O QUE É ESPÍRITO DE ADIVINHAÇÃO



(Deuteronômio 18: 9-14)

- “Quando entrares na terra que o Senhor, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro (aquele que prediz desgraças fazendo ameaças) nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor, teu Deus, os lança de diante de ti. Perfeito serás para com o Senhor, teu Deus. Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o Senhor, teu Deus, não permitiu tal coisa.”

- Uma pergunta: O que significa “Adivinhação?”

- Adivinhação é a prática de prever acontecimentos futuros, desvendar o passado, fazer presságios, (previsão, fazer prognósticos) solucionar problemas obscuros.

- Tem origem no verbo latino “divinare” (cuja forma vulgar é “addivinare”) que significa “que pertence a Deus”.

- De modo grosseiro, diríamos que adivinhar é o mesmo que “conhecer como Deus”.

PRINCIPAIS FORMAS OU PRATICAS DE ADIVINHAÇÃO

- A Bíblia apresenta, praticamente, todas as formas pelas quais até hoje se pratica a adivinhação. São elas as seguintes:



1. RABDOMANCIA – Do grego, “rhábdos”, vara e manteia, adivinhação. Isto é, adivinhação por meio de varinha mágica.

- (Oséias 4:12) “O meu povo consulta o seu pedaço de madeira, e a sua vara lhe dá resposta; porque um espírito de prostituição os enganou, eles, prostituindo-se, abandonaram o seu Deus”.

2. ASTROMANCIA OU ASTROLOGIA – É a prática de adivinhação por meio de consulta através do movimento e posição dos astros.

- (Isaías 47:13) “Já estás cansada com a multidão das tuas consultas! Levantem-se, pois, agora, os que dissecam os céus e fitam os astros, os que em cada lua nova te predizem o que há de vir sobre ti.”

- (Deuteronomio 4: 19) “Guarda-te não levantes os olhos para os céus e, vendo o sol, a lua e as estrelas, a saber, todo o exército dos céus, sejas seduzido a inclinar-te perante eles e dês culto `aqueles, coisas que o Senhor, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus”.

3. QUIROMANCIA – Do grego “Kheir”, que significa “mão”. Ou seja, é a arte de ler as mãos ou “adivinhar por intermédio da “leitura” das linhas da palma das mãos. Esta prática teve origem enre os sacerdotes babilônicos.

4. CARTOMANCIA – É a forma de adivinhação por meio de cartas do baralho. Originalmente foi criado pelos romanos que usavam chapas de cera como cartas, até que foram inventadas as cartas de baralho no ano 800 A.D.

5. NECROMANCIA – Do grego “nekrós”, que significa morto. Ou seja. Esta é a prática de adivinhação por intermédio do “espírito de mortos”, ou “invocação dos mortos”.

- (Deuteronomio 18:11) “...nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos;”

- Na verdade, Deus proíbe a prática de toda e qualquer forma de adivinhação. Como acabamos de ver, são inúmeras as advertências a que o povo de Deus, desde os tempos do Velho Testamento, não procure adivinhos e nem pratique qualquer forma de adivinhação.


Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –
18 de junho 2013


NOSSO MINISTÉRIO

É APOIAR 

O SEU MINISTÉRIO !