O Espírito De Filiação E Não A Tutela Da Lei


- Em (Gálatas 4:1-7) lemos o seguinte:

- “Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere do escravo, posto que é ele senhor de tudo. Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai. Assim também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo; vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Fillho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus”.

- Muito bem. Temos afirmado em nossos estudos que a economia de Deus é colocar-nos Nele, entrar em nós e viver em nós como vida. Ou seja, no momento em que cremos em Jesus, somos, de fato introduzidos Nele, na Sua Pessoa!

- Por causa de sermos introduzidos Nele, tornamo-nos “um espírito com Ele!”. A partir disso, precisamos “vivê-LO” e “expressá-LO!”

- Passemos, agora, então a considerar 7 versículos de Gálatas 4, onde veremos que o “Espírito da filiação” substitui a “tutela da lei”.

Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL








- (Gálatas 4:1-2) diz: “Digo, pois, que durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo. Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai.”

- Na linguagem de hoje, este mesmo versículo diz o seguinte: “Quero dizer mais o seguinte: o filho que vai herdar a propriedade do pai é tratado como empregado enquanto é menor de idade, ainda que seja de fato o dono de tudo. Enquanto é menor, há pessoas que cuidam dele e dirigem os seus negócios até o tempo determinado pelo pai”.

- Veja bem. Os “tutores” são os “guardiões”. E os “curadores” são os “administradores”. Ou seja, no pensamento de Paulo, a Lei serviu como nosso “guardião” até o tempo determinado pelo Pai, ou seja, o “tempo do Novo Testamento”, que começou com a Primeira Vinda de Jesus.

- Então, continuando, no (vers.3) Paulo diz que quando éramos menores, “estávamos sugeitos, como escravos, aos “rudimentos do mundo”, ou seja, “aos princípios elementares e rudimentares da lei”.


- Esses rudimentos da lei, como já temos falado desde o início do nosso estudo nos dez últimos “Café Espiritual”, consistem em observâncias ritualísticas a respeito de “festas”, “comer carnes”, “bebidas” “lavagens”, rituais, etc.

- Continuando, no (vers. 4 e 5) Paulo diz que “vindo a plenitude do tempo” ( ou seja, “a época do término do Antigo Testamento”) “Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos – ou, segundo o grego, “filiação”, isto é “adoção de filhos”.

- Em resumo, Cristo nasceu sob a lei a fim de redimir o povo escolhido de Deus que estava sob a tutela, ou seja, guardado e confinado pela lei, a fim de que esses filhos recebessem a filiação, isto é, se tornassem filhos de Deus.

- Ou seja, a economia de Deus é fazer de nós Seus filhos, herdando assim a bênção de desfrutar da Sua vida divina.

- Portanto, o desejo de Deus não é que guardemos a lei, obedecendo seus mandamentos e ordenanças. Não! Aliás, conforme Paulo diz em (Efésios 1:4-5), Deus nos predestinou antes da fundação do mundo para a filiação, ou seja, para sermos Seus Filhos Maduros.

- O texto diz: “...assim como nos escolheu, nele (Jesus), antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, PARA A ADOÇÃO DE FILHOS, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade”.

- Na verdade, é difícil dar uma definição adequada do significado real de “filiação”. O que podemos dizer é que “filiação” envolve “maturidade”, “posição” e “privilégio”.

- O que estamos afirmando é que para ser filho do Pai necessitamos ter a vida do Pai. E, para tanto, precisamos amadurecer nessa vida.

- Pois, somente “vida” e “maturidade” nos dão o direito, o privilégio e a posição para herdar as coisas do Pai.

- Em (Gálatas 4:6) lemos: “E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!”

- Portanto, Deus nos deu Seu Espírito de Vida, não porque guardamos a lei, mas porque somos Seus filhos.

- Pois, na verdade, a lei não pode conceder posição a um menor; só pode servir de tutor. Mas, o Espírito, ao contrário, dá vida, maturidade, posição e direito.

- Leiamos, também, (Romanos 8:14-16) “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”.

- Então, isso indica que o nosso espírito regenerado e o Espírito de Deus estão mesclados em um só .

- Obs.) A palavra “Aba” é um termo aramáico, e “Pai” é a tradução da palavra grega “páter”. Tal termo foi usado pela primeira vez pelo Senhor Jesus no Getsêmani, enquanto orava ao Pai (Marcos14:36).

- A combinação do termo hebráico com o grego expressa uma afeição mais forte ao clamar ao Pai. Tal clamor afetuoso implica uma relação íntima em vida entre um filho autêntico e seu pai. Em português seria “paizinho” ou “papaizinho”.

- Muito bem. Continuando, Paulo diz em (Gal.4:7) “De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus”.

- Então, aquele que foi eleito e predestinado para a filiação, isto é, para ser filho não é mais escravo das obras da lei, e sim um “filho em vida sob a graça” , um herdeiro de Deus, ou seja, um filho maduro com direito a receber todas as bênçãos do Pai.

- Portanto, agora, quem nos guarda, não é mais a lei! Quem nos guarda é o “Espírito Santo”. A tutela da lei foi substituída pelo Espírito de filiação.

- MAIS UMA VEZ, DAMOS GRAÇAS A DEUS PELO ESPÍRITO DE VIDA QUE NOS FOI CONCEDIDO POR INTERMÉDIO DE JESUS.

- GRAÇAS AO SENHOR JÁ NÃO ESTAMOS MAIS SOB A TUTELA DA LEI! MAS HOJE SOMOS FILHOS DO DEUS VIVO E, POR ISSO PODEMOS CLAMAR: “ABA PAI!”

- QUE O SENHOR CONTINUE A FALAR AO TEU ESPÍRITO!







Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
28 de agosto de 2013

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –




Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL