O QUE SIGNIFICA “FAZER PROPICIAÇÃO"




A palavra “propiciação” é mencionada algumas vezes no Novo Testamento. Por exemplo:



(1João 2:2) “...e ele (Jesus) é a propiciação pelos nossos pecados...”
(1 João 4:10) “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados”.

Portanto, Jesus Cristo é a propiciação pelos nossos pecados!

Muito bem. Em ambas as passagens que lemos, a palavra “propiciação” , na verdade, significa “sacrifício” . A tradução correta, portanto, deve ser “sacrifício propiciatório”.

A palavra grega nesses versículos é “hilasmos”, que significa “aquilo que propicia”, isto é, “um sacrifício propiciatório”.

Portanto, Jesus é o sacrifício propiciatório pelos nossos pecados.
Uma outra palavra grega relacionada à “propiciação” é “hilasterion” e é encontrada em (Hebreus 9:5)
“...e sobre ela (ou seja, sobre a arca), os querubins de glória, que, com a sua sombra, cobriam o propiciatório...”

(Romanos 3:25) “...a quem Deus propôs , no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;”

Então, “hilasterion” significa “o lugar onde a propiciação era realizada”. Mas, na verdade, nestes dois versículos citados, significa “o lugar de propiciação” .

Portanto, Jesus é o lugar da nossa propiciação!

Além disso, temos uma outra palavra grega registrada em (Hebreus 2:17)

“Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo”

A palavra grega para “PROPICIAÇÃO” aqui em Hebreus é “HILASKOMAI”,que significa “APAZIGUAR, RECONCILIAR UMA PESSOA, SATISFAZENDO A EXIGÊNCIA DA OUTRA”, ou seja, ”PROPICIAR”

Então, Jesus fez “propiciação”, isto é, um “sacrifício de sangue” pelos nossos pecados para nos reconciliar com Deus, satisfazendo as justas exigências de Deus a nosso respeito.

Conclusão: Jesus apaziguou Deus por nós! Por Sua morte, Ele aplacou a ira de Deus contra nós. Portanto, agora, já não estamos mais sob a morte e nem sob o pecado! Para sempre!

Obs.) Na Parábola do Fariseu e do Publicano encontramos uma outra palavra da mesma raiz, usada pelo publicano em sua oração no templo.

(Lucas 18: 13) “O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos aos céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador!”

O publicano, na verdade, estava dizendo: “Ó Deus, faça propiciação ( um sacrifício de sangue) por mim, pois sou pecador aos Teus olhos. Senhor, preciso de propiciação!”

Qual é, então, o significado correto para “propiciação”?

“Propiciação” significa que você tem um problema com outra pessoa. Isto é. Ou você a ofendeu ou então deve-lhe algo. 

A palavra grega “hilasmos” implica em que eu lhe causei dano e que agora estou em débito com você. Por isso há um problema entre nós que impede o nosso relacionamento, a nossa comunhão!

Portanto, a palavra “hilasmos” para “expiação” significa “conciliar duas partes e torná-las uma só”.

Obs.) A forma inglesa para a palavra “expiar” é “atone” que é composta de duas palavras : “at” e “one”, isto é “em” e “um”.

Portanto, o significado da expiação é “fazer com que duas partes tornem-se uma”.

Conclusão: “fazer propiciação significa “fazer-nos um com Deus, porque havia uma separação entre nós e Ele . Ou seja, fomos RECONCILIADOS COM DEUS!

O problema era os nossos pecados que nos mantinham afastados da presença de Deus e que O impedia de se chegar a nós.

Por isso é que Cristo se ofereceu na cruz como nosso sacrifício propiciatório!

Ou seja, na Cruz Ele fez propiciação por nós isto é, através de um sacrifício de sangue, Cristo levou-nos de volta a Deus, fazendo-nos um com Ele! 


Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –
03 de junho 2013

NOSSO MINISTÉRIO

É APOIAR

O SEU MINISTÉRIO !