A Parábola Do Semeador: PARTE 1 - O Significado Do “Solo Da Terra”



- Muito bem. Na Bíblia, a expressão “solo da terra” é representada, primordialmente, pelo “coração dos filhos de Deus”, isto é, de todos os que realmente foram salvos pela fé no Filho de Deus – Jesus Cristo”. 

- Ou seja, Deus nos escolheu para sermos o “solo no qual Ele semearia a Si mesmo dentro de nós, para que pudéssemos crescer e amadurecer ao ponto de alcançarmos à estatura de “filhos maduros ”. 

- Por exemplo: É exatamente isso que vemos na Parábola do Semeador, em (Marcos 4: 2- 20), onde lemos o seguinte:

- “Assim (Jesus), lhes ensinava (aos seus discípulos) muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento. Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra.Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um...(vers.10-20) (A explicação da parábola)Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles. Então, lhes perguntou: Não entendeis esta parábola e como compreendereis todas as parábolas? O semeador semeia a palavra. São estes os da beira do caminho, onde a palavra é semeada; e, enquanto a ouvem, logo vem satanás e tira a palavra semeada neles. Semelhantemente, são estes os semeados em solo rochoso, os quais, ouvindo a palavra, logo a recebem com alegria. Mas eles não têm raiz em si mesmos, sendo, antes, de pouca duração; em lhes chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam. Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra, mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera. Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um”.


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL








- Muito bem. Neste texto acima, Jesus ilustrou claramente que há QUATRO TIPOS de “SOLO”, ou seja, QUATRO TIPOS DE CRISTÃOS relacionados com o “CRESCIMENTO DA VIDA DE DEUS NELES”. 

- Na verdade, nesta parábola, o Senhor nos mostra que tipo de de pessoa é que tem o crescimento adequado na vida de Deus. 

- Portanto, precisamos dizer que esta é uma parábola voltada exclusivamente para “aqueles a quem é dado conhecer os mistérios do Reino de Deus”, ou seja, para nós, cristãos, conforme (vers. 11). 

- Isto significa, então, que esta parábola não tem nada a ver com “os de fora, isto é, com aqueles que não se converteram e, portanto, não receberam o perdão dos seus pecados”, conforme (vers.12)

- Sendo assim, o conteúdo e o ensinamento desta parábola é tão somente para os “filhos de Deus”, e não para os “ímpios”, isto é, para os incrédulos! 

- Muito bem. A primeira coisa que podemos perceber é que Jesus, é tanto o Semeador como a Semente (vers. 3 e 14) . 

- Portanto, como falamos a pouco, Jesus é o Semeador que veio para plantar-se a Si mesmo como Semente dentro do “solo do coração” de todos os que O confessaram como Salvador e Senhor de suas vidas. 

- Então, com esta introdução, abordaremos no “Café Espiritual de amanhã”, a “Parte 2 da Parábola do Semeador falando sobre: OS CRISTÃOS QUE ESTÃO À BEIRA DO CAMINHO”. 

- QUE O SENHOR JESUS FALE PROFUNDAMENTE AO SEU CORAÇÃO, LHE DANDO O DEVIDO TEMOR, PARA QUE VOCÊ CRESÇA NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DELE!

- TODA HONRA E GLÓRIA SOMENTE A JESUS!



Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
01 de agosto de 2013

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –



Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL