Ansiedade




Texto base: (Filipenses 4: 4-7)

- “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.

INTRODUÇÃO

- Todas as pessoas procuram a alegria e rejeitam a tristeza. E, de fato, para ser alegre, é preciso que uma pessoa não tenha nenhum fardo pesado.

- Muito bem. Segundo a Bíblia, existem dois tipos de fardos: 1) o fardo dos pecados e 2) o fardo da ansiedade.

- Então, se o “fardo dos pecados” não for resolvido, será impossível ter alegria.

- Por outro lado, se o “fardo da ansiedade” não for também solucionado, também não haverá alegria verdadeira. 

- Conclusão: Para que uma pessoa seja realmente feliz, ela precisa resolver tanto o problema do pecado quanto da ansiedade.

Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL




- Ora, no que diz respeito aos cristãos, o problema do “fardo dos pecados” já está resolvido. Mas, se a questão da ansiedade for descuidada, pode ser que ele não tenha a verdadeira alegria.

- Segundo o texto, Deus quer que todos nós sejamos alegres sempre! Aliás, precisamos saber que “Alegrai-vos” é uma ordem de Deus!
- Mas Deus nunca ordena algo que não conseguimos fazer. Então, já que “alegrar-se” é uma ordem de Deus, devemos cumpri-la!

- Algumas pessoas, contudo, podem argumentar dizendo: “Ninguém consegue alegrar-se a contra-gosto”. Como alguém pode alegrar-se quando ela se sente mal?

- Ou seja, quando a saúde não vai bem; quando o trabalho está escasso; quando há problemas na família com filhos, esposas, maridos, casos de morte, etc.

- Sem dúvida alguma, há muitas coisas que nos fazem sentir miseráveis.

- Mas, note bem: Segundo o texto, a Bíblia não diz para nos alegrar em nós mesmos. Mas, ela diz para nos “alegrarmos sempre no Senhor”.

- Ou seja, Deus não exige que nos alegremos nas circunstâncias ao nosso redor ou mesmo na nossa prosperidade material. 

- O que Ele diz é para “nos alegrarmos no Senhor!” Ou seja, mesmo em situações de tristeza e de lágrimas, podemos nos alegrar e confiar Naquele que nos ama de verdade.


- Continuando, no (vers. 5) Paulo diz que “seja a vossa moderação conhecida de todos os homens”. 

- No texto original, a palavra “ moderação” tem o mesmo sentido de “equilíbrio”, ou seja, “que não se inclina nem para a direita e nem para a esquerda”.

- Ou seja, ser moderado significa que embora haja dificuldades nos pressionando, nós podemos nos manter firmes e recebermos a alegria que vem do Senhor!

- Ele mesmo é quem nos capacita a nos alegrarmos em toda e qualquer situação!

- Mas, como é que isso acontece ? Como é que eu posso me alegrar em toda e qualquer situação ? 

- Para responder isso, precisamos ler a continuação do versículo: (vers. 5): “...Perto está o Senhor” 

- No original grego é o mesmo que dizer: “o Senhor está próximo”, “o Senhor está ao seu lado”. 

- Então, se o Senhor está ao meu lado, bem perto de mim, então eu posso me alegrar! Mesmo que as circunstâncias sejam de dor ou de tristeza!

- Como falamos, eu não me alegro na tristeza nem na dor! Eu me alegro no Senhor que está perto de mim. 

- De fato, eu preciso me conscientizar desse fato. Do contrário eu vou ficar triste, depressivo e ansioso.

- Finalmente, no (vers. 6) Paulo diz: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”.

- Resumindo: o (vers. 4) diz que “devemos nos alegrar”; e, o (vers. 6) diz que “não devemos ficar ansiosos com nada”.

- Então, já que o “Senhor está perto, devemos nos alegrar” E, “já que o Senhor está perto, não devemos ficar ansiosos de coisa alguma”.

- Na verdade, segundo Deus, não há sequer uma única razão para a nossa ansiedade. Nenhuma ansiedade é legítima porque “Ele está perto de mim e Ele é a minha alegria!”

- Ora, a razão da nossa ansiedade é porque não nos conscientizamos que Ele está bem perto de nós, “todos os dias, todas as horas e todos os momentos até a consumação dos séculos”
- Uma pergunta importante: Como podemos, de maneira prática, ficar livres da ansiedade ? 

- A resposta está na continuação do (vers. 6): “...em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”. 

- Ou seja. Precisamos falar com Deus de 3 maneiras: 1) pela oração; 2) pela súplica ( isto é, fazendo petições específicas que vem do fundo do nosso coração) e, 3) com ações de graças pelas petições que fazemos diante de Deus.

- Enfim, devemos tornar tudo conhecido de Deus pela oração, pela súplica e tudo com ações de graça. 

- Mas, a verdade é que quando passamos por uma dificuldade ou provação, ao invés de enviarmos para Deus para que Ele mesmo as carregue, permitimos que estes fardos nos pressionem.

- Ao invés de enviarmos as preocupações para Deus assim que elas vêm, nós as acumulamos na nossa mente, uma após outra.

- A saída, portanto, é: Porque Ele está perto, podemos fazer conhecidas diante Dele cada uma das nossas pressões, pela súplica com ações de graças!

- Jesus está tão perto de nós, a todo instante, e, por esta razão é que podemos confiar Nele e deixar que Ele carregue o nosso fardo!

- A oração é a nossa saída! Deus é a nossa saída! Por isso é que podemos, agradecer, de antemão, pois Ele está perto e não nos abandona, jamais!

- Na verdade, precisamos adquirir o hábito de agradecer a Deus por todas as oportunidades da nossa vida.

- Importante: Deus quer que lancemos sobre Ele toda a nossa ansiedade. 

- Para confirmar isso, leiamos (1 Pedro 5: 6-7): “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”.
- Então, se Deus carrega sobre ele a nossa ansiedade, é sinal de que não precisamos mais nos preocupar. Aliás, em (Isaías 53:4) lemos que “Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si”.

- Conclusão: Se você é alguém que se preocupa com a sua saúde, com a sua família, filhos, netos, casamento, enfim, com o seu trabalho ou negócios, saiba, então, que Ele quer que você lance AGORA sobre Ele toda a sua ansiedade.

- Todos os que estão tristes, preocupados, ansiosos e “estressados”, isto é, sob pressão, podem fazer isso agora mesmo! Pois Ele está perto e tem cuidado de nós!

- Quando fizermos isso, o resultado será um só, pois lemos no texto inicial de (Filipenses 4: 7): “E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.

- No original grego, o termo “guardará” é um termo militar que também pode ser traduzido como “vigiará” ou “manterá guarda”.

- Em outras palavras, nenhuma preocupação pode invadir a paz de Deus em nosso coração. Pois, esta paz de Deus vigiará, ou seja, montará guarda no nosso coração e mente, de maneira que a ansiedade não poderá entrar.

- Quem lança sobre Jesus a sua ansiedade, Ele promete que a Sua própria paz agirá como um soldado guardando o seu coração e a sua mente.

- Importante: A promessa de que Ele guardará os nossos corações e as nossas mentes, não significa guardar o ambiente à nossa volta. Mas significa sim trazer paz ao nosso coração!

- Ou seja, independentemente do que esteja ocorrendo ao nosso redor, Deus garante que haverá paz na nossa mente!

- Portanto, vamos nos alegrar no Senhor. Vamos lançar sobre Ele toda a nossa ansiedade. Vamos receber a paz de Deus que excede todo o entendimento humano. Amém?

Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
14 de outubro de 2013


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL