Fé e Lei



- O que temos afirmado nos nossos estudos é que o Antigo Testamento era a dispensação da Lei e, o Novo Testamento é a dispensação da Fé.

- E, a Lei requer que o homem use seu próprio esforço para cumprir suas exigências a fim de agradar a Deus.

- Por outro lado, pelo princípio da fé, o homem não precisa esforçar-se na carne para agradar a Deus. Pelo contrário, ele precisa, tão somente. “ler a Palavra, receber pela fé a Palavra revelada e confessar tudo o que Jesus já fez por ele”.

- Então, na verdade Deus deseja, infundir-SE dentro do nosso espírito, a fim de que cresçamos “até chegarmos à estatura de varão perfeito”, sendo nossa vida e nosso tudo de modo que sejamos um com Ele.

- A Fé envolve, portanto, o “ouvir todas as coisas boas de Deus para nós. Estas coisas são: a redenção, salvação, perdão, vida eterna e todas as “bençãos celestiais”, ou seja, as “bencãos espirituais”.

- Na verdade, o capítulo 3 de Gálatas é muito difícil de se entender. A princípio, parece que os pontos abordados não estão relacionados entre si.

- Por isso, para melhor compreendermos este capítulo, não podemos fazê-lo versículo por versículo, mas tão somente concentrarmo-nos nos pontos principais do mesmo.

- Portanto, em (Gálatas 3) Paulo aborda os seguintes pontos principais:

- 1) o Cristo crucificado, 2) Cristo e o Espírito, 3) O ouvir da fé versus as obras da lei, 4) O Espírito como a bênção do Evangelho, 5) O Espírito versus a carne, 6) O Evangelho pregado a Abraão, 7) A promessa versus a lei, A fé substituindo a lei, 9) A descendência de Abraão e os Filhos de Abraão, 10) Batizados em Cristo, 11) Revestir-se de Cristo e 12) Todos sendo um em Cristo.

- Aliás, nos últimos sete “Café Espiritual”, já temos enfatizado, de maneira mais detalhada, cada um destes pontos.

- Importante: A benção maior do Evangelho não é a salvação, redenção, perdão, vida ou ir para o céu. A benção maior é o Espírito!

- Então, de fato, entendemos que o “Espírito que dá vida” não havia ainda sido manifestado antes da ressurreição de Jesus. Pois, segundo (João 7:39) isto se deu porque Jesus ainda não havia sido glorificado.

- Na realidade, este fato só aconteceu após Sua ressurreição, conforme (Lucas 24:26). Por isso, depois de Sua glorificação pela ressurreição, “o Espírito” “entrou em cena”, ou seja, passou a se manifestar realmente.

- Sendo assim, o entendimento da revelação de Deus na sua plenitude, não veio através dos Evangelhos e nem tampouco com o livro de Atos.

- Mas, a finalização e compreensão total da palavra de Deus veio somente com as Epístolas de Paulo.

- Ou seja, a revelação divina foi completada especialmente em 5 Epístolas: Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses e Romanos. Pois, somente nas Epístolas de Paulo é que “o Espírito” é revelado de maneira plena!

- Aliás, foi o próprio Paulo quem deixou registrada esta afirmação. Vejamos o que ele diz em (Colossenses 1:25-26): “...da qual me tornei ministro de acordo com a dispensação da parte de Deus, que me foi confiada a vosso favor, para dar pleno cumprimento à palavra de Deus: o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos...”

- Então, o “Espírito” nada mais é, do que o “Espírito de vida” que permanece em nós! Portanto, este “Espírito” é a bênção do Evangelho!

- Graças a Deus que hoje vivemos na “Dispensação do Espírito”, e não mais debaixo da “Dispensação da Lei”. Hoje somos guiados pelo Espírito Vivo de Deus.

- Portanto, não temos mais compromisso com rituais, com mandamentos, dogmas, tradição de homens, enfim, não precisamos nos esforçar para agradar a Deus.

- Pelo fato de Jesus estar em nós pelo “Espírito da Ressurreição”, podemos agradar ao Pai, pois temos o “Espírito da Fé” que se move através da nossa confissão.

- Conclusão: DAMOS TODA A GLÓRIA E HONRA SOMENTE A JESUS, POIS ELE FOI O ÚNICO DEUS-HOMEM QUE NOS LIVROU DO PECADO, DA MORTE, DO DIABO, DESTA GERAÇÃO PERVERSA E, PRINCIPALMENTE, PORQUE ELE NOS LIVROU DA LEI!


Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
22 de agosto de 2013

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –




Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL