QUAL ERA O “ESPINHO NA CARNE” DO APÓSTOLO PAULO?




- Leiamos, primeiramente, (2 Coríntios 12: 7 – 8): “E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, FOI-ME POSTO UM ESPINHO NA CARNE, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim”
- Leiamos, também, (Gálatas 4:13): “E vós sabeis que vos preguei o evangelho a primeira vez POR CAUSA DE UMA ENFERMIDADE FÍSICA”.

- Então, enquanto estava na Galácia por causa de uma enfermidade física, Paulo aproveitou a oportunidade e pregou o evangelho a eles.

- Na continuação, lemos no (vers.14): “E, posto que A MINHA ENFERMIDADE NA CARNE vos foi uma tentação, contudo, não me revelastes desprezo nem desgosto; antes, me recebestes como anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus”.

Ou seja. Paulo, aqui recorreu ao amor deles, lembrando-lhes que o tinham recebido como o “próprio Cristo”, embora o seu estado de saúde fosse uma prova dura para eles. Eles não desprezaram Paulo por causa desta enfermidade.

- Uma observação Pessoal: É possível que esta enfermidade, ou seja, este “espinho na carne”, fosse algo relacionado com alguma ENFERMIDADE GRAVE NOS SEUS OLHOS . OU, possivelmente, ELE DEVERIA SER CEGO DE UM OLHO.

Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL







- Na verdade, não temos nenhuma prova a respeito desta afirmação. Mas, conforme o (vers.15) , podemos deduzir este fato. Leiamos, então:

- “Que é feito, pois, da vossa exultação? Pois vos dou testemunho de que, SE POSSÍVEL FORA, TERÍES ARRANCADO OS PRÓPRIOS OLHOS PARA MOS DAR” .

- Muito bem. A palavra grega traduzida por “vossa exultação?” significa “vossa alegria”, “vossa felicidade”.

- Paulo está lembrando que, no passado, eles consideravam uma bênção e uma alegria o fato de Paulo ter estado com eles ensinando as verdades do Evangelho da graça de Deus.

- Contudo, agora, eles tinham se afastado do evangelho que Paulo havia pregado. Pois, no passado, os gálatas amaram e apreciaram tanto a pregação de Paulo, ao ponto de poderem dizer: “se fosse possível nós arrancaríamos nossos próprios olhos e te doaríamos”. E isto, caso ele fosse realmente cego.

- Por último, para sustentar esta afirmação, podemos ler também (Gálatas 6:11) e ver que há indícios para tal afirmação. Neste texto, Paulo diz: “Vede com que letras grandes vos escrevi de meu próprio punho”.

- Ou seja, se Paulo fosse doente ou mesmo cego de um olho, certamente ele teria dificuldade para escrever este texto de Gálatas, como ele mesmo disse (vers.11): “...COM LETRAS GRANDES VOS ESCREVI DO MEU PRÓPRIO PUNHO”.

- Uma observação final: Na verdade, é bem possível que, por ocasião da sua conversão na Estrada de Damasco, aquela luz forte que caiu sobre ele ao ponto de cegá-lo, momentaneamente, tivesse deixado alguma sequela).


Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
21 de julho de 2013

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –



Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL