SÊ FORTE E CORAJOSO E CONQUISTE A BOA TERRA
(Josué 1: 1 – 9)


“Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés meu servo é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. Desde o deserto do Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.
Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. 
Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que Moisés meu servo te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem sucedido por onde quer que andares. 
Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido.

Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares”.

A “Boa Terra de Canaã” representa “Cristo em toda a sua extensão, plenitude e riqueza”. 

Nestes últimos dias, temos visto que, muitos membros do Corpo de Cristo estão fracos, desanimados, frustrados e, até mesmo infelizes. 

Isto se deve, em parte, porque não estamos desfrutando da pessoa de Jesus plenamente. 

Muito bem. Como sabemos, ANTES do povo de Israel entrar, possuir e desfrutar da TERRA DE CANAÃ, eles precisaram SE PREPARAR! 

E, esta preparação pode ser resumida em duas coisas básicas:

1º) Eles precisavam “ser salvos” e “libertos” do EGITO.
2º) Eles precisavam “ser salvos” e “libertos” do DESERTO.

De fato, MOISÉS foi o libertador do povo, do EGITO.

E, JOSUÉ foi o libertador do povo, do DESERTO.

E, JOSUÉ foi quem os levou para a TERRA DE CANAÃ.

Ora, o EGITO, representa a SALVAÇÃO DE DEUS que ocorreu no NOSSO ESPÍRITO! Ou seja, o NOVO NASCIMENTO ESPIRITUAL.

Mas, a SALVAÇÃO DE DEUS que ocorre na NOSSA ALMA é realizada NO DESERTO, através de JOSUÉ. 

Obs.) O nome original de JOSUÉ era OSÉIAS, que significa “LIBERTADOR”. 

Isto está registrado em (Números 13: 16): “São estes os nomes dos homens que Moisés enviou a espiar aquela terra; e a OSÉIAS, filho de Num, Moisés chamou JOSUÉ”.

Então, como vimos, OSÉIAS, como servidor de Moisés, mudou seu nome para JOSUÉ. 

E, o nome ”JOSUÉ”, significa “SALVAÇÃO DE JEOVÁ”, ou “JEOVÁ É O SALVADOR”.

Outra coisa. O nome “JOSUÉ” é a forma hebraica do nome grego JESUS. 

Conclusão: JOSUÉ prefigura JESUS!

Portanto, foi “JEOVÁ SALVADOR quem libertou o povo de Israel do DESERTO”. 

Ora, embora já tenhamos a “salvação de Cristo Jesus em nosso espírito”, ainda precisamos de um “salvador para a nossa alma. 

Precisamos ser “salvos” de pensamentos humanos, sentimentos naturais e da vontade própria!

E, na prática, se desejamos desfrutar da alegria e plenitude de Cristo, precisamos “morrer no deserto”, para então “ressuscitarmos em Canaã. 

Ou seja, precisamos “negar a nossa vida da alma”, pois ela só nos traz desanimo, frustração, infelicidade e muita depressão. 

Portanto, o “velho eu”, isto é, a “velha criação”, ou seja, a “minha alma” precisa “morrer no deserto” para que o meu novo eu desfrute de gozo e alegria em Canaã, isto é, em Jesus.

Por outro lado também, a “Terra de Canaã” significa “reinar com Cristo no Milênio”, aqui neste mundo, o que se dará logo após a Sua Vinda. 

Sem dúvida alguma, o motivo da “TRISTEZA e da INSATISFAÇÃO GENERALIZADA é porque ainda estamos vivendo pela VIDA DA ALMA. 

Jesus disse em (Mateus 16: 24 – 26): “Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim,a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida (da alma) perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

Portanto, as nossas lutas, tristezas, frustrações e desânimos são meios pelos quais a nossa alma está sendo negada. 

Precisamos nos despojar dos sentimentos e das vontades naturais da nossa alma, exatamente nestes momentos de deserto. 

Ora, tanto Moisés quanto Josué foram preparados, isto é, quebrantados no meio do deserto. Foi lá que suas vidas foram lapidadas. 

Então, as nossas tristezas e desmotivações hoje são uma ótima oportunidade de negarmos a nossa alma caída. 

Na verdade, viver pelos nossos desejos naturais e carnais, é um grande empecilho para desfrutarmos do gozo e alegria em Cristo.

De fato, viver pelos sentimentos da alma só gera medo, frustração, insegurança e incredulidade.

Veja bem. O Espírito Santo está nos preparando para sermos uma geração capaz de enfrentar os desafios e as adversidades da vida e, ainda assim, estarmos felizes e contentes em toda e qualquer situação. 

Como Paulo disse em (Filipenses 4: 10 – 14): “Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade. Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundancia como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece. Todavia, fizestes bem associando-vos na minha tribulação.” 

Ora, o que estou dizendo é que para entrarmos na “Boa Terra de Canaã”, ou seja, para reinarmos com Cristo no Milênio, Deus precisa antes, quebrantar a nossa alma no deserto. 

Conclusão: Como lemos no texto inicial, o fato de Deus ter encorajado a Josué várias vezes, demonstra que ele estava “negando a si mesmo”, não contando com a vida da alma. 

Então, a nossa força e alegria tem de vir do Senhor, diretamente ao nosso espírito, e não dependermos da vida da alma. 

E, essa força e alegria é tão somente proveniente de “ouvir, meditar e invocar a Lei (a Palavra de Deus), de dia e de noite”, conforme (Josué 1: 6)

Ora, este “ouvir e meditar na Palavra de Deus”, não tem nada a ver com um conhecimento doutrinário, mas com uma íntima e profunda comunhão com o Senhor Ressuscitado, ou seja, o “Espírito de Vida”. 

Por último, vamos ler (Josué 3: 1 – 5): “Levantou-se, pois, Josué de madrugada, e, tendo ele e todos os filhos de Israel partido de Sitim, vieram até o Jordão e pousaram ali antes que passassem. Sucedeu, AO FIM DE TRÊS DIAS,(isto é uma alusão profética sobre a “Morte e Ressurreição de Jesus ) que os oficiais passaram pelo meio do arraial e ordenaram ao povo, dizendo: QUANDO VIRDES A ARCA DA ALIANÇA DO SENHOR, VOSSO DEUS, e que os levitas sacerdotes a levam, PARTIREIS VÓS TAMBÉM DO VOSSO LUGAR E A SEGUIREIS. Contudo, haja a distancia de cerca de dois mil côvados entre vós e ela. Não vos chegueis a ela, para que conheçais o caminho pelo qual haveis de ir, visto que, por tal caminho, nunca passaste antes. 
Disse Josué ao povo: SANTIFICAI-VOS, porque AMANHÃ o Senhor fará MARAVILHAS no MEIO DE VÓS”.

Veja bem. Israel teve de esperar “três dias” antes de se mover. Foi uma espera e tanto!

Na verdade, precisamos esperar o “MOVER DA ARCA, PARA QUE POSSAMOS NOS MOVER TAMBÉM”. 

Finalmente, precisamos nos ‘SANTIFICAR”,isto é, NOS SEPARARMOS DE TODAS AS COISAS PARA SERMOS CHEIOS DA VIDA DE DEUS. 

SEPARAMOS PARA QUE DEUS POSSA NOS TOCAR, E SERMOS CHEIOS DE PAZ E ALEGRIA NO ESPÍRITO!

Portanto, saia desta tristeza de morte, e receba as promessas que, brevemente se cumprirão na sua vida e na vida de tua família. Pois, como está registrado a Palavra: 

1º) (Josué 21: 45): “Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel; tudo se cumpriu.”

2º) (Josué 24: 13 – 15): “Dei-vos a terra em que não trabalhastes e cidades que não edificastes, e habitais nelas; comeis das vinhas e dos olivais que não plantastes. Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade...Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. 

Conclusão: Continue invocando e clamando ao Senhor todos os dias porque, certamente “AMANHÃ ELE FARÁ MARAVILHAS NA TUA VIDA”!

QUE O SENHOR ESTEJA COM O TEU ESPÍRITO!!!


Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________

MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –
29 de maio 2013

NOSSO MINISTÉRIO

É APOIAR

O SEU MINISTÉRIO !