Por Pouco Tempo Jesus Foi Feito Menor Que Os Anjos


- Muito bem. Leiamos, agora, (Hebreus 2: 5-9) “Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando; antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem que o visites? Fizeste-o por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste [e o constituíste sobre as obras das tuas mãos]. Todas as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas; vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem”.

- Muito bem. Neste texto vemos o cumprimento da profecia do (Salmo , onde é nos dito que o homem, nesse cumprimento, é Jesus.

- Jesus é, portanto, o segundo homem, conforme (1Cor.15:47): “O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu”.

- Muito bem. O “homem Jesus”, no cumprimento da profecia do (Salmo , foi “feito um pouco menor que os anjos por causa do sofrimento da morte” conforme lemos acima: (Heb. 2:9)

- Ou seja, quando Jesus veio como homem, Sua constituição física era inferior à dos anjos. E, isto se deu com o propósito de sofrer a morte por nós.

Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL







- Pois, para ser morto, Ele precisava de um corpo físico. Portanto, sem tal corpo físico Ele não teria como morrer pelos nossos pecados. Essa foi, então, a razão DELE ter sido feito um pouco menor que os anjos.

- Contudo, depois de cumprir a redenção por meio de Sua morte, Jesus foi glorificado em Sua ressurreição. (Lucas 24:26) diz: “Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória?”.

- Como diz (Heb. 2:9) “em Sua ascensão aos céus, Jesus foi coroado de glória e de honra”

- Obs.) Em (Hebreus 1) vemos Jesus “em Sua divindade”. Entretanto, em (Hebreus 2) vemos Jesus “em Sua humanidade”. Pois, foi como “Homem” que Jesus foi “coroado de glória e de honra”.

- E, esta coroação e glorificação deu-se no céu! (Veja a cerimonia da coroação de Jesus em Apocalipse 5: 6 – 14)

- Jesus foi, portanto, coroado de glória e de honra para ser Senhor e Cristo!

- Muito bem. Vejamos o que disse Pedro em seu discurso no dia de Pentecostes, em (Atos 2:36)”Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo”.

- Então, em Sua ascensão aos céus, Jesus, como Homem, foi coroado para ser Senhor de tudo!

- E, como “Senhor ”, Ele está apto para governar sobre tudo!

- E, como “Cristo”, Ele é o “Ungido” que foi designado para cumprir todo o plano de Deus!

- Na verdade, Cristo foi exaltado para ser “Príncipe e Salvador”.

Leiamos (Atos 5:30-31): “O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, a quem vós matastes, pendurando-o num madeiro. Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados”.

- Obs.) A palavra grega traduzida por “Príncipe” é a mesma traduzida por “Autor” em (Hebreus 2:10). Conforme vimos, anteriormente, essa palavra pode ser traduzida também por “líder”, “capitão”, “pioneiro” ou “inaugurador”.

- Ou seja, Cristo foi “coroado de glória e de honra” para ser o nosso “capitão, pioneiro, precursor e autor”.

- Portanto, Cristo abriu o caminho para a glória e, agora, nós estamos seguindo no caminho onde Ele foi o pioneiro, isto é, estamos também à caminho da glória!

- É interessante observar que, em (Hebreus 2 ) vemos a encarnação, a crucificação, a ressurreição, a glorificação e a exaltação, todas juntas.

- Ou seja, esses cinco pontos principais relativos ao que Cristo passou e realizou são apresentados neste capítulo de maneira muito particular, bem mais profunda do que nos Evangelhos ou no Livro de Atos.

- Obs.) Embora o Evangelho não seja superficial, infelizmente ele tem sido pregado de maneira superficial.

- Por exemplo: (Hebreus 2:14) diz que “Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o Diabo”.

- Ou seja, o propósito da encarnação de Cristo é para que Ele pudesse participar do sangue e da carne dos filhos!

- Em Hebreus, vemos que Cristo se encarnou para poder compartilhar da nossa natureza humana. Isto é, Ele se tornou igual a nós em natureza: carne e sangue!

- Por outro lado, o fato de Cristo ter compartilhado da nossa natureza humana participando de carne e sangue, foi uma “questão de compaixão”!

- Porque somos fracos e frágeis, precisamos que Ele tenha compaixão de nós.

- Aliás, se você quer ter compaixão de outra pessoa, você precisa ser o mesmo que ela. Você precisa estar no mesmo nível que ela!

- Então, o fato de o Senhor ter compaixão de nós é também um aspecto da Sua encarnação.

- É exatamente isso que (Hebreus 2:17-18) diz: “Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação (isto é, para fazer um sacrifício de sangue) pelos pecados do povo. Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados”.

- Resumindo: Por pouco tempo, Jesus foi feito um pouco menor do que os anjos, para que Ele pudesse provar a morte em favor de todos os homens. Para isso, Jesus precisava de um corpo para que pudesse morrer pelos nossos pecados.

- Depois disso, Ele foi “coroado de honra e glória a fim de ser Senhor de tudo! Mas, principalmente para poder cumprir todo o plano de Deus em relação ao homem e ao Universo!

- Outra coisa. Depois de ser “coroado de glória e honra” Ele se tornou o nosso Capitão a fim de nos guiar também à glória do Seu Reino, onde reinaremos juntamente com Ele durante mil anos nestaTerra logo após a Sua Segunda Vinda.

- Tudo isso Ele fez por nós, por causa da Sua grande misericórdia e amor para conosco. Portanto, não podemos jamais, em tempo algum, “negligenciar a nossa tão grande salvação”.

- Por isso, e tudo mais, mais uma vez, toda a honra e glória sejam dadas somente a Ele!


Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
31 de julho de 2013

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –



Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL