Andar Pelo Espírito E Não Pela Carne - PARTE 2



- Veja bem. Na verdade, só podemos afirmar que a expressão: “sou mais que vencedor” é real para nós, quando, de fato, “andamos no Espírito”, ou seja, quando o “Espírito age por nosso intermédio”.

- Por esta razão é que precisamos vigiar para não nos “afastarmos do nosso espírito”, mas permanecer nele. Já que somos facilmente atraídos para “fora do espírito”, necessitamos sempre vigiar e orar lendo a Palavra.

- Aliás, Paulo diz em (Colossenses 4:2) “Perseverai na oração, vigiando com ações de graça”. Também, em (Efésios 6:18) ele diz: “Orando em todo o tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança”.

- Então, por um lado, precisamos estar vigiando e orando no Espírito. E, por outro lado, necessitamos do “ouvir da fé”, como suprimento diário para podermos continuar andando no Espírito.

- Outra coisa, quando vivemos na prática do “invocar o Senhor” imediatamente, “entramos no Espírito”.


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL








- Como diz (1Cor.1:1 - 3): “Paulo, chamado pela vontade de Deus, para ser apóstolo (enviado) de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes, à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados (redimidos pelo sangue) em Cristo Jesus, chamados para para ser santos ( ser “divinamente áureo”, ou seja, ser supridos diariamente pela “água da vida”, isto é, ser pleno da natureza do Espírito que dá vida), com todos os que em todo lugar INVOCAM (clamam em alta voz) o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: Graça (a vida de Deus) a vós outros e a paz (que é consequência de receber o suprimento diário do Espírito que dá vida) da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”.

- Muito bem. Já enfatizamos que se “agirmos pelo Espírito”, de modo algum satisfaremos à concupiscência (desejo ardente) da carne. Ou seja, não experimentaremos um “andar de morte”.

- Por outro lado, se andarmos, ou seja, se agirmos pelo Espírito, seremos automaticamente “guiados” pelo Espírito. Ou seja, manifestaremos, em tudo, a vida de Deus, e sempre teremos orientação Dele, mesmo nas coisas mais simples.

- Paulo diz em (Gálatas 5:18) “Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei”.

- Então, como temos enfatizado ultimamente, a lei está intimamente relacionada com a carne . E, por esta razão, é contrária ao Espírito.

- Conclusão: Quando “andamos pelo Espírito” não satisfazemos os desejos ardentes da carne. Também, quando somos “guiados pelo Espírito”, não estamos debaixo da lei.

- Continuando, em (Gálatas 5:17) Paulo diz: “Porque a carne milita contra o Espírito e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer”.

- Esse versículo indica que há uma guerra entre a carne e o Espírito, pois são opostos entre si.

- Já no (vers.19) Paulo apresenta uma relação das principais “obras da carne”:

- Segundo ele, prostituição, impureza, lascívia, bebedices e glutonarias estão relacionados com os desejos do “corpo corrompindo”.


- E, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções e invejas, estão relacionados com os desejos da “alma caída” (que está muito próxima ao corpo corrompido).

- E, finalmente, idolatria e feitiçarias (rebeldia) estão ligadas ao nosso “espírito mortificado”.

- Isso prova que as três partes do nosso ser caído: corpo, alma e espírito estão envolvidas com a carne malígna.

- Muito bem. Logo a seguir, no (vers.21) Paulo diz que “não herdarão o Reino de Deus os que tais coisas praticam”.

- Veja bem. A frase: “herança do Reino de Deus” refere-se ao “desfrute hoje e agora” de todas as bençãos do Reino de Deus que nos está reservada, plenamente, no futuro, isto é, no Reino Milenar Vindouro neste mundo, reinando com Cristo e com os vencedores.

- Ou seja, hoje, se mortificarmos as obras da carne e andarmos no Espírito, podemos desfrutar, no presente momento, de todas as virtudes e poderes do Reino vindouro .

- Portanto, isto não tem nada a ver com a “salvação do cristão” no sentido de não entrar (de não ser salvo) no Reino futuro de Deus, ou seja, de perder a sua salvação. Não! Pois, uma vez salvo pelo Senhor! Salvo para sempre!

- Então, o que as “obras da carne” produzem são “obras sem vida”! Mas, o que o “fruto do Espírito” profuz são “obras com vida”! Ou seja, um opera morte. E o outro opera vida.

- Obs.) É importante diferenciar entre as “nossas virtudes naturais” e as virtudes que são “o fruto do Espírito”.

- Por exemplo: Um aspecto do fruto do Espírito é amor. Mas, antes de recebermos a vida divina e de sermos salvos, nós tínhamos a capacidade de amar. Do mesmo modo, tínhamos também um pouco de alegria, paz, bondade etc.

- Contudo, os atributos naturais da velha natureza não contêm nada de Deus. Pois, somente o “fruto do Espírito” é que é cheio da substância e natureza divinas.

- Sendo assim, o que precisamos na vida da igreja é de amor, alegria, paz, paciência, bondade, mansidão, etc. Enfim, precisamos ser cheios da substância do Espírito!

- Ou seja, o elemento do Espírito precisa estar no nosso amor, alegria, paz, bondade, fidelidade, mansidão etc.

- Isto quer dizer que quando expressamos essas virtudes do Espírito, nesta hora, expressamos Cristo!

- Portanto, a direrença entre os atributos naturais e o fruto do Espírito é que o primeiro nada tem do Espírito, enquanto que o segundo é cheio da substância do Espírito.

- Ora, a intenção de Deus é que vivamos pelo Espírito para expressar Cristo! O contrário, ou seja, se vivermos apenas pelas virtudes naturais, vamos expressar apenas “exibição do ego” que não leva a nada!

- Continuando, (Gálatas 5:24) diz: “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências”.

- Sem dúvida alguma, crucificar a carne – que é a expressão máxima do nosso ser caído, tem de ser a nossa experiência prática.

- QUE POSSAMOS ANDAR NO ESPÍRITO TODOS OS DIAS DA NOSSA VIDA, EXPRESSANDO A VIDA DO PAI PARA PODERMOS ABENÇOAR OS NOSSOS IRMÃOS.

- QUE O SENHOR ESTEJA COM O TEU ESPÍRITO!



Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
31 de agosto de 2013

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –




Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL