GIDEÃO: HERÓI DE GUERRA!


Texto base: (Juízes 6: 1-24)



INTRODUÇÃO


- Nos dias de Gideão, o povo de Israel estava morando em Canaã, cercado pelos inimigos, os Midianitas.


- Depois de semear os seus campos, chegando a hora da colheita, os midianitas atacavam os israelitas, a fim de colherem para si tudo o que pertencia a Israel.

- Ano após ano, tal acontecimento se sucedia, ao ponto de criar uma constante crise entre as tribos de Israel.

- Por causa desta situação, Israel abandonou a Deus, e começou a cultuar o ídolo Baal. Parecia que o Deus de Abraão, Isaque e Jacó havia abandonado o seu povo que, por sua vez, caíra na idolatria.

- Na ocasião do texto citado, Gideão se encontrava escondido, malhando trigo num lagar, tentando escapar dos midianitas e salvar sua família da morte, por causa da fome.

- Da mesma forma, hoje em dia, dentro da igreja de Jesus Cristo, existem centenas de pessoas que estão vivendo oprimidas, intimidadas, frustradas, enfim, não estão “reinando em vida”, ou seja, não estão vivendo “acima das circunstâncias”.

- Estas pessoas vivem derrotadas em quase todas as áreas da sua vida: financeira, material, sentimental (namoro, casamento), trabalho, amizade, etc.

- Mas, apesar de todas as circunstâncias, Deus quer formar um “time de mais que vencedores”, “um batalhão de heróis de guerra”, um “grupo de valentes” ou seja, Ele quer formar pessoas que estão dispostas a enfrentar os problemas e as as adversidades, permanecendo inabaláveis.

- Uma pergunta: Onde estão os eleitos, os escolhidos de Deus, àqueles que são os valentes e os heróis de guerra do Senhor?

- Para respondermos a esta pergunta usaremos, como pano de fundo, a História de Gideão e seus valentes.


- 1a. Condição para se tornar num “mais que vencedor”, está nos (vers.14-16) “Então se virou o Senhor para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura não te enviei eu ? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor da casa de meu pai”. Tornou-lhe o Senhor: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fosse um só homem”.

- Então, “os mais que vencedores são OS MENORES DA CASA DE ISRAEL. São aqueles que reconhecem que não é pela força e capacidade natural que enfrentarão as lutas da vida. São os que vivem em humildade e dependência total de Deus e de Sua Palavra. São aqueles que, apesar das circunstâncias contrárias, não perderam as esperanças em Deus. Que não desistem…

- Aliás, é fácil ser pequeno e humilde diante de Deus, mas não diante dos homens! Muitas vezes, para sermos exaltados diante de Deus, temos de nos humilhar diante dos homens: das esposas, dos maridos, dos filhos, dos amigos, do patrão, do pastor, etc…

- 2a. Condição para se tornar num “mais que vencedor” está nos (vers. 22-23) “Viu Gideão que era o Anjo do Senhor e disse: Ai de mim, Senhor Deus! Pois vi o anjo do Senhor face a face”


- Portanto, “os mais que vencedores” são OS QUE TÊM VISÃO CELESTIAL! Ou seja, são aqueles que tem uma visão do Senhor e da Sua obra hoje! São os que estão ligados, comprometidos e envolvidos com a obra de Deus. Com a igreja local. Isto é muito importante.

- De fato, ninguém que não tenha visão da obra está habilitado para servir adequadamente. Pois esta pessoa ficará apenas perambulando dentro da igreja sem um propósito certo.

- Outra coisa, com visão definida, a pessoa pode perseverar em direção ao alvo, embora seja assediada por diversas dificuldades, que certamente se levantarão no meio do caminho.

- 3a. Condição para se tornar “um herói de guerra”, encontra-se no (vers. 25-26): “ Naquela mesma noite, lhe disse o Senhor: Toma um boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derriba o altar de Baal que é de teu pai, e corta o poste-ídolo que está junto do altar. Edifica ao Senhor, teu Deus, um altar no cimo deste baluarte, em camadas de pedra, e toma o segundo boi, e o oferecerás em holocausto com a lenha do poste-ídolo que vieres a cortar’”.

- Ora, hoje, os “HERÓIS DE GUERRA”, OS “MAIS QUE VENCEDORES”, são aqueles que DERRUBARAM OS SEUS ÍDOLOS.

- Em palavras bem práticas isto significa que QUALQUER COISA QUE OCUPA O LUGAR DE DEUS, PRECISA SER DERRUBADO: posição social, trabalho em excesso, falsa religiosidade (legalismo), interesses próprios, riquezas, dinheiro, demasiada atenção aos familiares (netos, filhos, etc.) (Exemplo de Abraão e Isaque), diversão, lazer, etc…

- Um fato interessante: ANTES DE GIDEÃO DERROTAR OS MIDIANITAS ELE TEVE DE, PRIMEIRO, “DERROTAR OS DE SUA PRÓPRIA CASA”.

- Isto significa que devemos MANTER UM BOM TESTEMUNHO DE VIDA DIANTE DAS PESSOAS QUE NOS CERCAM, cuidando, principalmente das nossas REAÇÕES, PALAVRAS, ATITUDES…

- A PRIMEIRA SELEÇÃO DOS VENCEDORES - (Juízes cap. 7)

- (vers.1-3) “Então Jerubaal, que é Gideão, se levantou de madrugada, e todo o povo que com ele estava, e se acamparam junto à fonte de Harode, de maneira que o arraial dos midianitas lhe ficava para o norte, no vale, defronte do outeiro de Moré. Disse o Senhor a Gideão: É demais o povo que está contigo, para eu entregar os midianitas nas suas mãos; Israel poderia se gloriar contra mim, dizendo: A minha própria mão me livrou. Apregoa, pois, aos ouvidos do povo, dizendo: QUEM FOR TÍMIDO E MEDROSO, volte e retire-se da região montanhosa de Gileade. Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram”.

- Nesta primeira seleção 22 mil pessoas retrocederam, restando apenas 10 mil. Por quê?

- 1a. razão: PORQUE ELES PRETENDIAM GLORIAR-SE A SI MESMOS! Ora, antes de vencermos os nossos inimigos, temos de vencer a nós mesmos, o nosso ego, o desejo de reconhecimento e glória!

- Conclusão: Se estamos esperando reconhecimento pessoal, estaremos entre os 22 mil eliminados!

- 2a. razão: O outro motivo porque esses 22 mil retrocederam foi porque ERAM TÍMIDOS E MEDROSOS ! 

- Na verdade, uma pessoa “tímida e medrosa” é aquela que não confia em Deus e nem tampouco naquilo que Ele pode fazer por ela, principalmente diante de grandes desafios!


- Ou seja, o “timido e medroso” é aquele que não acredita que Deus pode tornar possível o impossível. Estas pessoas, no fundo, tem medo de enfrentar os problemas da vida com medo dos resultados!

- Os “tímidos” são os que se “fecham em si mesmos”, tem “medo de se arriscar”, enfim, quase sempre não tomam nenhuma atitude de fé! Elas não se arriscam nas coisas de Deus: tem medo de entregar o dízimo e dar uma oferta especial, pois tem medo de faltar alguma coisa no futuro, etc…

- Conclusão: QUEM NÃO PROVA À DEUS NA SUA VIDA, DIA-A-DIA, ATRAVÉS DE ATITUDES DE FÉ, NUNCA SERÁ UM HERÓI DE GUERRA! JAMAIS PODERÁ SER UM AUTÊNTICO “MAIS QUE VENCEDOR ! 

- (vers.3): Quem for tímido e medroso, volte para casa!

- Por outro lado, isto significa também que, para vencermos os nosso inimigos e nos tornarmo-nos em heróis de guerra, é essencial que não amemos demasiadamente a nós mesmos, mas que estejamos prontos para sofrer!

- Infelizmente, muitos cristãos sinceros estão se acomodando na sua vida espiritual, com medo de se lançar, pela fé, em novas aventuras com o Senhor. Não querem se arriscar com medo de sofrer, de ser envergonhado, ou de perder algo.

A SEGUNDA SELEÇÃO DOS VENCEDORES – (Juízes 7:4 -7)

- Disse mais o Senhor a Gideão: Ainda há povo demais (10mil); faze-os descer às águas, e ali tos provarei; aquele de quem eu te disser: este irá contigo, esse contigo irá; porém todo aquele de quem eu te disser: este não irá contigo, esse não irá. Fez Gideão descer os homens às águas. Então o Senhor lhe disse: TODO O QUE LAMBER A ÁGUA COM A LÍNGUA, COMO FAZ O CÃO, ESSE PORÁS À PARTE, COMO TAMBÉM A TODO AQUELE QUE SE ABAIXAR DE JOELHOS A BEBER. FOI O NÚMERO DOS QUE LAMBERAM, LEVANDO À MÃO À BOCA, TREZENTOS HOMENS; E TODO O RESTANTE DO POVO SE ABAIXOU DE JOELHOS A BEBER A ÁGUA. ENTÃO, DISSE O SENHOR A GIDEÃO: COM ESTES TREZENTOS HOMENS QUE LAMBERAM A ÁGUA EU VOS LIVRAREI, E ENTREGAREI OS MIDIANITAS NAS TUAS MÃOS; PELO QUE A OUTRA GENTE TODA SE RETIRE, CADA UM PARA O SEU LUGAR.”

- Esta segunda prova era aparentemente insignificante para determinar quem poderia entrar na batalha e quem não! A QUESTÃO ESTAVA SOMENTE NA FORMA DE BEBER ÁGUA!

- Há uma verdade muito profunda aqui: PEQUENAS COISAS FREQUENTEMENTE REVELAM A NOSSA SITUAÇÃO REAL!

- Observação: Naqueles dias, tanto judeus como os árabes viajavam com as suas bagagens nas costas. Haviam, portanto, duas maneiras diferentes de beber água em viagem:

- A) Descer a bagagem e ajoelhar-se para beber ou

- B) Beber a água das mãos, com a bagagem nas costas, para não perder tempo, e também para previnir-se dos possíveis assaltantes.

- Segundo o texto, apenas 300 homens beberam das suas mãos.

- Isto significa que TODOS AQUELES QUE TEM OPORTUNIDADE DE SATISFAZER SEUS PRÓPRIOS DESEJOS, MAS QUE SE ABSTÉM DE FAZÊ-LOS, TAIS PESSOAS ESTARÃO PRONTAS PARA ENFRENTAR E DERROTAR SEUS INIMIGOS!

- Na verdade, aqueles 300 homens, ESTAVAM ATENTOS AOS POSSÍVEIS ATAQUES DOS INIMIGOS QUE PODERIAM VIR POR DETRÁS.

- Uma verdade: MUITAS PESSOAS QUE BEBERAM DA FONTE DA ÁGUA DA VIDA (JESUS), ESQUECERAM DE VIGIAR SUAS VIDAS CONTRA AS TENTAÇÕES DESTE MUNDO: “ concupiscência da carne” “concupiscência dos olhos” e a “soberba da vida”. (I João 2:16)

- Certa ocasião Jesus disse: “Vigiai e orai para que não entreis em tentação” (Mateus 26:41)

- Conclusão: SOMENTE AQUELA PESSOA QUE ESTÁ ORANDO E VIGIANDO EM TODO O TEMPO, É QUE ESTÁ EM CONDIÇÕES DE VENCER AS LUTAS E ULTRAPASSAR AS CRISES DA VIDA!




CONCLUSÃO FINAL:

- As armas de Gideão eram bem simples: (cap.7: 16-18)

“Então, repartiu os trezentos homens em três companhias e deu-lhes, a cada um nas suas mãos, trombetas e cântaros vazios, com tochas neles. E disse-lhes: Olhai para mim e fazei como eu fizer. Chegando eu às imediações do arraial, como fizer eu, assim fareis. Quando eu tocar a trombeta, e todos os que comigo estiverem, então, vós também tocareis a vossa ao redor de todo o arraial e direis: PELO SENHOR E POR GIDEÃO!

1) “Cântaros vazios” – Nós somos “vasos de barro”. Isto representa a nossa vida, o nosso corpo. Devemos apresentar os nossos corpos como sacrifício vivo, pois este é o nosso culto racional! Nossa vida (“ego”) precisa ser esvaziado para que o fogo saia: ou seja, para que o espírito possa fluir.

2) “Tochas de fogo” – Isto representa o “fogo do Espírito Santo” ardendo dentro de nós, através do pronunciamento da Palavra Viva que sai da nossa boca. Isto se refere à nossa confissão de fé direcionada em todas as circunstâncias contrárias.

3) “Trombetas” – Isto refere-se à nossa voz, o nosso louvor profético que flui do coração! Ter um “espírito de louvor” e não de queixa ! Refere-se também a uma palavra de autoridade, de intrepidez para desbaratar os nossos inimigos: doenças, medos, insegurança, sentimento de inferioridade, pobreza, timidez, falta de relacionamento afetivo sadio – namorado, casamento, etc.

- Gideão tinha apenas que: 1) “cercar o inimigo”

2) “quebrar o cântaro e deixar a luz reslandecer”

3) “tocar a trombeta”

- Nós temos apenas de ser TESTEMUNHAS VIVAS! Temos de deixar que o Espírito Santo se mova de dentro de nós e deixar as consequências com Ele.

- Conclusão: (vers.22-23) “Ao soar das trezentas trombetas, o Senhor tornou a espada de um contra o outro, e isto em todo o arraial, que fugiu rumo de Zererá, até Bete-Sita, até ao limite de Abel-Meolá, acima de Tabate. Então os homens de Israel, de Naftali e de Aser e de todo o Manassés foram convocados, e perseguiram os midianitas”

- “O Senhor tornou a espada de um contra o outro”, ou seja, os próprios inimigos se destruiram a si mesmos!

- (vers.24-25)”Gideão enviou mensageiros a todas as montanhas de Efraim, dizendo: Descei de encontro aos midianitas e impedi-lhes a passagem pelas águas do Jordão até Bete-Bara. Convocados, pois, todos os homens de Efraim, cortaram-lhes a passagem pelo Jordão, até Bete-Bara. E prenderam a dois príncipes dos midianitas, a Orebe e a Zeebe; mataram a Orebe na penha de Orebe e a Zeebe mataram no lagar de Zeebe. Perseguiram os midianitas, e trouxeram as cabeças de Orebe e de Zeebe a Gideão, dalém do Jordão.

- (capítulo 8:4- 5; 10-12) “Vindo Gideão ao Jordão, passou com os trezentos homens que com ele estavam, cansados, mas ainda perseguindo. E disse aos homens de Sucote: Dai, peço-vos, alguns pães para estes, que me seguem, pois estão cansados, e eu vou ao encalço de Zeba e Salmuna, reis dos midianitas. ...Estavam, pois, Zeba e Salmuna em Carcor, e os seus exércitos com eles, uns quinze mil homens, todos os que restaram do exército de povos do Oriente; e os que caíram foram cento e vinte mil homens, que puxavam da espada. Subiu Gideão pelo caminho dos nômades, ao oriente de Nobá e Jogbeá, e feriu aquele exército, que se achava descuidado. Fugiram Zeba e Salmuna; porém ele os perseguiu, e prendeu os dois reis dos midianitas, a Zeba e a Salmuna, e desbaratou todo o exército.

- (vers.22-23) “Então os homens de Israel disseram a Gideão: Domina sobre nós, assim tu, como teu filho e o filho de teu filho; porque nos livraste do poder dos midianitas. Porém Gideão lhes disse: Não dominarei sobre vós, nem tampouco meu filho dominará sobre vós; o Senhor vos dominará”

- (vers. 28-32) “Assim foram abatidos os midianitas diante dos filhos de Israel, e nunca mais levantaram a cabeça; e ficou a terra em paz durante quarenta anos nos dias de Gideão. Retirou-se Jerubaal, filho de Joás, e habitou em sua casa. Teve Gideão setenta filhos, todos provindos dele, porque tinha muitas mulheres. A sua concubina, que estava em Siquém, lhe deu também à luz um filho; e lhe pôs por nome Abimeleque. Faleceu Gideão, filho de Joás, em boa velhice; e foi sepultado no sepulcro de seu pai Joás, em Ofra dos abiezritas”

- Uma palavra final: No momento, nós somos poucos. Mas, se tocarmos a nossa trombeta, outras pessoas aparecerão ao nosso lado, e se ajuntarão a nós! 

- Saiba que Deus tem outras pessoas que pertencem à Ele, e que estão ao nosso redor! Elas estão precisando de uma palavra nossa! Do som da nossa trombeta!

- Nós temos de ser apenas obedientes! Pois Deus é quem vai produzir os sinais.

- Saiba que há poder suficiente dentro de você capaz de sacudir as pessoas que estão ao seu lado!

- Saia do seu esconderijo, toque uma trombeta, pronuncie uma palavra de fé, uma palavra profética e realize o plano de Deus para sua vida!

- Seja um herói de guerra e receba o seu galardão!




Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –
28 de junho 2013


NOSSO MINISTÉRIO

É APOIAR 

O SEU MINISTÉRIO !