O DESCENDENTE DE ABRAÃO E OS FILHOS DE ABRAÃO


Texto base: (Gálatas 3:7,9,16, 19, 26-29)
- “Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão...De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão...Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu DESCENDENTE. Não diz: E aos DESCENDENTES, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu DESCENDENTE, que é CRISTO... Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o DESCENDENTE a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador... Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa”.

- Como acabamos de ler, Paulo fala do “descendente” de Abraão (vers.16,19,29) e dos “filhos” de Abraão (vers.7) .

Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL


- Conforme o (vers.16), a promessa foi cumprida pelo “descendente”- Cristo. Ele foi quem cumpriu a promessa de Deus a Abraão.

- Assim, o cumprimento dessa promessa não depende dos “muitos filhos de Abraão”, e sim do “único descendente” de Abraão, que é Cristo Jesus!

- Então, por um lado, enquanto o “único descendente” cumpre a promessa, por outro lado, “os muitos filhos” “desfrutam” da mesma.

- Volto a repetir: A promessa que Deus fez a Abraão foi cumprida por Cristo, que foi o único descendente de Abraão!

- Veja bem. Na questão de “cumprir” a promessa, nós, os filhos, não temos parte. Pois somente o Filho, Jesus Cristo foi qualificado para cumprir a promessa de Deus a Abraão.

- Mas, no aspecto de “desfrutar” da promessa cumprida, nós nos tornamos “os filhos de Abraão”.

- Na verdade, Cristo é o único descendente que herda as promessas. E, para que nós também possamos herdar as promessas, é necessário que “sejamos um com Cristo”.

- Ou seja. Fora de Cristo não podemos herdar as promessas feitas a Abraão.


- Importante: “Estar em Cristo”, ou “Ser um com Ele” significa “Ser batizado Nele”. Ou seja. Significa “ser mergulhado Nele pelo Espírito”.

- Aliás, (Gálatas 3:27-28) diz exatamente isso: “...porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”.

- Ora, quando cremos em Cristo, a vida divina entrou em nós e, consequentemente, nascemos de Deus mediante a fé. Nesta hora, Deus entra em nós para ser a nossa vida.

- Na verdade, essa vida é divina, espiritual e celestial. E, uma vez entrando em nós, ela faz com que ocorra um nascimento espiritual, gerando então uma “união orgânica” entre nós e o Deus Triúno.

- Então, nesta “união orgânica”, tornamo-nos em “filhos de Deus”, pois recebemos a Sua natureza Divina!

- Conclusão: Somos tanto filhos de Abraão como filhos de Deus porque fomos batizados em Cristo e nos revestimos Dele!

- Então, é por causa desta união que herdamos a promessa cumprida por Cristo!

- Outra coisa. Conforme (Gálatas 3:28) vemos que “os filhos de Abraão” são “um em Cristo”, sem qualquer distinção de raça ou posição natural – tais como, judeu, grego,etc.

- Ou seja, em Cristo, não há diferença entre raça, nacionalidade, nível social, nem diferença entre homem e mulher.

- E, o ( vers. 29) diz que “se somos de Cristo, somos também descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa”.

- Ora, se somos de Cristo, herdamos a bênção prometida por Deus, que é “O ESPÍRITO”.

- Por esta razão, devemos “permanecer em Cristo” e não voltarmos à pratica da lei, com seus rituais!

- Por último, podemos dizer que a fé em Cristo, como também o Espírito que dá vida, faz dos escolhidos de Deus descendentes de Abraão como “as estrelas do céu”, conforme o registro de Genesis 22:17.


Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
21 de julho de 2013

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –



Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL