CARACTERÍSTICAS DE UM MINISTRO DA NOVA ALIANÇA - parte 1



- 1) “Ser habilitado por Deus” 

- Muito bem. Ser ministro de Deus não é um título obtido num Seminário, numa escola bíblica, e nem mesmo por uma designação humana. 

- Pois, a escolha para tal função é feita exclusivamente por Deus. É Ele, e tão somente Ele quem nos habilita para tal função. 

- Vejamos o que diz (2Cor.3:4-6) “E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; não que por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica” .

- Portanto, como acabamos de ver, é Deus quem nos habilita para sermos Seus ministros, e não a nossa capacidade humana, eloqüência ou vontade de servir a Deus.

- 2) “Ser um ministro do Espírito” 

- A segunda característica para ser um ministro da Nova Aliança é “servir, não na letra, mas no Espírito”. 

- Ora, no Antigo Testamento, o ministério de Deus exigia que o homem o servisse de acordo com as leis e regulamentos, sem, contudo suprir-lhe a vida e a graça necessárias para cumprir a lei.

- Com isso, o resultado foi um só: o homem foi incapaz de cumprir as exigências da lei de Deus. Por isso, aquele ministério foi chamado de “ministério de condenação” ou “ministério da letra”. 

- Mas, sob a Nova Aliança, temos o Ministério do Espírito! 

- Pois, Cristo, o HOMEM que cumpriu toda a Lei de Deus, tornou-se o “ESPÍRITO QUE DÁ VIDA”. E hoje, Ele habita no espírito de todos aqueles que crêem, habilitando-os a viver de acordo com Deus! 

- Então, o segredo está em irmos a Ele e termos um contato vivo em nosso espírito . E, dessa maneira, Suas palavras serão para nós Espírito e Vida!

- 3) “Ser transformado de glória em glória” 

- Outra característica importante dos ministros da nova aliança é que eles contemplam, constantemente, a Deus no Santo dos Santos, conforme (2 Cor. 3:18).

- Estes ministros, foram libertados o véu, de toda tradição e ritual religioso, enfim, de tudo que os impedia de conhecer Deus íntimamente.

- Isto significa que, ser um ministro transformado de “glória em glória”, não depende de habilidades naturais ou de qualquer obra que possamos fazer para Deus.

- Então, ser um ministro da Nova Aliança é o resultado de uma comunhão íntima e profunda com Deus no Santo dos Santos, ou seja, no espírito.

- E isto, é resultado da Misericórdia de Deus 

- Ora, Deus não nos chamou para sermos Seus ministros por causa de mérito ou de qualificações pessoais; mas sim por causa da Sua grande misericórdia!

- Aliás, Paulo diz em (2 Cor.4:1) “Pelo que tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi dada, não desfalecemos”. 

- Muitos cristãos, por não perceberem que seus dons e ministérios são somente por causa das misericórdias do Senhor, foram danificados por causa do orgulho e da soberba.

- De fato, ser um ministro de Deus significa ter sido escolhido por Ele para sermos Seus escravos, estando prontos para cumprir qualquer ordem Dele!

- Estes ministros, não foram chamados para ser “grandes homens de Deus” reconhecidos e aclamados pelas pessoas.

- Não! Nossa função é tão somente levar as pessoas a Ele e para representá-LO diante dos homens. 

- Importante: Um ministério genuíno aceito por Deus é aquele que contribui para a edificação do Corpo de Cristo, independente de qualquer denominação religiosa.

- Ou seja. Os verdadeiros ministros da Nova Aliança não fazem a “sua própria obra” a fim de exaltar o seu nome ou denominação!

- Mas, a sua verdadeira preocupação é cumprir a economia de Deus do Novo Testamento!

- Qualquer ministro autêntico da Nova Aliança tem de ter o chamamento de edificar a Igreja de Jesus Cristo, “completando as aflições de Cristo, ou seja, apresentando todo homem maduro em Cristo. 

- Então, como Paulo disse em (Colossenses 1:24-25): 

- “Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, A FAVOR DO SEU CORPO, QUE É A IGREJA; da qual me tornei ministro de acordo com a dispensação (administração) da parte de Deus, que me foi confiada a vosso favor, para dar pleno cumprimento à palavra de Deus”. 

- SEJA, PORTANTO, UM MINISTRO DO ESPÍRITO, SENDO TRANSFORMADO DE GLÓRIA EM GLÓRIA, MINISTRANDO A PALAVRA DA GRAÇA E A PALAVRA DA JUSTIÇA!


Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –
14 de junho 2013


NOSSO MINISTÉRIO

É APOIAR 

O SEU MINISTÉRIO !