QUEM SÃO OS 144 MIL QUE FORAM SELADOS


Leiamos, então, o texto de (Apocalipse 7:4-8) :
- “Então, ouvi o número dos que foram selados, que era cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel: da tribo de JUDÁ foram selados doze mil; da tribo de RUBEM, doze mil; da tribo de GADE, doze mil; da tribo de ASER, doze mil; da tribo de NAFTALI, doze mil; da tribo de MANASSÉS, doze mil; da tribo de SIMEÃO, doze mil; da tribo de LEVI, doze mil; da tribo de ISSACAR, doze mil; da tribo de ZEBULOM, doze mil; da tribo de JOSÉ, doze mil; da tribo de BENJAMIM foram selados doze mil”.

- Uma das primeiras perguntas que geralmente as pessoas fazem com respeito ao Livro do Apocalipse é: Quem são os 144 mil ?

- Antes de mais nada, devemos entender que no Livro do Apocalipse, os números representam idéias, e não aritimética. Sendo assim, os números representam sempre alguma coisa importante.




Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL



- Muito bem. Em primeiro lugar, é importante frisar que, no texto inicial, os 144 mil não representam, literalmente, as 12 tribos de Israel segundo a carne.

- Em segundo lugar, estes 144 mil não são literalmente 144 mil indivíduos, e sim um número representativo da Igreja de Jesus Cristo em todas as épocas da História: a Igreja perfeita e completa!

- Observação: Aliás, a lista apresentada por João nem ao menos é representativa de Israel segundo a carne, pelas seguintes razões:

- 1) Todas as listas das tribos de Israel registradas na Bíblia começam com o filho primogênito, ou seja, Rúben. Na lista apresentada por João, quem encabeça a lista é Judá.

- 2) A tribo de Efraim (Números 1:33) foi ignorada por João na sua lista de Apocalipse 7. Então, qualquer lista correta das tribos de Israel jamais eliminaria a tribo de Efraim.

- 3) A tribo de Dã também não foi mencionada por João.

- 4) A tribo de Levi está incluída nesta lista apresentada por João. Mas os levitas não tinham herança entre as demais tribos, por ser ela a dos sacerdotes.

- 5) Finalmente, a tribo de José simplesmente não existia. José, aqui mencionado, tinha dois filhos: Efraim e Manassés, que receberam toda a herança.

- Conclusão: Diante das “lacunas” desta lista, entendemos que “esta listagem” representa, então, “um outro grupo”, e não as doze tribos de Israel do Velho Testamento.

- Obs.) Veja bem. Se a primogenitura de Rúben foi esquecida nesta lista, por quê razão então foi colocado Judá em primeiro lugar?

- A resposta é fácil de determinar. Esta é a lista de um grupo de pessoas cujo Primogênito era o Leão da Tribo de Judá: isto é, o Senhor Jesus Cristo. Ela corresponde, então, ao “Novo Israel”, ou seja, a “Igreja de Jesus Cristo”.

- Como sabemos, o nome “Israel” significa “aquele que foi conquistado por Deus”.

- Esta é, portanto, uma definição precisa dos redimidos pelo Cordeiro em todos os tempos. Isto é, “Israel segundo a carne” e “Israel segundo o Espírito”.

- Muito bem. Para definir os 144 mil, é necessário examinarmos a numerologia bíblica. Por exemplo, o que acontece se você, ao invés de somar 12 e 12, multiplicar 12 vezes 12 ?
- Lembre-se: “12” é o número representativo da Igreja, em todos os tempos. Ou seja, são as “12” tribos de Israel (a Igreja do Velho Testamento) e os “12” apóstolos (a Igreja do Novo Testamento)

- Então, se multiplicarmos 12 vezes 12, o resultado será 144. Contudo, se você multiplicar novamente 144 por 10 (este número representa totalidade) três vezes (3 é o número que simboliza Deus), encontraremos os 144 mil.

- Resumindo: 144 x 10 x 10 x 10 = 144. 000

- Ou seja, Deus (representado pelo númerio (3) mesclado com a totalidade (10) é igual a um “número simbólico da totalidade dos servos do Senhor em todas as gerações da História”.

- Uma pergunta importante: Qual a razão, então, de serem incluídos, nesta definição da Igreja de Jesus Cristo os nomes de 12 israelitas?

- A resposta só pode ter sentido se for obtida através do significado destes nomes. Pois, conforme o Livro de Gênesis, o nome de cada pessoa nas primeiras gerações correspondia ao tipo de seu caráter.

- Sendo assim, veremos então pelo significado dos 12 nomes que compõem a lista de João que, a soma total delas é uma super- definição da Igreja de Jesus Cristo.

- Vejamos, então, o que significam cada um destes nomes segundo suas definições no livro de Gênesis:

- 1) “Judá” significa “Louvor” ( A igreja é composta de pessoas que louvam a Deus em Espírito e em Verdade)

- 2) “Ruben” significa “Eis um filho” (A igreja é composta somente de filhos que nasceram pela fé em Jesus Cristo)

- 3) “Gade” significa “Uma companhia numerosa” (A igreja é composta de um número incontável de pessoas em todas as épocas)

- 4) “Aser” significa “Cheio de Alegria” ( A igreja é composta de pessoas que receberam a alegria e o regozijo do Espírito Santo)

- 5) “Naftali” significa “Lutar e vencer” ( A igreja é um exército de pessoas que sempre estão lutando, mas sempre vencem)

- 6) “Manassés” significa “Quem esqueceu” (A igreja é um grupo de pessoas que (esqueceram) abandonaram a velha vida, mas que estão buscando uma vida nova em Cristo Jesus)

- 7) “Simeão” significa “Quem ouve” ( A verdadeira igreja é composta daqueles que ouvem a voz de Deus, que ouvem e praticam a palavra da fé)

- “Levi” significa “Juntado, ou unido” ( A igreja é composta de um só corpo unido pela fé de Deus e pelo amor de Jesus Cristo)

- 9) “Issacar” significa “Um preço foi pago” (A igreja é formada um grupo de pessoas que foram compradas por preço, ou seja, pelo sangue de Jesus na cruz do Calvário)

- 10) “Zebulom” significa “Um lugar de moradia” (Somos o Templo do Espírito)

- 11) “José” significa “Acréscimo ou abundância” (Como igreja, nosso alvo é crescer cada vez mais na vida de Deus, a fim de chegarmos à maturidade de varão perfeito)

- 12) “Benjamim”. Este nome exige uma explicação melhor. Benjamim foi o último filho de Raquel, e que foi muito querido de Jacó, seu pai. Ora, quando Raquel morreu, antes, porém, ao nascer o filho, ela deu-lhe o nome de “Benoni” , que significa “filho da minha tristeza”.

- Jacó, contudo, mudou o seu nome para “Benjamim”, que quer dizer “filho da minha mão direita”.

- Na verdade, Benjamim é considerado uma figura representativa de Cristo: Benoni/Benjamim, ou seja, pois depois da “tristeza da Sua paixão na cruz, Ele passou a estar à mão direita do Pai no céu.

- Conclusão: Esta “listagem” apresentada por João em (Apocalipse 7:4 - é o ponto básico para definir quem são os verdadeiros escolhidos, ou seja, aqueles que foram selados não só dentre o povo judeu, como também os eleitos e predestinados dentre o povo gentio.

- Enfim, todos aqueles que receberam Jesus como seu Salvador e Senhor, é que compõem a verdadeira “Igreja de Deus”, isto é, o “Israel de Deus”.


Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
20 de julho de 2013

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL