SEJA UM EDIFICADOR DO CORPO DE CRISTO




- Infelizmente, temos visto que muitos líderes e irmãos que buscam ao Senhor e almejam ser usados por Ele, acham que tudo o que precisam na vida espiritual é a aquisição de alguns “dons pentecostais”, ou seja, “alguns dons de poder”.



- Contudo, a vida da igreja jamais poderá ser restaurada exclusivamente dessa forma. Pois, é necessário, que aprendamos as “Lições de Davi”: “A lição da humildade” e “A lição da dependência de Deus”. - (Sobre isso, leia o Café Espiritual: “O caminho para ser um homem segundo o coração de Deus”.

- Muito bem. Paulo em (Efésios 2:20-22) afirma o seguinte: “(Nós estamos sendo) EDIFICADOS sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, NO QUAL VÓS JUNTAMENTE ESTAIS SENDO EDIFICADOS PARA A HABITAÇÃO DE DEUS NO ESPÍRITO”, e, 

- (Efésios 4:11-16), continua: “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o serviço do ministério, PARA A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO.......” 

- Também, em (1Coríntios 14:12) diz: “Assim também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, ”PARA A EDIFICAÇÃO DA IGREJA”. 

- Então, veja bem, os dons destinam-se exclusivamente à edificação da igreja. 

- Muito bem. Depois de lermos estes textos, chegamos à seguinte conclusão: Todos os dons e todas as pessoas dotadas destinam-se à edificação do Corpo de Cristo, da Igreja do Senhor! Sendo assim, eles não são para nenhuma obra em si mesma. 

- Infelizmente, o que vemos hoje em dia é que, onde quer que haja uma pessoa dotada com um certo dom, tal pessoa pensa logo em começar uma obra nova! Um novo ministério! Uma nova igreja! Uma nova denominação!

- Não quero, todavia, me opor a ninguém em particular, pois Deus é soberano. Contudo, somos contra princípios errados que destroem a vida do Corpo de Cristo criando divisões, facções, discórdias e inimizades.

- Por exemplo: O apóstolo Paulo não formou nenhuma organização cristã ou nenhum outro tipo de obra do qual ele mantivesse “às rédeas em suas próprias mãos”.

- Na verdade, durante provavelmente, trinta anos, Paulo apenas estabeleceu igrejas locais. Igrejas que foram edificadas sob o seu ministério.

- Mais do que nunca, precisamos estar cientes da tendência perigosa de qualquer igreja local tornar-se uma obra mantida nas mãos de um líder super dotado.

- A intenção de Deus não é edificar o ministério específico de alguém em particular ou mesmo de uma denominação específica. Mas sim edificar a Sua única Igreja que é o Corpo de Cristo.

- Importante: Novo Testamento, há somente os seguintes títulos: “igreja de Deus” (Atos 20:28); “igreja de Cristo” (Romanos 16:16) e “igreja dos santos” (1 Cor. 14:33; 1 Tess. 1:1).

- Não vemos, em nenhum texto das Escrituras, por exemplo, a frase: “Igreja dos apóstolos”, “Igreja isso e aquilo” Pois, a igreja pertence a Deus, a Cristo e aos santos em geral, e não a nenhum apóstolo em particular.

- Infelizmente, hoje em dia, “quanto maior e mais despontante for o dom do líder”, maior será o perigo de tentarmos tomar posse da igreja, como se fosse exclusivamente nossa. 

- Na verdade, a igreja local não é um empreendimento particular de nenhum líder ou obreiro especial, mas é propriedade de todos os santos que moram naquela localidade.

- As pessoas dotadas são apenas o meio para aperfeiçoar os santos no funcionamento dos seus ministérios. 

- Esses “super dotados espirituais” são apenas instrumentos usados pelo Espírito Santo pela misericórdia do Senhor para a edificação da “igreja de Deus, da igreja de Cristo e da igreja dos santos”.

- Como percebemos, sempre que se levanta uma pessoa mais dotada, quase sempre se levanta também um certo tipo de obra. E o resultado é: “a minha obra”, a “sua obra” e a “obra dele”.

- Enfim, o que estamos enfatizando é que toda a obra deve ser para a igreja e não para os obreiros!

- Conclusão final: PRECISAMOS SER UM EDIFICADOR DA IGREJA LOCAL INDEPENDENTE DA DENOMINAÇÃO ! 

- Como seria bom se não tivéssemos mais as denominações! Como seria maravilhoso se escrevêssemos apenas nas portas das igrejas o seguinte: IGREJA DE DEUS EM CRISTO JESUS! Tão somente isto! Com certeza isso seria um GRANDE COMEÇO.

- Conclusão: Para que isto aconteça, precisamos nos conscientizar de duas coisas fundamentais: 

- Em primeiro lugar, todos nós, líderes, pastores, membros da igreja etc. necessitamos de “crescimento em vida”. Pois, em (1 Pedro 2:2) lemos o seguinte: 

- “desejai, ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, VOS SEJA DADO CRESCIMENTO PARA A SALVAÇÃO”.
- Então, sem crescimento, a edificação da igreja é impossível. A maioria das pessoas pensa que, se tiverem um bom pastor com assessores competentes, elas não precisam fazer nada.

- Contudo, para vivermos adequadamente a vida da igreja, cada membro precisa crescer na vida de Deus e, expressando essa vida na sua alma. Pois, sem este crescimento, seremos eternas crianças recém-nascidas. 

- Ora, para crescer precisamos antes, tratar com as nossas fraquezas, erros, mundanismo, egoísmo e arrogância, enfim, aniquilar com o nosso ego. Ou seja, precisamos experimentar a cruz de Cristo e recebê-LO como nossa vida.

- Vamos crescer em vida, e não em doutrinas até chegar à maturidade!

- Em segundo lugar, é necessário que cada um tenha uma função no corpo. Cada um precisa ministrar; precisa funcionar. Aliás, ministrar no Corpo é conseqüência de crescimento e de maturidade.

- Cada um deve servir de acordo com o dom que recebeu de Deus. Leia, então, (Romanos 12:4-10).

- Na verdade, o problema hoje na igreja não é que haja falta de “espiritualidade individual”. O grande problema é “espiritualidade corporativa”. 

- Hoje, não é difícil encontrar cristãos que amam e buscam ao Senhor. O difícil e ver um grupo deles que estejam crescendo juntos; sendo edificados conjuntamente.

- Por causa disso, estamos divididos e, consequentemente, fracos! Precisamos aprender a nos importar com a edificação do Corpo, e não somente com a nossa edificação pessoal !

- Nossa maior necessidade é sermos “edificados como um corpo local”, para expressar e representar Deus. 

- Lembre-se: Quando tocarmos profundamente na Pessoa viva do Senhor, seremos realmente transformados. 

- Aí, então, nossa maneira de pensar, agir, falar e nos relacionar com os outros será diferente.

- Somente assim poderemos servir ao Senhor melhor, sendo verdadeiros ministros da Nova Aliança, vivendo em unidade e edificando a Igreja do Senhor.

- Que Jesus seja misericordioso conosco, tendo uma experiência viva com Ele e com todos os membros do Corpo de Cristo numa mesma cidade!

SEJA ABENÇOADO PELO SENHOR!


Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –
13 de junho 2013




NOSSO MINISTÉRIO

É APOIAR

O SEU MINISTÉRIO !