Fé e Graça




- Veja bem. De modo geral, o Cristianismo tradicional ensina que a Lei foi substituída pela Graça. Pois, termos teológicos como “Dispensação da Lei” e “Dispensação da Graça” são usados para mostrar essa distinção.

- Muito bem. De acordo com esse conceito, o Antigo Testamento era a dispensação da lei, ao passo que o Novo Testamento é a dispensação da Graça.
- Por outro lado, podemos dizer também que o Antigo Testamento foi a “dispensação da lei, da carne, ou dispensação da morte”.
- Da mesma forma, podemos também dizer que o Novo Testamento é a “dispensação da fé, do Espírito e dispensação da vida”. Portanto, a “dispensação da graça” é também a” dispensação da fé”.
- Na verdade, quando a graça veio, a fé veio também. Aliás, tanto a graça quanto a fé vieram com a vinda de Jesus.
- Na prática, precisamos distinguir entre um “cristão de obras” e um “cristão que ouve”. Pois, ouvir é uma das maiores bençãos do Evangelho, pois, é nesta hora que recebemos o “suprimento do Espírito”.
- Sendo assim, o motivo principal porque nos reunirmos na igreja é para o “OUVIR DA FÉ”.
- Importante: Quanto mais “ouvimos” sobre a “graça de Deus”, mais, espontaneamente, temos fé!
- Então, a pregação (ouvir) da fé gera dentro de nós uma apreciação cada vez maior de Deus, Cristo e do Espírito Santo.
- Portanto, a fé vem quando ouvimos a palavra da graça, a palavra da fé.
- Vejamos, agora, alguns ASPECTOS IMPORTANTES A RESPEITO DA FÉ:
- Em primeiro lugar, a fé vem pelo ouvir. Portanto, sem ouvir a palavra, não pode haver fé.
- Na verdade, precisamos ouvir sobre a vida do “Cristo Ressuscitado”, pois, nesta hora, somos estimulados e ficamos cheios de apreço pelo Senhor e pela Sua obra.
- Ora, o motivo de muitos cristãos serem “debilitados de fé” é porque o “seu ouvir” é deficiente. Muitos ouvem apenas doutrinas e tradições vazias desvinculadas da graça (da vida) do Deus Triúno.
- De fato, podemos dizer que a “fé implica em apreço”. Pois, logo após “ouvir” o Evangelho da Graça, um sentimento de apreço surge no coração dos que ouvem. Não apenas naqueles que ouvem o Evangelho pela primeira vez. Mas a todos os que já crêem em Jesus.
- Sem dúvida alguma, o ouvir da fé gera mais apreço ao Senhor!
- Outra coisa. Esse “apreço ao Senhor” é seguido pelo “invocar” . Na verdade, se a “pregação” for enfadonha, fria e sem vida, é importante que levemos as pessoas a orar e a invocar ao Senhor.
- Mas, se a pregação for viva, estimulante, verdadeira e isenta de “sombras do legalismo”, não haverá necessidade de persuasão, pois as pessoas espontaeamente invocarão o Senhor!
- Por outro lado, aqueles que “invocam o Senhor”, certamente “receberão do Senhor o resultado dos seus pedidos”. E, consequentemente, estas pessoas estarão “mais unidas com o Senhor” e também “envolvidas com a Sua obra”.
- Importante: De fato, a fé não foi revelada no Antigo Testamento, pois ela só veio com Jesus.
- Da mesma forma que a graça só veio com Jesus, a fé também só veio com Jesus!
- Por extensão, podemos dizer que a fé veio para substituir a lei. Por isso, ser cristão, significa, antes de tudo “aqueles que ouvem” e não “aqueles que praticam as obras da Lei”.
- Conclusão: Aqueles cristãos que não comparecem às “reuniões da igreja”, principalmente no Estudo da Palavra, perdem a oportunidade de “receber a fé’’.
- Todas as vezes que nos reunimos é para receber o “ouvir da fé”. E, essa fé consiste em apreciar, receber e aceitar a graça ( a vida) de Deus.
- Gostaríamos de insistir neste fato: Deus não quer que pratiquemos as obras da lei. Ele deseja que recebamos mais da Sua Vida!
- Conforme lemos em (Gálatas 3: 22-25): “Antes que viesse a fé Deus usou a lei para nos guardar, manter e reter. Mas, agora que a fé veio, não precisamos mais da lei”.

- Portanto, o desejo de Deus não consiste em esforçar-nos na carne para guardar a lei, mas sim fazer-nos “OUVINTES DA FÉ”.
QUE VOCÊ SEJA, CADA VEZ MAIS, CHEIO DA VIDA DE DEUS, ESTANDO SEMPRE PRONTO PARA OUVIR A PALAVRA DA FÉ, QUE VEIO PARA SUBSTITUIR AS OBRAS DA LEI!


Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
21 de agosto de 2013

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –




Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL