GIDEÃO: A Segunda Seleção Dos Vencedores! - PARTE 4




- Vamos ler (Juízes 7:4 -7):

- Disse mais o Senhor a Gideão: Ainda há povo demais (10mil); faze-os descer às águas, e ali tos provarei; aquele de quem eu te disser: este irá contigo, esse contigo irá; porém todo aquele de quem eu te disser: este não irá contigo, esse não irá.

Fez Gideão descer os homens às águas. Então o Senhor lhe disse: TODO O QUE LAMBER A ÁGUA COM A LÍNGUA, COMO FAZ O CÃO, ESSE PORÁS À PARTE, COMO TAMBÉM A TODO AQUELE QUE SE ABAIXAR DE JOELHOS A BEBER.


- FOI O NÚMERO DOS QUE LAMBERAM, LEVANDO À MÃO À BOCA, TREZENTOS HOMENS; E TODO O RESTANTE DO POVO SE ABAIXOU DE JOELHOS A BEBER A ÁGUA.


- ENTÃO, DISSE O SENHOR A GIDEÃO: COM ESTES TREZENTOS HOMENS QUE LAMBERAM A ÁGUA EU VOS LIVRAREI, E ENTREGAREI OS MIDIANITAS NAS TUAS MÃOS; PELO QUE A OUTRA GENTE TODA SE RETIRE, CADA UM PARA O SEU LUGAR.”

- Muito bem. Esta segunda prova era aparentemente insignificante para determinar quem poderia entrar na batalha e quem não! A QUESTÃO ESTAVA SOMENTE NA FORMA DE BEBER ÁGUA!


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL







- De fato , há uma verdade muito profunda aqui: AS PEQUENAS COISAS FREQUENTEMENTE REVELAM A NOSSA SITUAÇÃO REAL!

- Uma observação importante: Naqueles dias, tanto judeus como os árabes viajavam com as suas bagagens nas costas. Haviam, portanto, duas maneiras diferentes de beber água durante uma viagem:

- 1) Descer a bagagem e ajoelhar-se para beber ou

- 2) Beber a água das mãos, com a bagagem nas costas, para não perder tempo, e também para previnir-se dos possíveis assaltantes que viessem por detrás deles.

- Muito bem. Segundo o texto, apenas “TREZENTOS HOMENS BEBERAM A ÁGUA DAS SUAS MÃOS”.

- Isto significa, então, que TODOS AQUELES QUE TEM OPORTUNIDADE DE SATISFAZER SEUS PRÓPRIOS DESEJOS, MAS QUE SE ABSTÉM DE FAZÊ-LOS, TAIS PESSOAS ESTARÃO PRONTAS PARA ENFRENTAR E DERROTAR SEUS INIMIGOS!

- Na verdade, aqueles TREZENTOS HOMENS, ESTAVAM ATENTOS AOS POSSÍVEIS ATAQUES DOS INIMIGOS QUE PODERIAM VIR POR DETRÁS DELES.

- Infelizmente, MUITOS CRISTÃOS QUE BEBERAM DA FONTE DA ÁGUA DA VIDA (JESUS), ESQUECEM DE “VIGIAR” SUAS VIDAS CONTRA AS TENTAÇÕES DESTE MUNDO.

- Eles são povo de Deus, mas estão bebendo também da “concupiscência da carne”, da “concupiscência dos olhos” e da “soberba da vida”. (I João 2:16)

- Aliás, certa ocasião Jesus disse: “VIGIAI e ORAI para que não entreis em tentação” (Mateus 26:41)

- Conclusão: SOMENTE AQUELA PESSOA QUE ESTÁ ORANDO E VIGIANDO EM TODO O TEMPO, É QUE ESTÁ EM CONDIÇÕES DE VENCER SUAS LUTAS E ULTRAPASSAR AS CRISES DA VIDA!

AS ARMAS DE GIDEÃO SÃO AS ARMAS DOS VENCEDORES

- As armas de Gideão eram bem simples: (cap.7: 16-18):

“Então, repartiu os trezentos homens em três companhias e deu-lhes, a cada um nas suas mãos, trombetas e cântaros vazios, com tochas neles. E disse-lhes: Olhai para mim e fazei como eu fizer. Chegando eu às imediações do arraial, como fizer eu, assim fareis. Quando eu tocar a trombeta, e todos os que comigo estiverem, então, vós também tocareis a vossa ao redor de todo o arraial e direis: PELO SENHOR E POR GIDEÃO!

1ª.ARMA: “CÂNTAROS VAZIOS”

- Nós somos estes “CÂNTAROS, ou seja, somos estes “VASOS DE BARRO”. Portanto, isto representa a nossa vida, o nosso corpo. Devemos, então, apresentar os nossos corpos como sacrifício vivo ao Senhor, pois este é o nosso culto racional!

Por outro lado, nossa “vida da alma”, isto é, nosso ego, nosso homem natural precisa ser esvaziado para que possa dar lugar ao fogo de Deus. Pois, dessa maneira, o Espírito Santo irá fluir através do nosso espírito como “rios de água viva!

- Continuando, vejamos a segunda arma dos vencedores:

2ª. ARMA: “TOCHAS DE FOGO”

- Isto representa o “FOGO DO ESPÍRITO SANTO ARDENDO DENTRO DE NÓS”. Ou seja, ESTE FOGO ESPIRITUAL nada mais é do que consequência do “esvaziar da nossa alma de barro”, através da confissão de fé na Palavra Viva de Deus que sai da nossa boca em todas as circunstancias da vida.

- Isto nos leva, então, a terceira arma dos vencedores:

3ª. ARMA: “TROMBETAS (ou seja, o SHOFAR”

- Então, “TOCAR UMA TROMBETA” refere-se ao nosso LOUVOR PROFÉTICO que flui do nosso coração! Portanto, uma vez que fomos quebrantados na nossa alma e cheios do fogo do Espírito, teremos um perfeito louvor ao nosso Deus. Nesta hora, receberemos um “espírito profético de louvor” e não de queixa !

Por outro lado, “TOCAR UMA TROMBETA” refere-se também a uma palavra de autoridade e de intrepidez para desbaratar todos os nossos inimigos: Sejam doenças, medos, nervosismo, insegurança, sentimento de inferioridade, pobreza, timidez, falta de relacionamento afetivo sadio – namorado, casamento, enfim, nossa palavra de autoridade irá cancelar “toda arma forjada que se levantar contra nós”.

CONCLUSÃO: Gideão tinha apenas que:

1) “cercar o inimigo”

2) “quebrar o cântaro e deixar a luz reslandecer”

3) “tocar a trombeta”

- Então, PARA VENCER CONTRA OS NOSSOS INIMIGOS, TEMOS DE SER PRIMEIRAMENTE QUEBRANTADOS NA NOSSA ALMA E, CONSEQUENTEMENTE, TEREMOS UM PERFEITO LOUVOR NOS NOSSOS LÁBIOS, COMO TAMBÉM UMA PALAVRA DE AUTORIDADE CONTRA TUDO E CONTRA TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS ADVERSAS!

- DEUS QUER QUE NÓS SEJAMOS APENAS TESTEMUNHAS VIVAS POIS, O RESTO ELE FARÁ!

- TODA A HONRA E GLÓRIA SOMENTE A JESUS

- Observação: No próximo “Café Espiritual” falaremos sobre “GIDEÃO E OS VERDADEIROS VENCEDORES” CONCLUSÃO FINAL.





Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
14 de agosto de 2013

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –




Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL