O significado da palavra "Firmamento"


- Muito bem. O significado da palavra “Firmamento”, no Antigo Testamento não é uma mera referência poética aos céus; mas é uma abóboda, uma estrutura criada a fim de separar as águas acima da terra daquelas que estão abaixo dela.
- Então, o termo “FIRMAMENTO,” na Bíblia, não se refere simplesmente à expansão de ar acima de nossas cabeças. Mas é, como seu nome indica, “ALGO FIRME”, “ALGO NECESSÁRIO QUE DÊ APOIO À ABÓBODA CELESTE”.

- Na verdade, a palavra hebráica traduzida por firmamento sugere algo achatado e largo como metal (embora os eruditos discordem quanto a se essa descrição deva ser tomada literal ou figuradamente).

- Na realidade, a descrição mais clara acerca do firmamento aparece na história da criação:

“E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas, e separação entre águas e águas. FEZ, POIS DEUS, O FIRMAMENTO, e separação entre AS ÁGUAS DEBAIXO DO FIRMAMENTO e as ÁGUAS SOBRE O FIRMAMENTO. E assim se fez (Genesis 1:6-7)

- Note, que O FIRMAMENTO FOI COLOCADO ENTRE ÁGUAS. Pois, no caos aquoso que existia no estágio inicial da criação, não havia separação das águas que estavam acima e das que estavam abaixo da terra.

- Mas, quando o firmamento foi criado, as águas que estavam acima e as abaixo da terra foram colocadas em compartimentos separados.

- Mas, essa separação permitiu que a terra seca aparecesse uma vez que as águas debaixo da cúpula dos céus foram reunidas em um lugar.

- (Genesis 1:9) diz: “Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez”.

- Portanto, o conceito de firmamento como abóboda separando as águas é especialmente visível na história do dilúvio.

- Leiamos, agora, (Genesis 7:11) onde diz:

- “No ano seiscentos da vida de Noé…romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as comportas dos céus se abriram”.

- Veja bem. Esta não é uma simples descrição de chuva, nem mesmo de violenta e prolongada tempestade.

- Antes, sugere que as águas abaixo do firmamento (“as fontes do grande abismo”) estavam subindo e as águas acima do firmamento estavam descendo através das “janelas dos céus”.

- O dilúvio de Noé, portanto, ameaçou levar a terra para o estado de caos aquoso que existia antes que Deus terminasse a sua obra criadora.


Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
24 de julho de 2013

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –



Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL