NÓS (A IGREJA DE JESUS CRISTO) SOMOS HEBREUS


Muito bem. A palavra “Hebreu” foi usada, pela primeira vez em (Genesis 14:13), na ocasião em que Abraão estava para lutar pelo resgate do seu sobrinho Ló.

Então, o (vers.13) diz: “Porém veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu”.

Ora, segundo o texto, “Abrão era um hebreu”. E, a raiz da palavra “hebreu” significa “passar por”.

Especificamente, significa “passar por um rio”. Significa “passar de uma região para a outra”; “de um lado para o outro”.

Portanto, a palavra “hebreu” significa “um cruzador de rio”. “Um cruzador de águas”.

Abraão foi, portanto, um “cruzador de águas”, pois, segundo (Josué 24:2-3) Abraão cruzou o “rio Eufrates”.

O (vers. 2e3) diz: “Então, Josué disse a todo o povo: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Antigamente, vossos pais, Tera, pai de Abraão e de Naor, habitaram dalém do rio Eufrates e serviram a outros deuses. Eu, porém, tomei Abraão, vosso pai, dalém do rio e o fiz percorrer toda a terra de Canaã; também lhe multipliquei a descendência e lhe dei Isaque.

E, “Eufrates” é o nome moderno daquele rio que, em hebráico, é chamado de “Perath”, que significa “doce, fértil e frutífero”.

O rio Eufrates, de fato, separava a velha região da qual Abraão foi chamado, para a nova terra da qual ele entrou.

Abraão nasceu na Caldéia, lugar da antiga Babilônia, Babel. Então, entre a Caldéia e a Boa Terra de Canaã, havia o rio Eufrates, que fluia do norte para o sul.

Isso é muito significativo, pois foi inspirado por Deus a fim de cumprir Seu propósito.

Sabemos que a terra da Caldéia tornou-se satãnica, diabólica e demoníaca, pois era cheia de ídolos. Era uma terra que havia sido usurpada, possuída e corrompida pelo inimigo de Deus.

Assim, Deus interveio, chamando Abraão para fora daquela terra demoníaca e idólatra.

Aliás, Deus simplesmente chamou Abraão para fora daquela terra sem dizer-lhe para onde ele deveria ir. Em (Hebreus 11:8) diz:”Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber para onde ia”.

Importante: Abraão sabia que tinha de partir, mas ele não sabia para aonde ir. Pois ele tinha de voltar-se para Deus, a cada passo da sua caminhada.

Por fim, Deus o levou a “atravessar o grande rio Eufrates”, tomando-o dalém do rio e o fez percorrer toda a terra de Canaã, conforme lemos em (Josué 24:2-3).

Conclusão: Um “hebreu” é “uma pessoa que veio do outro lado do rio”.

Da mesma forma, o mundo no qual vivemos foi tomado, contaminado e corrompido pelo diabo. Portanto, a salvação de Deus é levar-nos para fora deste mundo corrompido.

Uma pergunta: Como Deus, então, faz isto?

Resposta: Depois que fomos “batizados (mergulhados) no rio do Espírito de Deus” . Veja bem. O mergulho é no “Espírito” (na vida de Deus) e não nas “Àguas”.
Sendo assim, quem “passou (nasceu) da água (ou seja, da vida de Deus) e do Espírito de Deus é um “hebreu” - “uma pessoa que cruzou às águas”.

Note bem. Não estamos falando do “ritual do batismo” ou de qualquer outra verdade obscura. Mas da realidade do mesmo. Pois o ritual foi apenas “uma sombra obscura dos bens vindouros”, que já veio!

Ou seja, as águas do verdadeiro batismo são, na verdade, os “mananciais de vida que está na Pessoa viva do Senhor ressucitado hoje!

Amados! O que precisamos hoje, na Era da Igreja, que é a Era da Luz de Cristo, não é sombra, não é ritual. Mas realidade, Luz e Vida espiritual! Não um ritual obscuro!

É muito simples de entender tudo isso. Veja só. Tudo é uma questão de “posição”. Ou seja, depende da “posição” para onde você está OLHANDO. Por exemplo: Se você está “de costas” para o SOL, você verá apenas SOMBRAS, que nada mais é do que o reflexo do Sol.

Mas, se você estiver “de frente” para o Sol, isto é, olhado para o SOL, você verá apenas LUZ, e não SOMBRAS. Ou seja, Jesus é a nossa Luz! Ele é o nosso “Sol da Justiça”! Portanto, Ou você olha para a Sombra, ou você olha para a Luz!

Então, se você estiver de costas para o Sol da Justiça, isto é não contemplando a Luz de Deus, você verá apenas Sombra, que são todos os rituais do Velho Testamento!

