GIDEÃO: Como Ser Mais Que Vencedor! - PARTE 1





Texto base: (Juízes 6: 1-24)

- Nos dias de Gideão, o povo de Israel estava morando em Canaã, cercado pelos inimigos, ou seja, os Midianitas.

- Então, depois de semear os seus campos, chegando a hora da colheita, os midianitas atacavam os israelitas, a fim de colherem para si tudo o que pertencia a Israel.

- Ano após ano, tal acontecimento se sucedia, ao ponto de criar uma constante crise entre as tribos de Israel.

- Por causa desta situação, Israel abandonou a Deus, e começou a cultuar o ídolo Baal. Parecia que o Deus de Abraão, Isaque e Jacó havia abandonado o seu povo que, por sua vez, caíra na idolatria.

- Na ocasião do texto acima, Gideão se encontrava escondido, malhando trigo num lagar, a fim de salvar sua família da morte, por causa da fome.

- Muito bem. Da mesma forma, hoje em dia existem muitos cristãos que estão vivendo da mesma maneira que o povo de Israel: eles estão oprimidos, intimidados, frustrados, enfim, não estão “reinando em vida”, ou seja, não estão vivendo “acima das circunstâncias”.

- Estas pessoas, a despeito de sua fé, vivem em situações de grande derrota, fracassos, e constantes frustrações em quase todas as áreas de suas vidas: financeira, material, sentimental , trabalho, amizade, etc.


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL








- Então, por esta razão, Deus deseja reerguer nesta nossa geração um time de autênticos “mais que vencedores”, “um batalhão de heróis de guerra”, um “grupo de valentes” ou seja, Ele quer formar um exército de “heróis da fé” que estejam dispostos a enfrentar os problemas e as as adversidades da vida, mas que permaneçam de pé.

- Uma pergunta Quais são as características destes que são os valentes e os heróis de guerra do Senhor?

- Para responder a esta pergunta usaremos, como “pano de fundo”, o relato da história de Gideão e de seus 300 Heróis de Guerra.

- Muito bem. A Primeira Condição para se tornar num “valente herói de guerra mais que vencedor”, encontra-se em ( Juízes 6: 14-16) onde diz: 

- “Então se virou o Senhor para ele(Gideão) e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura não te enviei eu ? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor da casa de meu pai”. Tornou-lhe o Senhor: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fosse um só homem”.

- Então, estes “pequenos heróis mais que vencedores” são os que denominamos de “OS MENORES DA CASA DE ISRAEL”. Ou seja, são todas as pessoas que reconhecem que não é pela própria força e capacidade natural que enfrentarão as lutas da vida sendo vencedores. 

- São estes os que vivem em humildade e dependência total de Deus e de Sua Palavra Viva a cada dia. Na verdade, “estes menores da casa de Israel” sabem que, apesar das circunstâncias contrárias, eles não perdem as esperanças em Deus. São os que não desistem em face dos desafios intransponíveis que a vida lhes apresenta. Pelo contrário, eles crêem que Deus sempre lhes dará uma saída.

- Aliás, é fácil ser pequeno e humilde diante de Deus, mas não perante os homens! Pois, muitas vezes, para sermos exaltados diante de Deus, temos de nos humilhar diante dos homens: diante das esposas, dos maridos, dos filhos, dos amigos, do patrão, do pastor, etc…

- Outra coisa. A Segunda Condição para se tornar num “valente herói de guerra mais que vencedor” está nos (vers. 22-23) onde lemos: 

- “VIU Gideão que era o Anjo do Senhor e disse: Ai de mim, Senhor Deus! POIS VI O ANJO DO SENHOR FACE A FACE.”

- Veja só, Gideão “viu o anjo do Senhor”. Isto significa, portanto, que “os mais que vencedores” são aquelas pessoas “QUE TÊM VISÃO CELESTIAL!” 

- Ou seja, são todos os que tem uma visão do Senhor e da Sua obra para os dias de hoje! São os que estão conectados, comprometidos e envolvidos com o “Espírito Eterno”, como também com a obra de Deus, principalmente na igreja local.

- De fato, ninguém que não tenha envolvimento e visão da obra do Senhor está habilitado para servir adequadamente. Pois esta pessoa ficará apenas perambulando dentro da igreja sem direção e propósito certo.

- Mas, com uma visão definida, a pessoa pode perseverar em direção a um alvo, embora seja assediada por diversas dificuldades que certamente sempre se levantam no meio do caminho.

- Muito bem. Com estes dois pontos iniciais já temos uma base sólida para abordar melhor este assunto no próximo “Café Espiritual”.

- Então, com esta introdução, continuaremos falando sobre a Segunda Parte deste assunto que, certamente, edificará um pouco mais sua vida. 

- QUE A GRAÇA DO SENHOR DOS EXÉRCITOS ESTEJA SOBRE A TUA VIDA E SOBRE O TEU MINISTÉRIO!




Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
12 de agosto de 2013

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –




Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL