O SIGNIFICADO DO ALTAR



Os altares erigidos durante a nossa caminhada cristã sempre nos ensinam algo. Por exemplo quem ainda não passou pela experiência de ter que entregar o “ seu Isaque “ no altar do Monte Moriá ? 

Muito bem. A palavra “Moriá” significa ensinar, fazer conhecer, demonstrar. 


Portanto, sempre que erigimos um altar , principalmente quando entregamos ao Senhor o que há de mais precioso para nós , - assim como Abraão fez com Isaque - o Senhor nos ensina algo, nos demonstra algo e passamos à conhecê-Lo em maior intimidade.

Outra coisa. No Tabernáculo de Moisés, haviam dois altares : um de ouro no interior do tabernáculo ( Ex 30:1) e um de bronze à entrada deste , conforme (Êxodo 27).

Então, o nosso “altar de ouro” deve estar diariamente diante do trono do Senhor. Este é o “altar do incenso”, ou seja, o altar da oração e da adoração de um coração apaixonado , onde oferecemos “incenso continuo de louvor e adoração perante o Senhor .


Leiamos, então, ( Êxodo 30:7 , 8 ), (Apoc 5:  e (Apoc 8: 3,4).

Ora, a palavra “altar” em hebraico é “MIZBAH” . E, cada letra desta palavra tem um significado em hebraico :

“M” - é “mehilá”, que significa “perdão” ; “Z” é “Zehut” que significa “direito” e “B” que é “beracha”, que significa “benção” e “H” é”hayim”, que significa “vida”.

Então, se você for um “altar de adoração” continuo diante do trono” ,e também um “altar de sacrifício”, você terá “perdão”, “justiça”, “bênçãos” e “vida abundante”.

É bom lembrar que este “altar de sacrifício” não tem nada a ver com sacrifícios de animais. Mas, tem tudo a ver com um altar de sacrifícios de louvor , ou seja, louvor em tempo de crise.

Aliás, leiamos (Hebreus 13: 10, 15) ,( Romanos 12:1) e (1 Pe 2; 5).

Portanto, o “altar de ouro” é o lugar de um encontro íntimo com Deus, um lugar grandes segredos e de profundas revelações sobre a “natureza do Deus vivo” (Ex 30: 6) .

Então, diante dos olhos do Senhor os nossos sacríficios são agradáveis e são também santos ( Ex 40:10 ) e (Genesis 9:21) .

Irmãos, não deixem nada abalar o teu altar. Sustente-o com louvores a Deus, pois este ato prova que você tem confiança em Deus.

Assim, sua oferta será aceita pelo Senhor . Por outro lado, fogo santo da parte do Espírito descerá sobre o nosso sacrifício , tocando também nossas vidas com poder, força e unção.

Outra coisa. As pessoas que estiverem nos observando também serão tocadas e se prostrarão diante do Nosso Deus ( 1 Reis 18:39) e, os demonios enfraquecidos cairão diante da Espada ungida que o Senhor colocará em nossas mãos ( 1 Reis 18:40).

Precisamos enfatizar também que altares firmados com confiança são motivo de vitória. Muitas vezes é debaixo de uma forte crise, cercados por inimigos que os nossos altares devem ser levantados . Estes, são “altares de sacrifício”!

Por exemplo, o povo de Israel e seus sacerdotes levantaram um altar nestas condições, conforme (Esdras 3: 2), onde seus inimigos foram envergonhados . Mas o propósito de Deus não foi frustrado , e as Suas promessas jamais falham.

Aliás, a própria palavra “sacrifício “já fala por si mesmo, ou seja, “é louvar num momento difícil”, assim como fizeram Paulo e Silas por volta da meia-noite.

Como sabemos, Abraão, ao erigir um altar de sacrifício, entregou Isaque ao Senhor, e recebeu não só Isaque de volta como conquistou um grau mais profundo de revelação. Pois ele recebeu além de Isaque promessas e bênçãos bem maiores.

Outra coisa, Deus se agrada de corações ( Sal 51:17) contritos pois, no momento em que estivermos diante do altar com lágrimas nos olhos Ele dará ordem para que o seu fogo de glória venha sobre nós e sobre o nosso sacrifício trazendo-nos uma nova unção.

Por exemplo. Talvez para Josafá não tenha sido fácil entregar sacrifícios de louvor diante de uma multidão de inimigos , mas, aquele sacrifício foi o fator determinante da sua vitória e da recompensa de tão grande despojo conforme o texto de ( 2 Cron 20).

Por outro lado, existem também “altares de agradecimento” como o altar de Josué, pois o Senhor busca corações agradecidos.

Pois Josué levantou um altar no meio do jordão com 12 pedras no lugar onde os pés dos sacerdotes haviam estado firmes durante a travessia do povo pelo meio do rio Jordão. ( Jos 3 : 9 e 10) .

Sem dúvida alguma, há determinadas ocasiões em que o Senhor nos conduzirá a levantar um altar no meio “das águas de um problema”. Contudo, no momento que Ele nos estimular a isso, não tenhamos medo .

Pois as águas serão retidas pois, assim como elas não submergiram Israel , elas também não te submergirão.

Portanto, “cada pedra erigida” significa uma promessa que você carregou nos ombros e nos lábios no momento crucial da sua travessia e que você as oferece como louvor diante da fidelidade do Senhor

Não se esqueça, então, que altar é um lugar de refugio; altar é lugar de segurança.

No passado, quando alguém queria receber clemência , perdão, eles se agarravam às pontas, ou seja, aos chifres do altar (1 Reis 1:50, 1 Reis 2:28), pois nestes chifres era derramado o sangue ( Ez 43:20, Ex 29:12, 37).

Então, em tempo de perigos e em tempo de crises , não há lugar mais seguro do que o altar , ou seja, não há melhor lugar do que estar agarrado às pontas do altar, estar agarrado as promessas do Senhor.

Outra coisa. As oferendas eram amarradas com cordas nos cantos do altar (Salmo 118:27) estejam as tuas ofertas de louvor amarradas ao altar entregue a própria palavra de Deus , as suas promessas no altar e experimente a fidelidade de Deus( Isaque era a promessa para Abrãao) .

Também, no dia de “Simhat torá”, que era logo após a Festa dos Tabernáculos, os judeus davam 7 voltas ao redor do altar , entoando canticos de agradecimento pela fidelidade de Deus e pela fidelidade da Sua palavra .

Conclusão: Confie no Senhor e nas Suas promessas e tenho certeza que você “dará muitas voltas de vitória ao redor do altar”.


Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________

MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –
24 de maio 2013

NOSSO MINISTÉRIO

É APOIAR

O SEU MINISTÉRIO !