Na verdade, aqueles rituais do passado eram apenas a sombra da realidade do presente, que é a verdadeira luz. Como diz (Hebreus 10: 1):

“A Lei ( ou seja, a letra da Palavra de Deus, os rituais, as doutrinas, os mandamentos, etc.) é apenas a SOMBRA DOS BENS ( ou seja, da REALIDADE) VINDOUROS (que já veio, isto é, JESUS CRISTO RESSUSCITADO), E NÃO A IMAGEM REAL DAS COISAS...”

Continuando o que começamos a falar no início. Na verdade, podemos dizer que, de fato, “não somos nem judeus e nem gentios”, mas somos “hebreus”!

Pois, saímos do mundo dos ídolos e atravessamos “o rio do Espírito de Deus” e chegamos à terra de Canaã, a terra na qual Abraão entrou, e onde foi construída a Casa de Deus.

Na prática, podemos dizer que Deus nos salvou deste mundo tenebroso, nos mergulhou no Seu Espírito, e nos conduziu à Igreja de Jesus Cristo. Pois é lá que devemos habitar!

Portanto, NÓS SOMOS “HEBREUS ESPIRITUAIS”! Pois passamos do “LADO DO RIO DA RELIGIÃO, DOS RITUAIS, DAS SOMBRAS”, para o outro lado do rio, ou seja, HOJE VIVEMOS NA IMAGEM REAL DAS COISAS, ISTO É, VIVEMOS NA REALIDADE ESPIRITUAL: JESUS E O SEU REINO ETERNO! E NÃO NAS PROMESSAS DO PASSADO!

Então, Jesus e a Sua Igreja é a nossa Terra de Canaã! Ou seja, temos de viver para Deus e para a Sua Igreja!

Obs.) Mesmo antes da época de Abraão, percebemos que “Noé” também foi “um cruzador de águas”.

Segundo (1Pedro 3:20-21) Noé passou pela água! Vejamos o que diz o texto: “os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água, a qual, figurando o batismo,agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo;”

Apenas complementando o que acabamos de ler, específicamente no (vers. 21), em outras palavras significa o seguinte:

“Aquela água (que é a vida de Deus: JESUS) representava o batismo, que agora salva vocês. Esse batismo não é para lavar a sujeira do corpo, mas é a promessa feita a Deus, que vem de uma consciência limpa. ESSA SALVAÇÃO VEM POR MEIO DA RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO...”

Como acabamos de perceber, a água separou Noé e mais sete pessoas daquela velha geração corrompida, perversa e malígna.

Ou seja, o dilúvio separou-o do mundo diabólico e o introduziu numa nova terra, onde ele edificou um altar e ofereceu sacrifícios. Enfim, Noé também foi um “cruzador de águas”.

Muito bem. Noé “passou sobre as águas” e Abraão “cruzou um rio”. O princípio, em cada caso é o mesmo.

Da mesma forma, os descendentes de Abraão, ou seja, o povo de Israel juntamente com Moisés, também cruzaram águas. Eles atravessaram o Mar Vermelho!

Aqui, o princípio também é o mesmo: Depois de terem cruzado o Mar Vermelho e de terem chegado ao outro lado, eles “dançaram e cantaram” diante do Senhor.

Imediatamente após aquela travessia, eles construiram o Tabernáculo de Moisés, ou seja o Tabernáculo de Deus!

Na “margem de cá das águas” estava o Egito simbolizando o sistema do mundo pervertido , diabólico e mundano!

Na “outra margem” estava o Tabernáculo!

Conclusão: No mesmo princípio, nós, cristãos, também somos “cruzadores de águas”; somos “atravessadores de águas” pois, através de Jesus, que é a “água da vida”, fomos transportados de uma “margem para outra”.

Isto é, não somos mais deste mundo corrompido e diabólico, pois estamos “no outro lado do rio”, ou seja, fazemos parte da Igreja de Jesus Cristo, levantando um “altar ao Senhor” de louvor e adoração!
Portanto, a Igreja de Jesus Cristo é formada exclusivamente de “cruzadores de águas”, de “hebreus espirituais”, isto é, de pessoas que saíram de “Babel”, da “Caldéia” e foram para o outro lado do rio!

Saímos do mundo para fazer uma coisa só: Edificar a Igreja de Jesus Cristo!

Os hebreus, na época de Moisés, edificaram o Tabernáculo! Mas, os hebreus, hoje, são os que vão edificar a Igreja do Senhor, conforme (1 Coríntios 3:10-17).

Conclusão: Deus não é apenas o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Ele é o Deus dos Hebreus! Ele é o Deus dos “cruzadores de águas”, que somos nós: A IGREJA DE JESUS CRISTO, O ISRAEL DE DEUS!
Seja abençoado no teu espírito, alma e corpo! 


Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________

MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –
01 de junho 2013


NOSSO MINISTÉRIO

É APOIAR

O SEU MINISTÉRIO !