra”.

E, “herdar a terra”, significa, conforme (Lucas 19: 17-19), na Parábola das Dez Minas que, “alguns terão autoridade sobre dez cidades, e outros terão autoridade sobre cinco cidades”.

Isto significa que seremos “co-reis” com Cristo, reinando neste mundo na “Era do Reino Milenar”, tendo autoridade sobre dez cidades ou sobre cinco cidades”.

Para confirmar, mais uma vez esta verdade, leiamos (Apocalipse 2: 25-27): “ ... tão somente conservai o que tendes, até que eu venha. Ao vencedor, que guardar até o fim as minhas obras, EU LHE DAREI AUTORIDADE SOBRE AS NAÇÕES, e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro.”

Por outro lado também, além de “herdarmos a terra reinando sobre dez ou sobre cinco cidades”, participaremos de “uma alegria incomparável do Senhor”.
- Ou seja, “entraremos no gozo do Senhor”!

Para testificar esta realidade, leiamos a Parábola dos Talentos, registrada em (Mateus 25: 14- 30).

Nos (versículos 21 e 23) lemos: “...Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, (isto é, na era da Igreja) sobre o muito te colocarei; entra no gozo (na alegria) do teu senhor”...Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor”.

E, só para completar, podemos ler também os (vers. 31 a 34) : “Quando vier o Filho do Homem ... então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita (às ovelhas): Vinde, benditos de meu Pai! ENTRAI NA POSSE DO REINO que vos está preparado desde a fundação do mundo...”

- Enfim, todos os que foram redimidos pelo sangue do Cordeiro, que foram salvos, e que estão vivendo no descanso do Senhor, isto é, vivendo adequadamente na igreja de Jesus Cristo, certamente “tomarão posse do Reino” quando o “Filho do Homem” vier novamente com os seus anjos !




Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
30 de janeiro de 2014


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL