VASOS DE MISERICÓRDIA, VASOS DE HONRA E VASOS DE DESONRA


A Bíblia revela que o homem foi feito como um vaso, para que o próprio Deus pudesse entrar nele e ser o seu conteúdo. Por esta razão é que somos chamados de “vasos de misericórdia”.

Em (Romanos 9:23-24) lemos : “...a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?


Paulo diz também em (2 Cor. 4:7) que há um tesouro dentro deste vaso de barro. E, este tesouro é o próprio Cristo. 

O texto diz: “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós”. 

Por outro lado, além de sermos “vasos de misericórdia”, devemos ser também “vasos de honra”.
Em (Romanos 9:20-22) lemos: “Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus!? Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso de honra e outro, para desonra?

Muito bem. Além dos “vasos de ira” (que são aquelas pessoas que rejeitam a salvação, e dos “vasos de misericórdia” ( que são os eleitos e escolhidos para a salvação, se tornando filhos de Deus), há também “vasos de honra” e “vasos de desonra”.

Entendemos que, tanto os “vasos de honra” quanto os “vasos de desonra” são aquelas pessoas que foram regenerados no seu espírito, isto é, são aqueles que receberam a semente da vida de Deus no seu espírito. 

Então, os “vasos de honra” são as pessoas que vivem pela graça, ou seja, pela vida de Deus; e os “vasos de desonra”, são os que insistem em viver por si mesmo.
Os “vasos de honra”, vivem no Espírito. Os “vasos de desonra”, vivem pela vida da alma, pelos seus sentimentos e pelas suas emoções.

Na verdade, conforme (Romanos 9:21), os “vasos de desonra” são aqueles cristãos que, após sua regeneração, não cresceram na vida de Deus negando-se a si mesmos. 

Estes “vasos de desonra”, apesar de serem salvos, não estão preocupados em crescer e amadurecer na vida espiritual. Na maioria das vezes, estas pessoas são religiosas, seguindo rituais sem vida e tradição de homens.

Muito bem. Vejamos, agora, um outro texto onde Paulo transmite esta idéia. Leiamos, portanto, (2 Timóteo 2:19-21): 

“Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor. Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra. Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra”.

Veja bem. Em primeiro lugar, a expressão: “numa grande casa”, refere-se à “totalidade do povo de Deus”, ou seja, a “grande casa” é a igreja do Senhor Jesus”. 

Então, dentre os filhos de Deus, sabemos que muitos deles edificam as suas vidas em cima de “madeira, feno e palha”, ou seja, eles usam seus esforços e habilidades humanas nesta edificação. 

Por outro lado, também há “ouro, prata e pedras preciosas”, que representam o operar de Deus em Seus filhos para gerar vida e desfrutar desta vida na igreja. 

Dessa maneira, pelo operar da vida de Deus em nós, somos transformados de “vasos de madeira e de barro”, em “vasos de ouro, prata e pedras preciosas”. Ou seja. Somos transformados de “vasos de desonra” em “vasos de honra”.

Conclusão, por um lado, o “Tesouro”, que é Jesus, o Espírito de Vida, está dentro dos “vasos de barro”, este, referindo-se à natureza humana.

Por outro lado, Deus deseja que os vasos de barro sejam de ouro, isto é, que eles manifestem plenamente a natureza e a vida divinas.

Para corroborar estas verdades Paulo enfatiza estes pensamentos em (1Cor. 3:10-15).

Muito bem. Continuando no texto de (2 Timóteo 2:21), o apóstolo Paulo diz que “se alguém a si mesmo se purificar de seus erros, deixará de ser “vaso de desonra” para ser “vasos de honra”.

É importante frisar que, para que esta mudança ocorra, nós mesmos devemos escolher entre viver por nós mesmos, ou viver pela vida divina andando no Espírito . 

Segundo o texto, somos nós mesmos que devemos nos purificar de nossos erros!. 

Uma pergunta importante: Como podemos nos purificar de nossos erros ?

De acordo com a Epístola de (2 Timóteo), há alguns caminhos práticos a serem tomados. Vejamos, então:

Primeiro: Devemos “invocar o nome do Senhor” – (2 Tim. 2:22): Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o nome do Senhor”. 

Então, “invocar o nome do Senhor” é a primeira ferramenta para sermos purificados! 

Por exemplo: O relato sobre os últimos instantes da vida de Estevão, traz-nos uma indicação do que o “invocar o nome do Senhor” produz.

A bíblia registra, em (Atos 7: 59-60) que, enquanto Estevão era apedrejado, ele “invocava o nome de Jesus”. 

Pois, o fato de Estevão invocar o nome do Senhor diante de seus executores, certamente indica que ele era um homem que “invocava o Senhor constantemente”! Ele era um “vaso de honra”.

Na verdade, “invocar o Senhor” era uma característica comum dos primeiros cristãos, segundo o texto de (Atos 9:13-14): “Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem (Saulo), quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome”. 

Por outro lado, também em (Romanos 10:10-13), Paulo diz: “Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” 

Veja só. Paulo está dizendo que se “invocarmos o nome do Senhor” seremos salvos. E, isto não ser refere apenas à salvação em nosso espírito no dia do nosso novo nascimento.

Mas, se refere também ao fato de sermos salvos todos os dias de nós mesmos, isto é, da nossa vida da alma, do nosso ego, enfim, de sermos salvos de nós mesmos.

Portanto, quanto mais “invocamos o nome do Senhor”, mais nos tornamos “vasos de honra”, conforme (2Tim.2:19-22).

Segundo: A segunda maneira de nos purificarmos de nós mesmos é “apartarmo-nos da injustiça”, ou seja, “não andar na prática do pecado”.

Em (2 Timóteo 2:22) lemos: “Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que de coração puro, invocam o Senhor”. 

Timóteo era um jovem ministro. E, por ser jovem, certamente era tentado pelas concupiscências da carne. Por esta razão Paulo instou com ele para que fugisse das paixões da carne!

Por um lado, como jovem que era, ele deveria fugir das paixões. Por outro lado, ele deveria buscar os que, de coração puro, invocavam o nome do Senhor.

Portanto, a melhor maneira para fugirmos do mundo e de suas paixões é estar junto com os irmãos, orando e invocando o Senhor, e, principalmente estudando a Palavra.

Além disso, devemos buscar a justiça, a fé, o amor e a paz. Isso significa buscar ao Senhor para que Ele seja a nossa justiça, fé e o amor em nós.

Na verdade, Cristo é tudo o que necessitamos para sermos purificados!

Conclusão: Deus está buscando filhos que se disponham para ser um vaso de honra em Sua casa. Para tanto, precisamos invocar ao Senhor e fugir das paixões deste mundo.

QUE O SENHOR JESUS PURIFIQUE AS NOSSAS VIDAS, DE TAL MANEIRA QUE SEJAMOS VASOS DE HONRA, SENDO ÚTEIS AO SENHOR E PREPARADOS PARA TODA BOA OBRA!


Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –
06 de junho 2013

NOSSO MINISTÉRIO

É APOIAR

O SEU MINISTÉRIO !